História Política

História Política – Regimes, Transições e Memória

Coordenação: Arturo Zoffmann

O Grupo de Investigação em História Política dedica-se ao estudo da política, privilegiando a análise de quatro contextos histórico e geográficos:

• A Revolução de Abril de 1974, dos seus antecedentes aos primeiros anos do actual regime democrático português;
  • As políticas coloniais, os movimentos nacionalistas anti-coloniais em África e o fim do Império Português;
  • Os fascismos europeus e o anti-fascismo, com maior incidência no estudo do Estado Novo português (1926-1974) e da Espanha franquista (1939-1976);
  • A emergência e crise do liberalismo e do republicanismo em Portugal, da Revolução Liberal de 1820 à Primeira República (1910-1926).

Investiga igualmente os processos de produção e disputa de memória relativos a acontecimentos como a Guerra Colonial, o Holocausto ou a Guerra Civil de Espanha. A questão dos usos políticos do passado é, ela própria, matéria de ensino pós-graduado, no quadro do mestrado Erasmus+ History in the Public Sphere, dirigido e participado por investigadores do grupo.

Já no âmbito da sua actividade extra-académica, o grupo tem contribuído de forma continuada e crítica para as políticas públicas de memória. Esta contribuição evidencia-se na relevância de investigadores/as do grupo nas actuais Comemorações Oficiais dos 50 Anos do 25 de Abril, no programa Nunca Esquecer ou, ainda, na implementação do Museu Nacional Resistência e Liberdade e, a nível municipal, do Museu do Aljube.

Investigadores/as Integrados Doutorados

Doutorandos/as

Outros investigadores/as

Investigadores/as colaboradores