João Miguel Almeida

História Política Comparada – Regimes, Transições, Colonialismo e Memória
Contacto:
joaoalmeida@fcsh.unl.pt
Biografia
João Miguel Almeida é investigador integrado e Bolseiro de Pós-Doutoramento da FCT no Instituto de História Contemporânea da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade NOVA de Lisboa. É também investigador do Centro de Estudos de História Religiosa (CEHR) da Universidade Católica Portuguesa.
Licenciou-se em História na NOVA FCSH, onde também concluiu um mestrado em História dos Séculos XIX e XX, variante do Século XX, com a dissertação ‘A Oposição Católica ao Estado Novo (1958-1974)’ (2001) e se doutorou (2013) com a tese ‘Católicos e Política na Crise do Liberalismo: o Percurso de António Lino Neto (1873-1934)’. Pela sua dissertação de mestrado ganhou uma menção honrosa da Fundação Mário Soares em 2001.
Publicou, em 2008, o livro ‘A Oposição Católica ao Estado Novo (1958-1974)’. Coordenou outros livros como ‘António Oliveira Salazar – Pedro Teotónio Pereira. Correspondência Política (1945-1968)’ (2008) e ‘Da Monarquia à República. Cartas Portuguesas de Romolo Murri’ (2010). Coordenou, juntamente com António Matos Ferreira, ‘António Lino Neto, Intervenções Parlamentares 1918-1926’ (2009), ‘Religião e Cidadania: Protagonistas, Motivações e Dinâmicas Sociais no Contexto Ibérico’ (2011). De entre os artigos publicados, destaca-se «Progressive Catholicism in Portugal: Considerations on Political Activism (1958-1974)» in Histoire@Politique, n.º 30, septembre-décembre 2016.
Áreas de Investigação
- História da Igreja Católica
- História do Estado Novo
- História do colonialismo português
- História da I República
Publicações destacadas
- Almeida, João Miguel. “El activismo católico portugués y las vías políticas para la trausformación social ( 1884-1926),” in De la Historia Eclesiástica a la Historia Religiosa. Estudios en homenaje al profesor Feliciano Montero García, editado por Julio de la Cueva Merino, Miguel Ángel Dionisio Vivas, Luis Carlos Gutiérrez Martínez-Conde, Enrique Orsi Portalo, Marisa Tezanos Gandarillas e José Leonardo Ruiz Sánchez, 139-152. Alcalá de Henares: Universidad de Alcalá, 2018. [link]
- Carvalho, Rita Almeida de & João Miguel Almeida. “La stampa cattolica portoghese tra adattamento e resistenze alla laicità (1976-1998),” in La laicità dei cattolici. Francia, Spagna e Portogallo sul declinare del XX secolo, editado por Ilaria Biagioli e Alfonso Botti, 267-309. Roma: Viella. [link]
- Almeida, João Miguel. “Progressive Catholicism in Portugal: Considerations on Political Activism (1958-1974),” Histoire@Politique 30 (2016): 1-15 (em linha). [PDF]
- Almeida, João Miguel. “Tecnocracia y tecnocatólicos en el Estado Novo portugués,” in La tecnocracia hispánica. Ideas y proyecto político en Europa y América, coordenado por Antonio Cañellas Mas, 81-103. Gijón: Ediciones Trea, 2016. [link]
Projectos principais
- Membro do projecto “Os católicos portugueses na política do século XX – a reflexão e intervenção de duas gerações: António Lino Neto e Francisco Lino Neto” — Coordenado por António Matos Ferreira (Centro de Estudos de História Religiosa – Universidade Católica Portuguesa) e financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia. [PTDC/HAH/66756/2006]
- Colaborador no projecto “Salazar e os seus interlocutores” — Coordenado por Fernando Rosas e financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia. [POCTI/HAR/45734/2002]
- Colaborador no projecto “Chiesa, cultura e movimenti cattolici di fronte alle sfide della laicità. Un approccio comparato: Francia, Spagna e Portogallo dalla metà degli anni Settanta al declinare degli anni Novanta del XX secolo” — Coordenado por Alfonso Botti (Università degli Studi di Modena e Reggio Emilia) e financiado pelo Ministero dell’Istruzione, dell’Universitá e della Ricerca (Itália). 2012-2013
- Colaborador no projecto editorial “Os Presidentes do Parlamento Português (1822-2012)” — Coordenado por Fernando Rosas e Maria da Conceição Meireles e financiado pela Assembleia da República.
Pesquisa
Agenda
fevereiro, 2023
Tipologia do Evento:
Todos
Todos
Apresentação
Ciclo
Colóquio
Conferência
Congresso
Curso
Debate
Encontro
Exposição
Inauguração
Jornadas
Lançamento
Mesa-redonda
Mostra
Open calls
Outros
Palestra
Roteiro
Seminário
Sessão de cinema
Simpósio
Workshop
- Event Name
seg
ter
qua
qui
sex
sab
dom
-
-
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28

Detalhes do Evento
Simpósio sobre os contextos, as causas e as consequências sociais, económicas e ecológicas da seca e da fome na antiga África colonial portuguesa. Seca, Fome e Colonialismo Português em
Ver mais
Detalhes do Evento
Simpósio sobre os contextos, as causas e as consequências sociais, económicas e ecológicas da seca e da fome na antiga África colonial portuguesa.
Seca, Fome e Colonialismo Português em África
História e Memória (séculos XIX-XXI)
Temos o prazer de anunciar o simpósio internacional Seca, Fome e Colonialismo Português em África – História e Memória, organizado pelo Instituto de História Contemporânea (NOVA FCSH), o Centro Interuniversitário de História das Ciências e da Tecnologia (NOVA FCT), o Instituto de Ciências Sociais (UL) e o Global Health and Tropical Medicine (NOVA IHMT), e que terá lugar na Biblioteca Nacional, em Lisboa, nos dias 2 e 3 de Fevereiro de 2023.
Nas últimas décadas a investigação académica tem mostrado a forma como o continente africano é particularmente vulnerável à seca e à fome, e como a aridez dos solos e a pluviosidade irregular, combinadas entre si, têm tido consequências dramáticas para as populações humanas e animais e para as ecologias locais. Tem também sido demonstrado o impacto das políticas (pós-) coloniais entre os séculos XIX e XXI sobre as populações africanas e sobre as suas respostas aos fenómenos da seca e da fome, mas também destacada a forma como diferentes disciplinas científicas procuraram lidar com os diferentes desafios colocados pelas ecologias africanas. Nem todas as regiões e períodos históricos têm, no entanto, recebido a mesma atenção, continuando a existir uma lacuna significativa no que toca à compreensão da relação complexa entre seca, fome e colonialismo português em África.
Este simpósio tem como objectivo juntar estudantes de pós-graduação e investigadores de diferentes disciplinas para discutir os contextos, as causas e as consequências sociais, económicas e ecológicas da seca e da fome na antiga África colonial portuguesa. Outro dos seus objectivos consiste em promover o debate sobre as respostas que as populações e os governos deram à seca e à fome, dialogando com a investigação de relevo nas áreas da história ambiental, história do clima, história social, história imperial, história da ciência, história da saúde e história das migrações. Pretende-se aprofundar o conhecimento sobre a seca e a fome nestes territórios nos séculos XIX e XX, tanto através de estudos sobre contextos mais circunscritos, como através de abordagens à escala regional ou de natureza comparativa. Reconhecendo a importância de compreender em especial a forma como as fomes foram vividas e são lembradas nos países de língua oficial portuguesa no período pós-independência, este simpósio procura ainda discutir a questão da memória e das experiências vividas e transmitidas de indivíduos e comunidades confrontados com perdas de vida muito significativas, dificuldades extremas e traumas.
>> 📎 Programa do simpósio (PDF)
Chamada para comunicações
Os organizadores do simpósio convidam à apresentação de propostas centradas nos territórios da antiga África colonial portuguesa que abordem os seguintes tópicos, embora não estejam limitadas por eles:
• Fontes para a história da seca e de eventos climáticos relacionados com a seca;
• Concepções e conhecimento local sobre seca e fome;
• Estratégias agrícolas, sociais e económicas locais para lidar com a seca e a fome;
• História dos sistemas alimentares, da segurança alimentar e de culturas e práticas utilizadas para prevenir a fome;
• Respostas coloniais à seca e à fome e o seu impacto sobre as populações afectadas;
• Consequências demográficas, sociais e económicas da seca e da fome no período colonial e pós-colonial;
• Seca, fome, migrações humanas e populações deslocadas;
• Saúde pública, nutrição, seca e fome;
• Legados das respostas coloniais à seca e à fome na África pós-colonial;
• Respostas pós-coloniais à seca e à fome e os seus impactos;
• Memória da seca e da fome na África colonial e pós-colonial;
• Silêncios e lacunas na historiografia da seca e da fome nas antigas colónias portuguesas em África.
São bem-vindas as perspectivas da história ambiental, da história imperial, da história da ciência e da história da saúde, mas também da antropologia, dos estudos sobre migrações e dos estudos pós-coloniais. Encorajamos em especial a participação de estudantes de pós-graduação e de investigadores oriundos de países de língua oficial portuguesa.
Línguas oficias do simpósio: Português e Inglês
A participação no simpósio é gratuita.
Caso estejam em vigor restrições que impeçam a realização do simpósio em formato presencial, este terá lugar em formato híbrido ou virtual.
Submissão de propostas
As propostas, em língua portuguesa ou inglesa, devem ser enviadas para droughtandfaminesymposium2023@gmail.com até 16 de Maio de 2022 e devem incluir:
Nome(s);
Contacto(s) de email;
Afiliação institucional;
Uma curta biografia do(s) autor(es) (máx. 100 palavras);
Título da comunicação;
Resumo (máx. 300 palavras).
Deste Simpósio resultará a publicação de um livro com algumas das comunicações aí apresentadas.
Datas importantes
16 de Maio de 2022: Prazo para entrega das propostas;
30 de Junho de 2022: Data de notificação dos autores;
15 de Julho de 2022: Divulgação do programa provisório do simpósio.
Organizadores/as
Pedro Aires Oliveira (IHC — NOVA FCSH / IN2PAST)
Cláudia Castelo (ICS — ULisboa)
Bárbara Direito (CIUHCT — NOVA FCT)
Philip J. Havik (GHTM — NOVA IHMT)
Todas as questões relacionadas com o simpósio devem ser endereçadas aos organizadores através do seguinte email: droughtandfaminesymposium2023@gmail.com
>> Descarregar a chamada para comunicações (PDF) <<
Tempo
2 (Quinta-feira) 9:00 am - 3 (Sexta-feira) 4:00 pm
Organizador
Várias instituições
Notícias
Victor Pereira recebe Prémio Aristides de Sousa Mendes
Dez 8, 2022
Victor Pereira foi um dos premiados com o Prémio Aristides de Sousa Mendes 2022.
IHC Contribui para Memória da Diplomacia Portuguesa
Dez 5, 2022
Foi publicado o website do projecto Memória Oral da Diplomacia Portuguesa.
Fernando Ampudia de Haro — In Memoriam
Dez 3, 2022
Nota de pesar da Direcção do IHC pelo falecimento de Fernando Ampudia de Haro.
CONTACTOS
HORÁRIO


