
Por uma outra crise da universidade
Jun 4, 2019 | Outras publicações, Publicações

Por uma outra crise da universidade a propósito de um ensaio de António Feijó e Miguel Tamen
- José Neves
- 2019
- Dobra
- Número 3
- Idioma: Português
- ISSN: 2184-206X
Excerto:
Autoria de dois professores da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, António Feijó e Miguel Tamen, A universidade como deve ser é um breve ensaio publicado em 2017 pela Fundação Francisco Manuel dos Santos e que não se furta à polémica. No olhar que projecta sobre o Ensino Superior em Portugal, quase tudo parece tomar a forma de um alvo à espera de ser criticado pelos autores, que assim procuram abrir caminho à construção de uma universidade alternativa à que hoje habitamos. Entre os problemas que o livro identifica como sendo definidores do estado das actuais instituições universitárias, há três que se destacam à nossa leitura: a secundarização das Humanidades em prol das Ciências Sociais, tendência que, manifestando-se num quadro de proliferação de saberes especializados, discutirei na primeira parte deste meu texto; a instrumentalização da universidade ao serviço da empregabilidade, o que os autores atribuem a um excesso de intervencionismo do Estado na vida académica, conforme discutirei num segundo momento; e a defesa da autonomia da universidade contra aquele intervencionismo, ponto que abordarei na terceira parte do texto, na qual procurarei ainda apontar à necessidade de uma outra crítica da universidade. É que, apesar de eu partilhar algumas das preocupações veiculadas por Feijó e Tamen, nas linhas que se seguem procurarei, fundamentalmente, contribuir para a crítica do seu ensaio. As razões para esta crítica são diversas, como o leitor poderá ir verificando ao correr das páginas que se seguem, mas, somadas, apontam à formulação da seguinte hipótese geral: ao contrário do que Feijó e Tamen pretendem, o seu ideal de universidade será menos a promessa de uma outra universidade do que um elemento constituinte da universidade que temos.
Outras Publicações
Pesquisa
Agenda
julho, 2025
Tipologia do Evento:
Todos
Todos
Apresentação
Ciclo
Colóquio
Conferência
Congresso
Curso
Debate
Encontro
Exposição
Inauguração
Jornadas
Lançamento
Mesa-redonda
Mostra
Open calls
Outros
Palestra
Roteiro
Seminário
Sessão de cinema
Simpósio
Workshop
- Event Name
seg
ter
qua
qui
sex
sab
dom
-
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

Detalhes do Evento
O novo livro de Paula Godinho vai ser lançado também no Porto, na livraria UNICEPE, com apresentação de
Ver mais
Detalhes do Evento
O novo livro de Paula Godinho vai ser lançado também no Porto, na livraria UNICEPE, com apresentação de Cristina Nogueira.
O Impossível Demora Mais
Antropologia para o futuro, correntes frias da realidade e correntes quentes da esperança
Nada há de normal ou natural no desvanecimento da esperança. Neste livro, a autora parte da realidade atual da grã-crise para ensaiar uma crítica aos princípios que ordenam o tempo, entre o que pode acontecer, desacontecer e reacontecer. Os futuros desafiam-se, e a memória pode ser um terraço para outra coisa ainda, para escapar ao provável, apresentado como uma condenação. A construção do possível e mesmo do impossível remete para etnografias da resistência, em lugares concretos e entre pessoas concretas, com recurso a subjetivações libertadoras. Procuram-se fulgores que trazem dentro o jogo, a brincadeira e a festa, como invenção de mundos por vir, que poderão servir de tocha para esboroar incertezas e esboçar uma teoria das disputas do futuro, entre qualidades do tempo, rastos que são também rastilhos, rumos para a ação coletiva, esperança que é verbo e construção, prática e concretização. Finalmente, traz dentro a pressa que se põe num remate acerca do impossível, que é necessário.
Mais informações sobre o livro
Tempo
(Terça-feira) 6:00 pm - 7:00 pm
Organizador
Edições Tigre de Papel e Cooperativa UNICEPE
Notícias
Manuel Loff recebe Medalha de Mérito do Porto
Jul 14, 2025
Foi uma das personalidades homenageadas pela Câmara Municipal do Porto
Ricardo Noronha lidera equipa que vai estudar ‘petromodernidade’
Jul 7, 2025
O projecto PETROSINES foi um dos seis projectos de História que receberam financiamento da FCT
Comunicado sobre as Demolições no Bairro de Santa Filomena
Jul 3, 2025
Comunicado da equipa do projecto FILMASPORA
CONTACTS
WORKING HOURS
CONTACTS
WORKING HOURS


