
A Paisagem Como Problema (Volumes I-V)
Set 28, 2018 | Livros, Livros IHC, Publicações

A Paisagem Como Problema: Conhecer para Proteger, Gerir e Ordenar (Volumes I-V)
- Pedro Fidalgo (Coord.)
- 2017
- Lisboa: Instituto de História Contemporânea
- ISBN: 978-989-98388-7-1
- Idioma: Vários
- 356 pp. (Vol. I), 323 pp. (Vol. II), 353 pp. (Vol. III), 328 pp. (Vol. IV), 417 pp. (Vol. V)
Introdução:
A Paisagem apresenta-se como o cenário que herdámos, onde vivemos, e donde retiramos os recursos com que subsistimos enquanto civilização e espécie. O resultado da nossa atuação sobre este património será a herança que iremos deixar aos nossos descendentes.
No início do terceiro milénio, e numa sociedade submetida a mudanças culturais que decorrem a velocidades muito superiores às que o tempo de perceção, meditação, e experimentação necessitam, o interesse pela Paisagem tem ganho uma importância crescente que transforma a disciplina numa plataforma de investigação onde os vários ramos do conhecimento se cruzam.
É neste âmbito que o Instituto de História Contemporânea da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa realizou em Sintra, no Centro Cultural Olga Cadaval, durante os dias 5 e 6 de Abril 2018, o 1o Congresso Ibero Americano em Estudos de Paisagem – https://cibam2018.wordpress.com .
Neste encontro refletimos sobre as diferentes relações do Homem com a Paisagem, recorrendo à experiência de académicos e técnicos que têm trabalhado sobre diferentes campos da temática, estabelecendo um fórum de discussão focalizado nas diferentes metodologias utilizadas.
Os diferentes contributos escritos que resultaram da realização deste congresso são agora reunidos e apresentados neste e-book, de modo a potenciar a sua divulgação, leitura e referenciação.
Na organização desta publicação foram tidos em consideração alguns aspetos que referenciamos seguidamente.
Os diferentes contributos foram repartidos em dois tipos distintos de documentos: um formado por pequenos artigos, redigidos por autores convidados, e publicados no final das newsletter que periodicamente foram publicitando os aspetos mais relevantes associados à realização do colóquio, e outro, formado por textos maiores que serviram de suporte às comunicações apresentadas durante o encontro. Para diferenciar os dois tipos de documentos, considerou-se anteceder a apresentação dos primeiros com uma capa, sobre a qual foi disposta a palavra “post-it”, expressão associada à sua curta dimensão e caracter sintético.
Entre os diferentes contributos encontram-se textos redigidos em português, castelhano e inglês. Para a sua apresentação considerou-se que se deveriam manter as línguas originais de redação. No caso dos artigos resultantes de comunicações, escritos em português ou castelhano, a sua transcrição é antecedida de um resumo na língua em que foram redigidos e 5 palavras chave associadas, sendo este conjunto de elementos apresentado também, e seguidamente, em língua inglesa. Nos casos em que o artigo foi redigido em inglês considerou-se que este deveria ter o resumo e palavras chave nessa língua, e que a segunda língua de divulgação deveria de ser o português, tendo em consideração que essa é a língua de uso corrente do país que organizou o evento.
A ordem de apresentação dos textos seguiu a sequenciação alfabética dada pelo nome do primeiro subscritor de cada artigo.
O conteúdo dos textos e imagens dos diferentes artigos são da responsabilidade dos respetivos autores.
A coordenação procedeu à uniformização da formatação e apresentação gráfica dos diferentes trabalhos, de modo a obter uma coerência visual dos conteúdos.
No final de cada volume apresentam-se os resumos curriculares dos respetivos autores.
Como resultado, este trabalho reúne uma súmula de 88 artigos, contributo dado por 142 autores, que se desenvolve ao longo de quase 1800 páginas, repartidas por 5 volumes.
Termino com um agradecimento expressivo a todos os investigadores que contribuíram com o seu trabalho para esta publicação.
Outras Publicações
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maio, 2022
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Ciclo onde se vão debater questões centradas nas materialidades dos conflitos, nas memórias traumáticas e nos processos de resistência do século XX. Duos Arqueológicos: Memórias, Conflitos, Resistências Há
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Ciclo onde se vão debater questões centradas nas materialidades dos conflitos, nas memórias traumáticas e nos processos de resistência do século XX.
Duos Arqueológicos:
Memórias, Conflitos, Resistências
Há umas décadas, começou a falar-se da viragem linguística na História. Agora, também se começa a falar numa certa viragem material na prática historiográfica. Após anos de uma certa incompreensão académica entre a História e a Arqueologia, este recente interesse pelas materialidades do passado abre novas linhas de investigação. O IHC foi pioneiro neste sentido e contribuiu para o desenvolvimento da Arqueologia Contemporânea na Península Ibérica. Sim, há arqueólogos e arqueólogas que trabalham sobre o nosso passado mais recente entre as paredes do antigo quartel de Campolide.
Numa iniciativa da Linha Temática Usos do Passado: Memória e Património Cultural e do Grupo de Investigação Economia e Sociedade, queremos fazer chegar à comunidade académica e ao público os resultados de projectos internacionais em curso, desenvolvidos no âmbito da Arqueologia Contemporânea.
Uma vez por mês, vamos reunir dois arqueólogos/as para apresentarem as suas investigações e debaterem questões centradas nas materialidades dos conflitos, nas memórias traumáticas e nos processos de resistência do século XX.
Queremos deixar de ser zoombies e estes duos arqueológicos, salvo que a situação pandémica o impeça, vão-se realizar em formato presencial. Estão confirmados os seguintes duos:
23 e 24 de Março:
Xurxo Ayán (IHC — NOVA FCSH / IN2PAST) e Luis Antonio Ruiz Casero (Universidad Complutense de Madrid) apresentam os resultados do projecto arqueológico do Vale dos Caídos (Cuelgamuros, Madrid, Espanha), o maior monumento fascista que resta na Europa.
27 e 28 de Abril:
Rebeca Blanco (Lab2PT — Universidade do Minho / IN2PAST) e Xurxo Ayán (IHC — NOVA FCSH / IN2PAST) vão analisar os processos de construção material da fronteira luso-espanhola nas épocas moderna e contemporânea.
Márcia Hattóri (INCIPIT — CSIC) e Carlos Marín (Universidad de la República de Uruguay) vão-nos falar das práticas repressivas das ditaduras latino-americanas através do registo arqueológico e da antropologia forense.
25 e 26 de Maio:
Juan Pablo López García (TERRA LEVIS) e Carlos Tejerizo García (Università degli studi di Genova) vão apresentar a arqueologia comunitária e do passado recente como ferramenta contra o despovoamento no mundo rural.
Xabier Herrero Acosta (Universidad del País Vasco/Euskal Herriko Univertsitatea) e Xurxo Ayán (IHC — NOVA FCSH / IN2PAST) falarão da intervenção portuguesa no Exército Popular da República e dos restos materiais ligados aos combatentes portugueses.
Junho (a confirmar)
Tempo
(Quarta-feira) 2:00 pm - 5:30 pm
Localização
NOVA FCSH, Colégio Almada Negreiros, Sala 209
Campus de Campolide da NOVA — 1099-085 Lisboa
Organizador
Instituto de História Contemporânea — Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade NOVA de Lisboacomunicacao.ihc@fcsh.unl.pt Avenida de Berna, 26C — 1069-061 Lisboa

Detalhes do Evento
[Adiada para data a anunciar] Oitava sessão do ciclo de conferências que cruza a Ciência e Tecnologia com as Artes e Letras. Com Cármen Almeida. Quando a
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[Adiada para data a anunciar] Oitava sessão do ciclo de conferências que cruza a Ciência e Tecnologia com as Artes e Letras. Com Cármen Almeida.
Quando a arte e a fotografia se encontram…
Ciclo internacional de conferências “Quando a Ciência e a Tecnologia se Cruzam com as Artes e as Letras”
Desde o momento da sua aparição, em 1839 (daguerreotipia e calotipia), a fotografia e a arte entabularam uma relação simbiótica que foi muito para além de uma mútua influência, que nem sempre foi tranquila e fluida. Durante os primeiros decénios após ao seu registo, discutiu-se o papel e o alcance do novo modo de expressão, ocultando-se, por outra parte, a sua influência como fonte de inspiração para a obra pictórica e tiveram que surgir bastante polémicas antes que a fotografia adquirisse o reconhecimento que no campo das artes gozou a partir do séc. XX.
Encarada, inicialmente, como um instrumento registador e anotador, como auxiliar da investigação científica, a fotografia demorou longos anos até se libertar da sua empobrecedora imagem de fidelidade à reprodução exacta da natureza. Num manifesto datado de 1862, assinado por artistas como Ingres, Troyon, Flandrin, Puvis de Chavannes, foi contestada a extensão da lei sobre a propriedade artística aos produtos fotográficos, uma vez que consideravam que a fotografia se resumia a uma série de operações totalmente manuais […], pelo que as provas resultantes não podiam em circunstância alguma ser assimiladas às obras, fruto da inteligência e do estudo da arte. Faltava à fotografia, o sopro da inspiração e o fogo do pensamento, segundo estes críticos. Todavia, a par deste discurso realista imputado à fotografia, havia fotógrafos que exploravam as possibilidades plásticas do meio e nas décadas seguintes os chamados fotógrafos pictóricos utilizaram um estilo quase uniforme, alterando de tal forma a imagem fotográfica a ponto de torná-la semelhante a um quadro.
Se a fotografia chegou a perder de vista o léxico que lhe era próprio na tentativa de ser aceita como arte, as suas relações com esta podem ser investigadas numa outra direcção, proporcionalmente inversa. Trata-se, nessa outra vertente, de determinar como a arte se serviu da fotografia para além de sua função documentária, como refletiu a respeito dela.
Neste campo, mais do que qualquer outro artista do século XIX, Degas compreendeu a nova visão proporcionada pela fotografia e dela se aproximou, dando vida a composições descentralizadas, introduzindo uma nova perspectiva. No início do sec. XX, a fotografia pictórica deu lugar à fotografia moderna, através da obra de Alfred Stieglitz, fundador da Photo Secession, voltada para o progresso da imagem técnica enquanto expressão artística dotada de especificidade e de autenticidade próprias.
Sobre a oradora:
Cármen Almeida é doutorada em História e Filosofia da Ciência e Mestre em Museologia pela Universidade de Évora. Investigadora associada do CHEFCi / Universidade de Évora – Instituto de História Contemporânea. Foi Coordenadora do Arquivo Fotográfico da Câmara Municipal de Évora. Trabalhos Publicados:
Aparição – Vergílio Ferreira – A Obra e o Autor em Évora (1999);
José Pedro Braga Passaporte e António Passaporte, dois fotógrafos de Évora (1999);
Riscos de um Século, Memórias da Evolução Urbana de Évora (2000);
Objectos Melancólicos, Évora, Fotografia, Património e Memória (2005)
“Évora e a História da Fotografia” em Évora Desaparecida, Fotografia e Património (2006);
“António Passaporte (Loty), Um fotógrafo ibérico”, em Num dia…, Muitos dias… 2011, IPT/CMT, Tomar.
Tempo
(Quarta-feira) 6:00 pm - 7:30 pm
Localização
Link dedicado na plataforma Zoom
Organizador
Instituto de História Contemporânea — Universidade de Évora e Centro de História de Arte e Investigação Artística — Universidade de Évora
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