
Alterações Ambientais em Perspetiva Histórica
Jan 8, 2019 | Books, Publications

Alterações Ambientais em Perspetiva Histórica [Environmental Changes in a Historical Perspective]
- Ana Cristina Roque, Cristina Joanaz de Melo, Inês Amorim, Joana Gaspar de Freitas & Maria Manuel Torrão (Coords.)
- 2018
- Porto: CITCEM
- ISBN: 978-989-8970-08-4
- DOI: https://doi.org/10.21747/9789898970084/alte
- Languages: Portuguese / Spanish / English
- 225 p.
O dossier Alterações Ambientais em Perspetiva Histórica é o resultado do II Encontro da Rede Portuguesa de História do Ambiente — REPORT(H)A — que, sob o lema Desafios Ambientais Numa Perspetiva Histórica, foi organizado pelo Centro de História da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (CH-FLUL) e pelo Instituto de História Contemporânea da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (IHC-FCSH, UNL), em Lisboa, entre 4 e 6 de maio de 2017.
Respondendo ao desafio lançado, preenchendo elementos de transformação e ocupação espacial na estratigrafia do tempo, os estudos aqui reunidos oferecem um contributo relevante para, do ponto de vista histórico, fundamentar rumos para o planeamento ambiental futuro. Em termos globais, os artigos apresentam níveis de reflexão macro e micro, em contextos histórico-geográficos precisos, determinantes para uma abordagem da história ambiental que congrega e articula perspetivas pluridisciplinares sobre um objeto comum: os territórios em transformação.
Other Publications
Search
Events
abril, 2026
Tipologia do Evento:
Todos
Todos
Colloquium
Conference
Conference
Congress
Course
Cycle
Debate
Exhibition
Launch
Lecture
Meeting
Movie session
Open calls
Opening
Other
Presentation
Round table
Seminar
Showcase
Symposium
Tour
Workshop
- Event Name
seg
ter
qua
qui
sex
sab
dom
-
-
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30

Detalhes do Evento
First session of the 2026 edition of 'O Passado em Cena' [The Past on Stage] — discussions on approaches to the past and historical memory through cultural objects outside the
Ver mais
Detalhes do Evento
First session of the 2026 edition of ‘O Passado em Cena‘ [The Past on Stage] — discussions on approaches to the past and historical memory through cultural objects outside the academic sphere.
Torrente
Debate em torno da peça
Nesta sessão do ciclo O Passado em Cena discutiremos a peça Torrente, do Teatro do Vestido, em torno da memória do processo revolucionário de 1974-75, e em particular da intensa participação cívica desencadeada pelo 25 de Abril. Escrita e dirigida por Joana Craveiro, a peça servirá de pretexto para uma conversa entre a encenadora, os/as actores/as e historiadores/as sobre as múltiplas narrativas que, do teatro à historiografia, nos têm permitido reconsiderar a memória da Revolução.
A sessão insere-se nas actividades do projecto GRASSROOTS — Memória e Revolução. Um arquivo de história oral da militância de base no processo revolucionário de 1974-75 (2023.10625.25ABR)
Participantes: Joana Craveiro, Elisa Lopes da Silva, Felipe Brandi e Luís Trindade (IHC — NOVA FCSH / IN2PAST)
ENTRADA LIVRE
Tempo
(Domingo) 2:30 pm - 4:30 pm
Organizador
Institute of Contemporary History — NOVA School of Social Sciences and Humanitiescomunicacao.ihc@fcsh.unl.pt Avenida de Berna, 26C - 1069-061 Lisbon
News
Diogo Ramada Curto — In Memoriam
Apr 13, 2026
Statement of condolence from the IHC Board
Paula Albuquerque in exhibition in Amsterdam
Apr 10, 2026
The exhibition Eye(s) Open opened at the Eye Filmuseum
FILMASPORA team holds a workshop in Cape Verde
Apr 1, 2026
Members of the FILMASPORA project team were in Praia for the Project’s First Workshop on Radical Creative Writing
CONTACTS
WORKING HOURS





























































































































