António Paulo Duarte

História Política Comparada – Regimes, Transições, Colonialismo e Memória
Contacto:
APDaviDuarte@gmail.com
Biografia
Assessor e Investigador do quadro do Instituto da Defesa Nacional (IDN).
Doutor em História Institucional e Política Contemporânea pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade NOVA de Lisboa (2005).
Mestre em Estratégia pelo Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade Técnica de Lisboa (1997).
Licenciado em História pela Faculdade de Letras de Lisboa da Universidade de Lisboa (1990).
É igualmente Investigador Integrado do Instituto de História Contemporânea (IHC), da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova.
Coordenador do Projecto de Investigação “Pensar Estrategicamente Portugal: A Inserção Internacional das Pequenas e Médias Potências e a Primeira Guerra Mundial” (parceria IDN-IHC (FCSH/UNL)-ICS(UL), apoiado pela Comissão Coordenadora das Evocações do Centenário da 1ª Guerra Mundial do Ministério da Defesa Nacional, para o quinquénio de 2014-2018.
Escreveu, entre outros, o livro “A Política de Defesa Nacional 1919-1958” (ICS, 2010). Foi um dos Organizadores da “Antologia Grandes Estrategistas Portugueses” (Sílabo, 2007) e um dos Coordenadores da obra “Memória do Instituto da Defesa Nacional” (IDN, 2014). Coordenou, com outros elementos da Direcção-Geral de Educação o “Referencial de Educação para a Segurança, a Defesa e a Paz” (2014).
Tem publicado vários artigos e recensões em revistas especializadas, das quais se destacam entre outras Geopolítica, Revista Militar, Nação e Defesa, Limes, R:I (Relações Internacionais), e Revista Portuguesa de Ciência Política, ou em volumes colectivos.
Áreas de Investigação
- Polemologia
- Estratégia
- Guerras contemporâneas
- História política
Publicações destacadas
- Duarte, António Paulo, “Guerra total e abolição da guerra. Para uma genealogia do conceito de segurança,” in Pela Paz! For Peace! Pour la Paix! (1849–1939), editado por Maria Manuela Tavares Ribeiro, Maria Fernanda Rollo, Isabel Maria Freitas Valente e Alice Cunha, 71-89. Bruxelas: Peter Lang, 2014. [link]
- Duarte, António Paulo. “Estratégia: Origem e Fundament,” Nação e Defesa 136 (2013): 34-65. [resumo]
- Duarte, António Paulo. A Política de Defesa Nacional, 1919-1958. Lisboa: Imprensa de Ciências Sociais, 2010. [link]
- Duarte, António Paulo. O Equilíbrio Ibérico, História e Fundamentos (Séc. XII – XX). Lisboa: Edições Cosmos / Instituto de Defesa Nacional, 2003.
Projectos principais
- Coordenador do projecto “Pensar Estrategicamente Portugal: A Inserção Internacional das Pequenas e Médias Potências e a Primeira Guerra Mundial” — Promovido pelo Instituto da Defesa Nacional, em parceria com o IHC – NOVA FCSH e o Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa e apoiado pela Comissão Coordenadora das Evocações do Centenário da 1ª Guerra Mundial do Ministério da Defesa Nacional. 2014-2018
- Investigador no projecto “A Geopolítica do Gás e o Futuro da relação Euro-Russa” — Coordenado por Carla Fernandes (IPRI NOVA) e financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (PTDC/IVC-CPO/1295/2014). 2016-2018
Pesquisa
Agenda
março, 2021
Tipologia do Evento:
Todos
Todos
Apresentação
Ciclo
Colóquio
Conferência
Congresso
Curso
Debate
Encontro
Exposição
Inauguração
Jornadas
Lançamento
Mesa-redonda
Mostra
Open calls
Outros
Palestra
Roteiro
Seminário
Sessão de cinema
Simpósio
Workshop
- Event Name
seg
ter
qua
qui
sex
sab
dom
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

Detalhes do Evento
Curso livre sobre a história de Portugal, promovido pelo IHC, Público e Tinta da China, com coordenação científica de
Ver mais
Detalhes do Evento
Curso livre sobre a história de Portugal, promovido pelo IHC, Público e Tinta da China, com coordenação científica de Rui Tavares.
Portugal, uma Retrospectiva #20: 1290, O Nascimento da Universidade de Lisboa-Coimbra
Vigésima aula do curso, dedicada ao ano de 1290, que será conduzida por Giulia Rossi Vairo e Mário Farelo (IEM — NOVA FCSH).
Na segunda das nossas polifonias medievais, um colectivo de historiadores dedica-se a um ano de consolidação na história da Primeira Dinastia: Mário Farelo traçou-nos um quadro da vida na cidade de Lisboa, em particular na sua relação com a Universidade que viria a ser de Lisboa, primeiro, e de Coimbra, depois; Joana Ramôa Melo apresentou-nos à invulgar figura política da rainha Dona Beatriz; e finalmente, Giulia Rossi Vairo estudou a posteridade de Dom Dinis e da “Rainha Santa” Dona Isabel a partir da tentativa de estabelecimento de um Panteão Real em Odivelas.
Sobre o curso:
O curso é constituído por 25 aulas, de periodicidade semanal e via a plataforma Zoom, que têm como base cada um dos volumes da colecção homónima (Portugal, uma Retrospectiva) publicada pelo Público e a Tinta da China em 2019.
As aulas serão leccionadas pelos respectivos autores, nacionais e estrangeiros, incluindo diversos investigadores/as do IHC.
Cada aula online terá a seguinte estrutura:
– uma breve apresentação dos autores/as e de cada volume, por Rui Tavares;
– uma palestra sobre cada um dos anos-tema, pelos autores/as do volume;
– um período de debate, a partir de perguntas dos participantes, que terão lido os volumes previamente.
As histórias de Portugal têm sido todas contadas da mesma maneira: de trás para a frente, a partir de uma ideia de nacionalidade que se supõe mais ou menos fixa desde o século XII, e com o esforço e a imaginação do historiador completando as lacunas. Portugal: Uma Retrospectiva vira estes pressupostos às avessas. Em vez de tentar encontrar um início para a história, começamos a partir de onde estamos — no presente — e vamos procurar o que sabemos e ignoramos de nós num passado cada vez mais distante. Em cada sessão deste curso dedicamo-nos a um ano da história que hoje é de Portugal, encontrando a cada passo uma maneira diferente de olhar para essa história, os seus problemas diferentes e gentes diferentes. Em cada momento da história tentaremos refazer as nossas perguntas e as nossas respostas, a partir de fontes que conhecemos e do muito que sempre ignoramos.
Este curso destina-se a todos/as os interessados em História de Portugal, que procurem uma nova abordagem para adquirir conhecimento sobre o presente e o passado de Portugal seguindo uma ordem inversa dos acontecimentos.
Colaboram também o IFILNOVA e Departamento de História da Universidade de São Paulo.
O IHC emitirá um certificado de participação no final do curso.
Tempo
(Quarta-feira) 6:00 pm - 8:00 pm
Localização
Link a divulgar aos alunos e alunas
Organizador
Instituto de História Contemporânea — NOVA FCSH, Público e Tinta da China
Notícias
IHC integra novo Laboratório Associado IN2PAST
Fev 25, 2021
Foi aprovada a criação do criação do IN2PAST, Laboratório Associado para a Investigação e Inovação em Património, Artes, Sustentabilidade e Território.
Isabel Baltazar homenageada pela cidade de Tomar
Fev 22, 2021
Isabel Baltazar vai ser homenageada pela cidade de Tomar com a atribuição da Medalha de Honra do Município.
The Programming Historian disponível em português
Fev 1, 2021
Por iniciativa do Laboratório de Humanidades Digitais do IHC, foi lançada a versão em língua portuguesa do The Programming Historian.
CONTACTOS
HORÁRIO


