Paula Albuquerque

Cultura — Poder, Mediações e Artes
Contacto:
paalbuquerque@fcsh.unl.pt
Biografia
Paula Albuquerque é uma investigadora artística que vive entre Lisboa e Amesterdão e trabalha na área de found footage e da vigilância, incluindo a realização de filmes e instalações com filmes de arquivo e imagens produzidas por VANT armados, CCTV e tecnologias Deepfake. Albuquerque combina as suas próprias filmagens com imagens dos meios de comunicação social, numa investigação artística transmedia que envolve arqueologia dos meios de comunicação, análise cultural, teoria do cinema e dos meios de comunicação, semiótica, vigilância, inteligência artificial e estudos sobre drones. As obras de arte resultantes, baseadas em filmes, examinam as ligações entre a «hauntologia», a inteligência artificial e os preconceitos raciais e de género pré-existentes em materiais de arquivo de proto-vigilância e tecnologias de guerra. O seu trabalho com arquivos cinematográficos é informado por práticas interseccionais descolonizadoras e anarquivísticas, com foco nas tecnologias visuais analógicas e digitais, vigilância e desconstrução da «alteridade», modos estereotipados de produção de imagens.
Áreas de Investigação
- Filosofia do cinema
- Estudos de comunicação social
- Estudos de vigilância
- Estudos decoloniais
Publicações destacadas
- Albuquerque, Paula, “Glitching Colonial Film Archives Digital File Manipulation and Ecological Analogue Processing as Decolonial Anarchival Strategies,” in Slow Technology Reader. A Tool for Shaping Divergent Futures, editado por Carolyn F. Strauss. Amesterdão: Valiz, in press. [link]
- Albuquerque, Paula, “Fainting at Work: Anarchiving Gendered Stereotypes in Silent Cinema at EYE Film Museum,” in Performative Representation of Working-Class Laborers. They Work Hard for the Money, editado por Jennifer Vanderpool e Colin Gardner, 39-56. Cham: Palgrave Macmillan, 2024. [link]
- Albuquerque, Paula. The Webcam as an Emerging Cinematic Medium. Amesterdão: Amsterdam University Press, 2018. [link]
Projectos principais
- Projecto individual “Proto-Surveillance, Subjectification and (Bio)Politics of Dispossession in Film Archives – An Anarchival and Decolonial Comparative Analysis Between the Colonial Film Collections of Eye Film Museum in Amsterdam and the Portuguese Cinematheque in Lisbon” — Acolhido pelo IHC e financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (2023.07214.CEECIND). 2024-2030
- Realizadora e investigadora artística na exposição “(Upcoming) Eye(s) Open – new perspectives on film heritage from colonial times” — EYE Filmmuseum, com financiamento do Mondriaan Fund. 2025
- Investigadora artística na exposição “Colonised Landscapes and Spectral Deterritorialised Flora” — Zone2Source, Platform for Art and Ecology, com financiamento do Mondriaan Fund, do Dutch Creative Industries Fund e do Amsterdam Fund for the Arts. 2024 [link]
- Investigadora artística na exposição “Embodiments of dissent (on proto-surveillance, the gesture and vitality)” — Bradwolff Projects, com financiamento do Mondriaan Fund, do Dutch Creative Industries Fund e do Amsterdam Fund for the Arts. 2023 [link]
Pesquisa
Agenda
novembro , 2025
Tipologia do Evento:
Todos
Todos
Apresentação
Ciclo
Colóquio
Conferência
Congresso
Curso
Debate
Encontro
Exposição
Inauguração
Jornadas
Lançamento
Mesa-redonda
Mostra
Open calls
Outros
Palestra
Roteiro
Seminário
Sessão de cinema
Simpósio
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Detalhes do Evento
Por ocasião das comemorações dos 50 anos da independência de Angola, o projecto KNOW.AFRICA promove a palestra em torno da obra "O Livro dos Nomes de
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Detalhes do Evento
Por ocasião das comemorações dos 50 anos da independência de Angola, o projecto KNOW.AFRICA promove a palestra em torno da obra “O Livro dos Nomes de Angola”, com o autor, Aristóteles Kandimba.
O Livro dos Nomes de Angola
Comemorações dos 50 Anos da Independência de Angola
O projecto KNOW.AFRICA tem o prazer de anunciar a palestra e apresentação da obra O Livro dos Nomes de Angola, pelo autor e investigador Aristóteles Kandimba.
Neste encontro, integrado nas comemorações dos 50 anos da independência de Angola, Aristóteles Kandimba irá partilhar reflexões sobre a riqueza linguística, histórica e cultural dos nomes angolanos, promovendo o diálogo entre memória, identidade e conhecimento.
O Livro dos Nomes de Angola é uma obra que compila cerca de 3000 nomes tradicionais angolanos, provenientes de mais de dez línguas nacionais. A obra explora os significados, origens etimológicas, simbolismos, provérbios, topónimos, celebridades e personalidades da história e da mitologia associados a esses nomes. O livro constitui um acto de afirmação da identidade angolana, resgatando uma parte essencial da sua história cultural, enfraquecida e, por vezes, suprimida durante o período colonial.
>> Descarregar o programa (PDF) <<
Programa:
17h | Apresentação do projeto KNOW.AFRICA
17h15 | Apresentação da obra O Livro dos Nomes de Angola
18h | Beberete
Tempo
(Terça-feira) 5:00 pm - 7:00 pm
Organizador
Instituto de História Contemporânea — Universidade de Évoracehfc@uevora.pt Largo dos Colegiais, 2 — 7000-812 Évora

Detalhes do Evento
Masterclass organizada no âmbito do projecto FILMASPORA, com Corsino Furtado e Maíra Zenun, sobre o seu projecto de tratamento do arquivo fílmico de Corsino (aka Uncle
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Detalhes do Evento
Masterclass organizada no âmbito do projecto FILMASPORA, com Corsino Furtado e Maíra Zenun, sobre o seu projecto de tratamento do arquivo fílmico de Corsino (aka Uncle C).
Uncle C — Uma Trajectória de Vida a Registar
Conversa com Corsino Furtado e Maíra Zenun; moderação de Ana Rita Alves
Esta aula traz para o centro da discussão a ideia do cinema enquanto ferramenta de trabalho colectivo e estratégia de transformação social, através do diálogo entre Corsino Furtado aka UNCLE C, e Maíra Zenun, especialista em cinemas negros, que nos últimos seis meses estabeleceram uma parceria de trabalho e criaram o argumento fílmico intitulado “E QUANDO TUDO ACABAR?”, novo projecto cinematográfico de ambos, que surge a partir do trabalho colectivo desenvolvido pela equipa do projeto FILMASPORA, acolhido pelo IHC.
Corsino Furtado é um nome incontornável na documentação do Hip Hop na Europa (Holanda, Portugal, Espanha, França) e em Cabo Verde, tendo construído um arquivo valioso ao dar visibilidade a uma arte sistematicamente marginalizada. Paralelamente, tem se dedicado a filmar o surgimento e o quotidiano de diversas comunidades periféricas da Área Metropolitana de Lisboa, em especial o Bairro de Santa Filomena, onde viveu, registando momentos de convívio, festas, hortas, brincadeiras de rua e os impactos das demolições ilegais promovidas pela Câmara Municipal da Amadora na história de vida das pessoas. Em colaboração com a realizadora, artista visual e socióloga Maíra Zenun, Corsino tem revisitado este acervo para construir uma cartografia sensível deste espaço urbano — em relação às muitas fronteiras tangíveis e intangíveis que existem —, não com um olhar nostálgico para o passado, mas como uma forma de reinscrever o presente de um território em constante transformação.
Nesta masterclass, que será conduzida pela antropóloga Ana Rita Alves, Corsino Furtado e Maíra Zenun irão partilhar o método que estão a criar para organização, curadoria e activação deste arquivo, somado aos desafios de construir uma narrativa audiovisual [comum], que inclua a população africana, afro-descendente e periférica na identidade cultural de Portugal, a partir do [simples] gesto de arquivar e reactivar memórias coletivas.
Tempo
(Terça-feira) 6:00 pm - 8:00 pm
Localização
Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa
Largo da Academia Nacional de Belas Artes, 14 - 1200-005 Lisboa
Organizador
Instituto de História Contemporânea — NOVA FCSH e Centro de Investigação e Estudos em Belas-Artes — FBAUL
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