
Sofia Pomba Guerra
Jul 8, 2019 | Artigos, Publicações

Sofia Pomba Guerra: uma feminista na Imprensa Moçambicana dos anos 1930
- Pamela Peres Cabreira & Luís Carvalho
- 2019
- ex æquo
- Número 39
- 121-135
- Idioma: Português
- DOI: https://doi.org/10.22355/exaequo.2019.39.08
- ISSN: 0874-5560 / 2184-0385 (online)
No presente artigo, aborda-se a intervenção de Sofia Pomba Guerra na imprensa de Moçambique na década de 1930, através dos jornais O Emancipador e Notícias. Trata-se do início de um percurso de ativismo que a levará mais tarde a ter um papel de liderança na oposição à ditadura de Salazar em Moçambique e na Guiné, e a prestar um importante apoio ao Partido Africano para a Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC). Agente ativa na defesa da mulher, da sua inserção social e política, a jovem Sofia protagonizará uma campanha de imprensa pelo direito ao trabalho e à igualdade económica entre homens e mulheres. Marcada pelo seu tempo e condição social, levantará questões na imprensa colonial que até então eram delegadas às falas masculinas, o que nos permite trazer como hipótese sua importância em tomar para si espaços de polémica enquanto mulher e feminista.
Palavras-chave:
Sofia Pomba Guerra, imprensa colonial, mulher, trabalho, feminismo
Outras Publicações
Pesquisa
Agenda
abril, 2026
Tipologia do Evento:
Todos
Todos
Apresentação
Ciclo
Colóquio
Conferência
Congresso
Curso
Debate
Encontro
Exposição
Inauguração
Jornadas
Lançamento
Mesa-redonda
Mostra
Open calls
Outros
Palestra
Roteiro
Seminário
Sessão de cinema
Simpósio
Workshop
- Event Name
seg
ter
qua
qui
sex
sab
dom
-
-
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30

Detalhes do Evento
Sessão da Oficina de História e Imagem, aberta e fora de portas: uma conversa com Paula Albuquerque na livraria Tigre de Papel.
Ver mais
Detalhes do Evento
Sessão da Oficina de História e Imagem, aberta e fora de portas: uma conversa com Paula Albuquerque na livraria Tigre de Papel.
Becoming Opaque — A opacidade como resistência ao estereótipo fílmico
Paula Albuquerque (IHC — NOVA FCSH / IN2PAST)
Resumo:
O meu trabalho debruça-se sobre o cinema documental colonial a partir de uma perspectiva histórica, decolonial e anarquivista. Como artista e investigadora portuguesa, com ascendência indiana, e a residir entre Lisboa e Amesterdão, abordo os cinemas coloniais português e holandês enquanto formas de proto-vigilância, com enfoque nas políticas da representação. Investigo de que modo as técnicas cinematográficas contribuíram para a subjectificação dos povos indígenas nas ex-colónias europeias, ao construírem identidades visuais do “outro” que os posicionaram como subalternos e cujos ecos persistem em sistemas de vigilância contemporâneos. A minha prática anarquivista adopta estratégias visuais emancipatórias através da investigação artística, desafiando modos expropriadores de representação colonial.
A moderação será realizada por Luís Trindade.
Para mais informações: oficinahistoriaeimagem@gmail.com
Tempo
(Quarta-feira) 6:00 pm - 7:30 pm
Organizador
Instituto de História Contemporânea — Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade NOVA de Lisboacomunicacao.ihc@fcsh.unl.pt Avenida de Berna, 26C — 1069-061 Lisboa
Notícias
Diogo Ramada Curto — In Memoriam
Abr 13, 2026
Nota de pesar da Direcção do IHC
Paula Albuquerque expõe em Amesterdão
Abr 10, 2026
A exposição Eye(s) Open inaugurou no Eye Filmuseum
Equipa do FILMASPORA realiza workshop em Cabo Verde
Abr 1, 2026
Membros da equipa estiveram na Cidade da Praia para o I Workshop de Escrita Radical Criativa do Projecto FILMASPORA








































































































































































































































