Por uma outra crise da universidade
Jun 4, 2019 | Other publications, Publications
Por uma outra crise da universidade a propósito de um ensaio de António Feijó e Miguel Tamen [For another crisis of the university regarding an essay by António Feijó and Miguel Tamen]
- José Neves
- 2019
- Dobra
- Number 3
- Language: Portuguese
- ISSN: 2184-206X
Excerpt:
Autoria de dois professores da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, António Feijó e Miguel Tamen, A universidade como deve ser é um breve ensaio publicado em 2017 pela Fundação Francisco Manuel dos Santos e que não se furta à polémica. No olhar que projecta sobre o Ensino Superior em Portugal, quase tudo parece tomar a forma de um alvo à espera de ser criticado pelos autores, que assim procuram abrir caminho à construção de uma universidade alternativa à que hoje habitamos. Entre os problemas que o livro identifica como sendo definidores do estado das actuais instituições universitárias, há três que se destacam à nossa leitura: a secundarização das Humanidades em prol das Ciências Sociais, tendência que, manifestando-se num quadro de proliferação de saberes especializados, discutirei na primeira parte deste meu texto; a instrumentalização da universidade ao serviço da empregabilidade, o que os autores atribuem a um excesso de intervencionismo do Estado na vida académica, conforme discutirei num segundo momento; e a defesa da autonomia da universidade contra aquele intervencionismo, ponto que abordarei na terceira parte do texto, na qual procurarei ainda apontar à necessidade de uma outra crítica da universidade. É que, apesar de eu partilhar algumas das preocupações veiculadas por Feijó e Tamen, nas linhas que se seguem procurarei, fundamentalmente, contribuir para a crítica do seu ensaio. As razões para esta crítica são diversas, como o leitor poderá ir verificando ao correr das páginas que se seguem, mas, somadas, apontam à formulação da seguinte hipótese geral: ao contrário do que Feijó e Tamen pretendem, o seu ideal de universidade será menos a promessa de uma outra universidade do que um elemento constituinte da universidade que temos.
Other Publications
Search
Events
março, 2024
Tipologia do Evento:
Todos
Todos
Colloquium
Conference
Conference
Congress
Course
Cycle
Debate
Exhibition
Launch
Lecture
Meeting
Movie session
Open calls
Opening
Other
Presentation
Round table
Seminar
Showcase
Symposium
Tour
Workshop
- Event Name
seg
ter
qua
qui
sex
sab
dom
-
-
-
-
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31
Detalhes do Evento
Rita Luís and José Pedro Castanheira will visit the Salesians School to speak about what led to the Portuguese revolution of 25 April 1974. An joint initiative of IHC’s
Ver mais
Detalhes do Evento
Rita Luís and José Pedro Castanheira will visit the Salesians School to speak about what led to the Portuguese revolution of 25 April 1974. An joint initiative of IHC’s A Liberdade Está na Escola [Freedom is in School] and Cultra’s Abril é Agora [April is Now].
Conversas Sobre Abril: Entre Estórias e Histórias
Os antecedentes do 25 de Abril de 1974
No âmbito do programa A Liberdade Está na Escola, em parceria com a Cultra e o seu programa Abril é Agora, Rita Luís e José Pedro Castanheira vão até aos Salesianos de Lisboa.
O tema central deste painel vão ser os antecedentes do 25 de Abril, com uma abordagem ao que desgastou o regime do Estado Novo e às principais causas da revolução de 25 de Abril de 1974.
Tempo
(Terça-feira) 9:30 am - 11:00 am
Organizador
Institute of Contemporary History — NOVA School of Social Sciences and Humanities / University of Évora and Cultra
News
Ana Cristina Martins at the International Academy of Portuguese Culture
Mar 15, 2024
Ana Cristina Martins has been appointed Corresponding Academician and the inauguration will take place on 20 March.
IHC collaborates in exhibition on 25 April in Famalicão
Feb 29, 2024
From Famalicão to the World: 25 April 1974 – The Meaning of a Historic Date in Vila Nova de Famalicão
50 Years of 25 April at the IHC
Feb 2, 2024
The IHC could not miss the call