
Associações de classe e operariado na Lisboa do final do século XIX
Out 28, 2020 | Capítulos, Publicações

Associações de classe e operariado na Lisboa do final do século XIX
- Ana Alcântara
- História do Movimento Operário e Conflitos Sociais em Portugal. Atas do IV Congresso História do Trabalho, do Movimento Operário e dos Conflitos Sociais em Portugal e III Conferência do Observatório para as Condições de Trabalho e Vida
- Pamela Peres Cabreira (Org.) & Raquel Varela (Coord. Científica)
- 2020
- Lisboa: Instituto de História Contemporânea | Colecção E-IHC
- Idioma: Português
- ISBN: 978-989-8956-20-0
- 23-47 p.
Excerto:
No final do século XIX, Lisboa viveu uma época de mutações económicas, sociais e políticas, impulsionadas parcialmente pelo desenvolvimento industrial e urbano, que sustentaram um momento de transição fundamental para a formação da classe operária lisboeta. A alteração dos ritmos de vida e experiências quotidianas vivenciadas por aqueles que afluíram à cidade vindos do mundo rural estimulou o surgimento de uma consciência de classe por parte do operariado urbano. Com a crescente proletarização e concentração das «classes laboriosas» em Lisboa surgem associações de cariz operário — inicialmente as mutualistas e posteriormente, com a legalização das Associações de Classe em 1891, as ligadas ao trabalho.
Sobre o livro:
Nos últimos decénios tem feito curso nas ciências sociais e humanas a ideia de que as sociedades teriam deixado de se organizar em torno do trabalho. Paralelamente, tem-se afirmado igualmente o fim das ideologias, do sindicalismo ou da militância. No entanto, o que a realidade nos mostra é que, ao invés da supressão do trabalho, se tem vindo a assistir antes ao crescimento do número de pessoas nele envolvidas. Nesta nova etapa de desenvolvimento do capitalismo, o trabalho não se extinguiu e o que se verifica, verdadeiramente, é que sofreu profundas transformações ao ter-se tornado, para largos setores, mais instável, multifacetado, intensificado e desvalorizado. Por conseguinte, há que redescobrir o trabalho, tornar visível o que alguns pretendem ocultar e apreender toda a sua complexidade a partir dos olhares diversos que são protagonizados pelas várias ciências, numa perspectiva inter e multidisciplinar. Por outro lado, há que evidenciar igualmente as consequências da intensificação e da desvalorização do trabalho para a saúde dos trabalhadores e as suas condições de vida, bem como as modalidades de resistência que estes lhes opõem – no presente e no passado. Esta é a abordagem deste livro, que corresponde à organização dos textos e temas apresentados no IV Congresso de História do Trabalho, do Movimento Operário e dos Movimentos Sociais em Portugal & III Conferência do Observatório para as Condições de Trabalho e Vida, realizado na cidade de Lisboa em Novembro de 2019.
Mais informações sobre o livro
Outras Publicações
Pesquisa
Agenda
dezembro, 2025
Tipologia do Evento:
Todos
Todos
Apresentação
Ciclo
Colóquio
Conferência
Congresso
Curso
Debate
Encontro
Exposição
Inauguração
Jornadas
Lançamento
Mesa-redonda
Mostra
Open calls
Outros
Palestra
Roteiro
Seminário
Sessão de cinema
Simpósio
Workshop
- Event Name
seg
ter
qua
qui
sex
sab
dom
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

Detalhes do Evento
Assinalando o Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra as Mulheres, reunimos académicas e activistas cujo trabalho contribui para o conhecimento da história das mulheres e dos feminismos.
Ver mais
Detalhes do Evento
Assinalando o Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra as Mulheres, reunimos académicas e activistas cujo trabalho contribui para o conhecimento da história das mulheres e dos feminismos.
Fighting Discrimination, Contrasting Violence, Empowering People
International Day for the Elimination of Violence Against Women
Marking the International Day for the Elimination of Violence Against Women, Sara Delmedico (Università degli Studi di Bologna) and Giulia Strippoli (IHC, NOVA University Lisbon) organise an afternoon with scholars and activists whose work contributes to the knowledge of women’s history and feminisms, to the unmasking of patriarchy, to the self-determination of people through art, thought and activism.
Please, register to listen to:
- Mallarika Sinha Roy (Jawaharlal Nehru University, India), Look Back in Anger: Violence, Visuality, and Gendered Space in India
- Marta Verginella (University of Ljubljana, Slovenia), Violence and Trauma in Post-War Europe: Towards a Transnational History
- Sonia M. Frías (UNAM, Mexico), Confronting Gender-Based Violence in Latin America: Regional Challenges and Responses
Attendance is FREE, but registration mandatory: 🔗 register here
Tempo
(Quarta-feira) 1:00 pm - 4:30 pm
Localização
Link dedicado na plataforma Zoom
Organizador
Instituto de História Contemporânea — NOVA FCSH e Università di Bologna
Notícias
A História está na Escola! — Novo programa educativo do IHC
Dez 2, 2025
Programa pretende familiarizar estudantes com a pesquisa histórica e as suas ferramentas
“Pai Nosso – Os Últimos Dias de Salazar” é triplamente premiado
Nov 27, 2025
Recebeu três prémios no festival Caminhos do Cinema Português
IHC na Semana da Ciência e Tecnologia 2025
Nov 19, 2025
As duas actividades propostas pelo IHC concentram-se no dia 25 de Novembro.







































































































































































































































