
Recensão a ‘Subterranean Fanon’
Jul 9, 2021 | Outras publicações, Publicações

Recensão a Subterranean Fanon. An Underground Theory of Radical Change, de Gavin Arnall
- Manuela Ribeiro Sanches
- 2021
- Práticas da História – Journal on Theory, Historiography and Uses of the Past
- Número 12
- 275–283
- Idioma: Português
- DOI: https://doi.org/10.48487/pdh.2021.n12.24971
- ISSN: 2183-590X
Excerto:
O que desperta o título do presente volume no leitor interessado pelos estudos sobre Fanon? Neste caso, mais o “Fanon subterrâneo” do que a sua “teoria de mudança radical”. E o que oculta o título? A resposta a estas questões encontrá-la-á, espera-se, o leitor nas linhas que se seguem. Na primeira página, o texto cria no leitor mais uma expetativa, quando se menciona a publicação recente de textos inéditos ou dispersos de Fanon, nomeadamente, os seus escritos psiquiátricos1, afirmando-se que estes poderão “inspirar um entendimento e uma apreciação novos do [seu] pensamento […] como um todo”.
(…)
O presente volume é um exemplo de um interesse renovado pela obra de Fanon no campo académico, ao mesmo tempo que, um pouco por toda a par-te – também, timidamente, em Portugal –, a evocação da sua obra tem vindo a manifestar-se tanto em contextos de ativismo antirracista como no campo editorial2. Decisiva para novas leituras de Fanon foi, sem dúvida, a referida publicação dos seus escritos psiquiátricos e políticos, possibilitando, assim, uma imagem mais complexa de um autor que não se presta a leituras fáceis.
Outras Publicações
Pesquisa
Agenda
outubro, 2025
Tipologia do Evento:
Todos
Todos
Apresentação
Ciclo
Colóquio
Conferência
Congresso
Curso
Debate
Encontro
Exposição
Inauguração
Jornadas
Lançamento
Mesa-redonda
Mostra
Open calls
Outros
Palestra
Roteiro
Seminário
Sessão de cinema
Simpósio
Workshop
- Event Name
seg
ter
qua
qui
sex
sab
dom
-
-
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

Detalhes do Evento
A reedição do livro de Paula Godinho vai ser apresentado em Vila Franca de Xira, no Museu do Neo-Realismo, por Diana Andringa.
Ver mais
Detalhes do Evento
A reedição do livro de Paula Godinho vai ser apresentado em Vila Franca de Xira, no Museu do Neo-Realismo, por Diana Andringa.
Memórias da Resistência Rural no Sul – Couço (1958-1962)
Esta é uma reedição parcial da tese de doutoramento da autora, com um trabalho de campo feito durante no Couço e em diversos arquivos.
Couço, Sul de Portugal. Numa povoação com uma história de resistência à ditadura e ao latifúndio, Paula Godinho interroga os mecanismos de transmissão de memória e a sua capacidade mobilizadora, sob o pano de fundo das classes sociais e da luta entre elas. Entre a antropologia e a história, a autora acompanha as rotinas de resistência, os momentos de acesa conflitualidade e de tremenda repressão, que tiveram como protagonistas as mulheres e os homens do Couço, no concelho de Coruche, entre as eleições presidenciais de 1958 e as lutas pelo horário de oito horas, em 1962
A sessão conta com a presença da autora, do editor, António Baptista Lopes, de António Mota Redol, em representação da Associação Promotora do Museu do Neo-Realismo e de David Santos, Diretor Científico do Museu do Neo-Realismo, e apresentação por Diana Andringa.
Mais informações sobre o livro
Tempo
(Sábado) 4:00 pm - 5:30 pm
Organizador
Âncora Editora e Museu do Neo-Realismo
Notícias
Cristina Nogueira — In Memoriam
Out 11, 2025
Nota de pesar pelo falecimento da investigadora Cristina Nogueira
Quintino Lopes convidado pelo ERC como revisor especializado
Out 3, 2025
Quintino Lopes foi convidado para actuar como revisor especializado no concurso ERC Consolidator Grants 2025
Cláudia Ninhos recebe financiamento para estudar o Holocausto na imprensa ibérica
Set 25, 2025
A FCT aprovou o financiamento do projecto exploratório IPHAS