Filipa Sousa Lopes

História Política Comparada – Regimes, Transições, Colonialismo e Memória
Contacto:
filipasousalopes@hotmail.com
Biografia
Docente de História do Ensino Básico e Secundário. Doutorada em História, na Faculdade de Letras da Universidade do Porto, com a tese “As vozes da oposição ao Estado Novo e a questão de Goa (1950-1961)”. Mestre em História das Instituições e Cultura Moderna e Contemporânea, pela Universidade do Minho, com a dissertação “A Oposição à Ditadura no concelho de Vila Nova de Famalicão”. Desenvolve pesquisas na área do Estado Novo, oposições bem como descolonização e lutas de libertação.
Áreas de Investigação
- Estado Novo
- Oposição
- Descolonização
Publicações destacadas
- Lopes,Filipa Sousa, “O silenciar da oposição ao Estado Novo na questão de Goa (1954),” in Violência política no século XX: Um balanço [Documento electrónico], coordenado por Ana Sofia Ferreira, João Madeira e Pau Casanellas, 287-297. Lisboa: Instituto de História Contemporânea, 2017. [PDF]
- Lopes, Filipa Sousa, “A Questão de Goa através da Imprensa: A Visão da Oposição (1950-1961),” in Encontro Europa-Oriente, Oriente-Europa. Perspectivas Coloniais dos Séculos XIX e XX, coordenado por Maria Fernanda Rollo, Célia Reis e Adolfo Cueto Rodríguez, 103-122. Lisboa: Instituto de História Contemporânea, 2014. [PDF]
- Lopes, Filipa Sousa. “Ser Eleitor (de 1910-1974),” Boletim Cultural de Vila Nova de Famalicão 5 III Série (2010): 309-318. [PDF]
- Lopes, Filipa Sousa. Momentos da Oposição em Famalicão, 1959-1973( II Parte). Vila Nova de Gaia: Editora Ausência, 2009.
- Lopes, Filipa Sousa. Momentos da Oposição em Famalicão (1945-1958). Vila Nova de Gaia: Editora 7 Dias 6 Noites, 2004.
Projectos principais
—
Pesquisa
Agenda
junho, 2025
Tipologia do Evento:
Todos
Todos
Apresentação
Ciclo
Colóquio
Conferência
Congresso
Curso
Debate
Encontro
Exposição
Inauguração
Jornadas
Lançamento
Mesa-redonda
Mostra
Open calls
Outros
Palestra
Roteiro
Seminário
Sessão de cinema
Simpósio
Workshop
- Event Name
seg
ter
qua
qui
sex
sab
dom
-
-
-
-
-
-
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30

Detalhes do Evento
O primeiro livro de Elisa Lopes da Silva vai ser lançado na Feira do Livro de Lisboa, com apresentação de Fernando Rosas
Ver mais
Detalhes do Evento
O primeiro livro de Elisa Lopes da Silva vai ser lançado na Feira do Livro de Lisboa, com apresentação de Fernando Rosas e Cláudia Castelo.
Colonizar a Metrópole.
Estado, Ciência e Técnicas de Colonização Interna Durante o Estado Novo
A colonização interna foi uma imaginação recorrente no Portugal moderno. Colonizar os baldios de Trás-os-Montes ou os «incultos» dos latifúndios alentejanos foi uma preocupação de diversos intelectuais, políticos e engenheiros desde Oliveira Martins até aos anos 1960. Durante o Estado Novo, a expropriação dos latifúndios do Sul esteve no centro de intensos debates políticos, que equacionavam as vantagens de dividir por pequenos proprietários um Alentejo regado por novas barragens. Entretanto, a Junta de Colonização Interna (1936-1975) foi promovendo uma ordem rural através da multiplicação de explorações agrícolas familiares. Um dos resultados maiores destas iniciativas de ocupação agrícola do solo e povoamento rural foi a construção de sete colónias agrícolas, utopias rurais criadas através de saberes e técnicas científicas.
Este livro observa de forma caleidoscópica o fenómeno colonizador, nas suas articulações entre o reformismo agrário, o nacionalismo económico, a política hidráulica, o desemprego rural e o desenvolvimentismo do pós-Segunda Guerra Mundial. A partir de um conjunto alargado de fontes legislativas, administrativas, científicas e historiográficas, analisadas através de uma abordagem foucaultiana das relações de poder, a autora problematiza de que forma a colonização interna foi uma tecnologia de governo da população e de fabricação do território produtivo.
Mais informações sobre o livro
Tempo
(Sexta-feira) 6:00 pm - 7:30 pm
Organizador
Imprensa de Ciências Sociais e Feira do Livro de Lisboa
Notícias
VINCULUM é reconhecido com Prémio da UE para a Ciência Cidadã
Jun 20, 2025
A candidatura do VINCULUM recebeu uma Menção Honrosa do Prémio da União Europeia para a Ciência Cidadã 2025
Obra IHC-APIGRAF recebe prémio de design editorial
Jun 16, 2025
A obra sobre a história da indústria gráfica nacional foi galardoada com o prémio de Ouro na categoria Design Editorial — Livro.
Quintino Lopes é um dos vencedores do Prémio A. H. de Oliveira Marques
Jun 12, 2025
O artigo de Quintino Lopes, Francisco de Lacerda e Ana Simões, foi o vencedor da edição 2025.