
As mulheres de Xabregas
Out 28, 2020 | Capítulos, Publicações

As mulheres de Xabregas: trabalho, quotidiano e ativismo (do fim do século XIX aos anos 40 do século XX)
- Virgínia Baptista & Paulo Marques Alves
- História do Movimento Operário e Conflitos Sociais em Portugal. Atas do IV Congresso História do Trabalho, do Movimento Operário e dos Conflitos Sociais em Portugal e III Conferência do Observatório para as Condições de Trabalho e Vida
- Pamela Peres Cabreira (Org.) & Raquel Varela (Coord. Científica)
- 2020
- Lisboa: Instituto de História Contemporânea | Colecção E-IHC
- Idioma: Português
- ISBN: 978-989-8956-20-0
- 501-516 p.
Excerto:
As mulheres trabalhadoras de Xabregas, em Lisboa, eram a maioria dos trabalhadores nas fábricas. Os empregadores preferiam as mulheres porque tinham as atividades mais rotineiras e recebiam os salários mais reduzidos em comparação com os homens. A legislação «protetora» do trabalho feminino e da maternidade de 1891 apenas foi aplicada no final dos anos 20 e de forma irregular. Na freguesia de Xabregas viviam famílias muito pobres. Por isso, desde o final do século XIX que associações públicas e privadas foram fundadas com os objetivos de assistência ou de previdência às mulheres. As mulheres trabalhadoras estavam integradas no movimento associativo mutualista, de classe e educativo, exclusivamente feminino ou misto (com homens e mulheres).
Sobre o livro:
Nos últimos decénios tem feito curso nas ciências sociais e humanas a ideia de que as sociedades teriam deixado de se organizar em torno do trabalho. Paralelamente, tem-se afirmado igualmente o fim das ideologias, do sindicalismo ou da militância. No entanto, o que a realidade nos mostra é que, ao invés da supressão do trabalho, se tem vindo a assistir antes ao crescimento do número de pessoas nele envolvidas. Nesta nova etapa de desenvolvimento do capitalismo, o trabalho não se extinguiu e o que se verifica, verdadeiramente, é que sofreu profundas transformações ao ter-se tornado, para largos setores, mais instável, multifacetado, intensificado e desvalorizado. Por conseguinte, há que redescobrir o trabalho, tornar visível o que alguns pretendem ocultar e apreender toda a sua complexidade a partir dos olhares diversos que são protagonizados pelas várias ciências, numa perspectiva inter e multidisciplinar. Por outro lado, há que evidenciar igualmente as consequências da intensificação e da desvalorização do trabalho para a saúde dos trabalhadores e as suas condições de vida, bem como as modalidades de resistência que estes lhes opõem – no presente e no passado. Esta é a abordagem deste livro, que corresponde à organização dos textos e temas apresentados no IV Congresso de História do Trabalho, do Movimento Operário e dos Movimentos Sociais em Portugal & III Conferência do Observatório para as Condições de Trabalho e Vida, realizado na cidade de Lisboa em Novembro de 2019.
Mais informações sobre o livro
Outras Publicações
Pesquisa
Agenda
dezembro, 2025
Tipologia do Evento:
Todos
Todos
Apresentação
Ciclo
Colóquio
Conferência
Congresso
Curso
Debate
Encontro
Exposição
Inauguração
Jornadas
Lançamento
Mesa-redonda
Mostra
Open calls
Outros
Palestra
Roteiro
Seminário
Sessão de cinema
Simpósio
Workshop
- Event Name
seg
ter
qua
qui
sex
sab
dom
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

Detalhes do Evento
O livro editado por Pedro Aires Oliveira, Fernando Tavares Pimenta e Aurora Almada e Santos vai ser apresentado na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa,
Ver mais
Detalhes do Evento
O livro editado por Pedro Aires Oliveira, Fernando Tavares Pimenta e Aurora Almada e Santos vai ser apresentado na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, no âmbito do Congresso Internacional Independências Africanas, por Marissa Moorman.
The Liberation of Portuguese Africa, 1961-1975
International Exile and Solidarity
No dia 10 de Dezembro, no Anfiteatro III da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, terá lugar a apresentação do livro The Liberation of Portuguese Africa, 1961-1975. International Exile and Solidarity (Palgrave, 2025), editado por Pedro Aires Oliveira, Fernando Tavares Pimenta e Aurora Almada e Santos.
Composta por 13 capítulos originais, a obra analisa as lutas de libertação que ocorreram nas colónias portuguesas de Angola, Moçambique, Guiné-Bissau, Cabo Verde e São Tomé e Príncipe na segunda metade do século XX, destacando a forma como estas desafiaram o colonialismo na esfera internacional, focando sobretudo as dimensões do exílio e da solidariedade internacional.
A apresentação estará a cargo da historiadora Marissa Moorman, da Universidade de Wisconsin-Madison, e contará com a presença dos editores e a moderação de Augusto Nascimento (CH — FLUL).
Será servido um beberete.
Mais informações sobre o livro
Tempo
(Quarta-feira) 5:00 pm - 6:30 pm
Organizador
Várias instituições
Notícias
António Cândido Franco homenageado pela Universidade de Évora
Dez 9, 2025
A sessão comemorativa assinalou a sua aposentação
A História está na Escola! — Novo programa educativo do IHC
Dez 2, 2025
Programa pretende familiarizar estudantes com a pesquisa histórica e as suas ferramentas
“Pai Nosso – Os Últimos Dias de Salazar” é triplamente premiado
Nov 27, 2025
Recebeu três prémios no festival Caminhos do Cinema Português







































































































































































































































