
Joaquim José Júdice dos Santos
Mar 28, 2019 | Chapters, Publications

Joaquim José Júdice dos Santos
- Elisabete Santos Pereira
- Dicionário Quem é Quem na Museologia Portuguesa
- Emília Ferreira, Joana d’Oliva Monteiro & Raquel Henriques da Silva (Coords.)
- 2019
- Lisbon: Instituto de História da Arte da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas/NOVA
- Language: Portuguese
- ISBN: 978‑989‑54405‑0‑4
- 268-270 p.
Excerpt:
Mexilhoeira da Carregação [Lagoa], 1821 – Mexilhoeira da Carregação [Lagoa], 1907
Nascido a 9 de outubro de 1821, na Mexilhoeira da Carregação (Vasconcelos, 1908, 37), no Algarve, Joaquim José Júdice dos Santos foi um colecionador particular de arqueologia e numismática. As suas coleções estiveram representadas, durante o século XIX, no Gabinete de Antiguidades da Biblioteca Nacional de Lisboa, no Museu Archeologico do Algarve e na Escola Politécnica de Lisboa. Atualmente podemos conhecer uma parte da sua coleção arqueológica através do Museu Nacional de Arqueologia, onde foram incorporados numerosos objectos que lhe pertenceram (Pereira, 2017).
About the book:
O Dicionário Quem é Quem na Museologia Portuguesa, acessível no site do Instituto de História de Arte da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (IHA—FCSH/NOVA), é um projeto em curso da linha de investigação Estudos de Museus. Como objetivo fundamental, propõe-se facultar uma visão abrangente, um conhecimento preciso e uma valorização atualizada das personalidades ligadas à museologia portuguesa, atuantes em diferentes tipologias científicas. Visa contribuir, também, para uma mais ampla compreensão da história dos museus e da museologia. Inscrita na tipologia de iha-seed-projects (micro-projetos), uma das linhas estruturais estratégicas do IHA—FCSH/NOVA, aposta nas virtualidades da publicação online em acesso aberto, potenciadora de uma proveitosa interação entre utilizadores e recursos, em permanente atualização. O primeiro volume do Dicionário é dedicado a personalidades da museologia portuguesa que desenvolveram a sua atividade entre o século XVIII e os anos 1960. Esta delimitação temporal é meramente operativa e conjuntural: entendeu-se que é necessária maior distância cronológica para se estudar o impacto das ações e das contribuições teóricas e profissionais dos biografados que estão ainda em atividade ou deixaram de estar em tempos muito recentes. No entanto, considera-se que a continuação do projeto permitirá agendar a sua indispensável atualização
Other Publications
Search
Events
março, 2025
Tipologia do Evento:
Todos
Todos
Colloquium
Conference
Conference
Congress
Course
Cycle
Debate
Exhibition
Launch
Lecture
Meeting
Movie session
Open calls
Opening
Other
Presentation
Round table
Seminar
Showcase
Symposium
Tour
Workshop
- Event Name
seg
ter
qua
qui
sex
sab
dom
-
-
-
-
-
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

Detalhes do Evento
Research seminar organised as part of the third edition of the Amílcar Cabral Prize, awarded to Chilean historian Ricardo Pérez Haristoy. El Archivo del Terror
Ver mais
Detalhes do Evento
Research seminar organised as part of the third edition of the Amílcar Cabral Prize, awarded to Chilean historian Ricardo Pérez Haristoy.
El Archivo del Terror y la Guerra Fría en el Cono Sur
O segundo evento promovido no âmbito do Prémio Amílcar Cabral, com Ricardo Pérez Haristoy, é um seminário de investigação dirigido, sobretudo, a estudantes de doutoramento — mas não só.
A sessão tem como objectivo observar, no contexto das dinâmicas de interacção histórica entre o Chile e o Paraguai, o contraste que o governo da Unidade Popular representou para o General Alfredo Stroessner, e como o golpe de estado no Chile constituiu um momento de fortalecimento da ligação entre as suas forças armadas que, posteriormente, desencadearam a Operação Condor.
Ricardo Pérez Haristoy doutorou-se em História na Pontifícia Universidade Católica do Chile. Actualmente, é investigador independente a realizar o projecto “Relações entre o Paraguai e o Chile (1973-1977): Fontes Diplomáticas e Paradiplomáticas” no Museu da Justiça, Centro de Documentação e Arquivo para a Defesa dos Direitos Humanos do Paraguai (financiado pelo CONACYT).
INSCRIÇÃO OBRIGATÓRIA através do email raquelribeiro@fcsh.unl.pt
O Prémio Amílcar Cabral é promovido pelo Instituto de História Contemporânea e pelo Padrão dos Descobrimentos / EGEAC.
Tempo
(Quinta-feira) 4:00 pm - 6:00 pm
Organizador
Institute of Contemporary History - NOVA FCSH and University of Évora, and Padrão dos Descobrimentos / EGEAC
News
TRANSMAT project ends with conference and exhibition
Mar 14, 2025
Conference and exhibition at the Santos Rocha Municipal Museum, Figueira da Foz
Ricardo Pérez Haristoy in Lisbon
Mar 13, 2025
The winner of the Amílcar Cabral Prize will be in Lisbon next week
Arturo Zoffmann goes on Erasmus to Istanbul
Feb 27, 2025
It’s not just students who “go on Erasmus”
CONTACTS
WORKING HOURS


