Paula Albuquerque expõe em Amesterdão
Abr 10, 2026 | Notícias

A exposição Eye(s) Open. New Perspectives on Colonial Film Heritage, que inclui uma obra de Paula Albuquerque, inaugurou no Eye Filmuseum, em Amesterdão, no dia 3 de Abril e pode ser visitada até 6 de Setembro deste ano.
Paula Albuquerque participa com a instalação Becoming Opaque, que o de Volkskrant classifica como uma das obras mais marcantes da exposição e onde a investigadora do IHC “lança incessantemente fluxos de pixels multicoloridos sobre as práticas de Julien, uma onda digital que arranca os participantes das suas mãos e os oculta da vista”.
Na mostra, “onze artistas reagem à coleção do Eye, composta por cerca de 2000 filmes da era colonial provenientes de regiões anteriormente ocupadas na Indonésia e no Suriname”, levando quem visita a “olhar diretamente nos olhos dos preconceitos racistas presentes nos filmes”, com um resultado “tão doloroso quanto impressionante”, segundo o de Volkskrant.
Outras notícias
-
A exposição "Ceci n’est Pas Francisco" está patente no MNAC e vai-se estender ao CCCV -
O "Tombo I da Igreja de Machico" vai ser o mote para uma série de eventos culturais -
É um dos curadores da exposição “Olhares Críticos no Arquivo Colonial – Sombras e Memórias”
Pesquisa
Oportunidades
Contratos de Pós-Doutoramento Marie Skłodowska-Curie
Prazo (IHC): 1 Junho 2026
Notícias
Marta Pinto Machado em dose dupla em Lisboa: MNAC e CCCV
Mai 14, 2026
A exposição “Ceci n’est Pas Francisco” está patente no MNAC e vai-se estender ao CCCV
Ainda há VINCULUM na Madeira
Mai 12, 2026
O “Tombo I da Igreja de Machico” vai ser o mote para uma série de eventos culturais
Nuno Silas expõe no MUHNAC
Abr 29, 2026
É um dos curadores da exposição “Olhares Críticos no Arquivo Colonial – Sombras e Memórias”