Constantino Piçarra
História Política — Regimes, Transições e Memória
Contacto:
constantino.p@sapo.pt
Biografia
Gestor e técnico superior na empresa Dialogoriginal, Bibliotecas, Museus e Arquivos, Lda., qualidade em que se encontra a proceder à reestruturação do projecto museológico do Museu da Ruralidade do município de Castro Verde e à coordenação do trabalho de inventariação e catalogação do arquivo do Grémio da Lavoura deste concelho. É investigador integrado do Instituto de História Contemporânea da NOVA FCSH.
Licenciado em História pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (1983), com o Curso de Especialização em Ciências Documentais pela mesma Faculdade (1996) e o Diploma Universitário de Especialização em Ciências da Educação (DUECE), na área da “Avaliação em Educação”, pela Faculdade de Psicologia e Ciências de Educação da Universidade de Lisboa. Possui o estágio pedagógico para o exercício da profissão docente pela Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Beja (biénio de 1986/88), é mestre em História dos séculos XIX – XX – século XX (2000) pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade NOVA de Lisboa e doutorando em História Contemporânea na mesma Faculdade, com uma tese, em fase de conclusão, sobre a revolução e a contra revolução nos campos de Portugal em 1975 – 1977.
Os seus interesses de investigação centram-se na questão agrária do século XX português, nas lutas sociais nos campos no mesmo período e no processo revolucionário decorrente do 25 de Abril de 1974.
Áreas de Investigação
- A questão agrária (século XX)
- Os conflitos sociais nos campos (século XX)
- As oposições ao Estado Novo
- O processo revolucionário português e a democracia decorrentes do 25 de Abril de 1974
Publicações destacadas
- Piçarra, Constantino. “O impacto político, económico e social da reforma agraria nos campos do Sul de Portugal, 1975-1977,” Investigaciones Históricas 40 (2020): 57-84. [link]🔓
- Louçã, António, Constantino Piçarra, Fernando Rosas, Francisco Louçã, José Manuel Lopes Cordeiro, Miguel Pérez Suárez, Rui Bebiano & Thaiz Senna. A Revolução Russa – 100 Anos Depois. Lisboa: Parsifal, 2017. [link]
- Piçarra, Constantino. As Ocupações de Terras no Distrito de Beja, 1974 – 1975. Coimbra: Almedina, 2008. [link]
- Piçarra, Constantino, “O Movimento Social dos Assalariados Agrícolas do Distrito de Beja,” in Uma Revolução na Revolução: Reforma Agrária no Sul de Portugal, dirigido por António Murteira. Porto: Campo das Letras, 2014.
Projectos principais
- Inventariação e catalogação do Grémio da Lavoura de Castro Verde. Coordenação: Dialogoriginal, Bibliotecas, Museus e Arquivos, Lda — Financiado pelo Município de Castro Verde.
Pesquisa
Agenda
setembro, 2024
Tipologia do Evento:
Todos
Todos
Apresentação
Ciclo
Colóquio
Conferência
Congresso
Curso
Debate
Encontro
Exposição
Inauguração
Jornadas
Lançamento
Mesa-redonda
Mostra
Open calls
Outros
Palestra
Roteiro
Seminário
Sessão de cinema
Simpósio
Workshop
- Event Name
seg
ter
qua
qui
sex
sab
dom
-
-
-
-
-
-
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
Detalhes do Evento
Os dois livros dedicados a Amílcar Cabral vão ser apresentados em Lisboa, por Manuela Ribeiro Sanches e Raquel Ribeiro, no
Ver mais
Detalhes do Evento
Os dois livros dedicados a Amílcar Cabral vão ser apresentados em Lisboa, por Manuela Ribeiro Sanches e Raquel Ribeiro, no Centro Cultural Cabo Verde.
Cabral Ka Mori
Cabral Ka Mori, da autoria de José Neves e Leonor Pires Martins, reflecte a exposição que esteve patente no Palácio Baldaya, guiando o leitor por 50 objectos reveladores de momentos e lugares da vida de Amílcar Cabral. Além de abordar a sua trajectória, estas peças evocam também as percepções e experiências daqueles que o conheceram, observaram, admiraram, retrataram ou celebraram. Será apresentado pelos autores.
Mais informações sobre o livro
O Mundo de Amílcar Cabral
O Mundo de Amílcar Cabral, organizado por José Neves, Rui Lopes e Víctor Barros, reúne estudos de especialistas e testemunhos de contemporâneos de Cabral, convidando o leitor a explorar a história e a actualidade de países tão diversos como Cuba, França, Suécia e Argélia, entre outros que se cruzaram com a trajectória deste político. É um importante contributo para a compreensão da queda do Império Português e da viragem pós-colonial no mundo contemporâneo.
Mais informações sobre o livro
Integrado nas comemorações do Centenário do nascimento de Amílcar Cabral, ambas as obras serão apresentadas no dia 14 de Setembro, às 16h30, no Centro Cultural de Cabo Verde, em Lisboa. Com a presença da comissária dos 50 Anos 25 de Abril, Maria Inácia Rezola.
Tempo
(Sábado) 4:30 pm - 6:30 pm
Organizador
Várias instituições
Notícias
Centenário de Amílcar Cabral e o IHC
Set 11, 2024
O IHC tem-se destacado na investigação acerca de Amílcar Cabral
“Habitar Siza” culmina com exposição na Trienal de Arquitectura de Lisboa
Set 9, 2024
A exposição “Habitar Siza: a arquitectura por quem lá mora” é inaugurada a 10 de Setembro
ERC financia projecto de Arturo Zoffmann sobre o impacto dos estados de excepção
Set 5, 2024
Arturo Zoffmann Rodriguez recebeu uma Starting Grant do European Research Council