
Fases da concertação social em Portugal no século XX
Out 28, 2020 | Capítulos, Publicações

Fases da concertação social em Portugal no século XX
- Jorge Filipe Figueiredo Fontes
- História do Movimento Operário e Conflitos Sociais em Portugal. Atas do IV Congresso História do Trabalho, do Movimento Operário e dos Conflitos Sociais em Portugal e III Conferência do Observatório para as Condições de Trabalho e Vida
- Pamela Peres Cabreira (Org.) & Raquel Varela (Coord. Científica)
- 2020
- Lisboa: Instituto de História Contemporânea | Colecção E-IHC
- Idioma: Português
- ISBN: 978-989-8956-20-0
- 493-500 p.
Excerto:
Neste capítulo procuraremos fazer, de modo sucinto, um trabalho exploratório que consiste na formulação de hipóteses de periodização, classificação e caracterização das diferentes fases que atravessa a concertação social em Portugal, desde o Estado Novo à atualidade.
Sobre o livro:
Nos últimos decénios tem feito curso nas ciências sociais e humanas a ideia de que as sociedades teriam deixado de se organizar em torno do trabalho. Paralelamente, tem-se afirmado igualmente o fim das ideologias, do sindicalismo ou da militância. No entanto, o que a realidade nos mostra é que, ao invés da supressão do trabalho, se tem vindo a assistir antes ao crescimento do número de pessoas nele envolvidas. Nesta nova etapa de desenvolvimento do capitalismo, o trabalho não se extinguiu e o que se verifica, verdadeiramente, é que sofreu profundas transformações ao ter-se tornado, para largos setores, mais instável, multifacetado, intensificado e desvalorizado. Por conseguinte, há que redescobrir o trabalho, tornar visível o que alguns pretendem ocultar e apreender toda a sua complexidade a partir dos olhares diversos que são protagonizados pelas várias ciências, numa perspectiva inter e multidisciplinar. Por outro lado, há que evidenciar igualmente as consequências da intensificação e da desvalorização do trabalho para a saúde dos trabalhadores e as suas condições de vida, bem como as modalidades de resistência que estes lhes opõem – no presente e no passado. Esta é a abordagem deste livro, que corresponde à organização dos textos e temas apresentados no IV Congresso de História do Trabalho, do Movimento Operário e dos Movimentos Sociais em Portugal & III Conferência do Observatório para as Condições de Trabalho e Vida, realizado na cidade de Lisboa em Novembro de 2019.
Mais informações sobre o livro
Outras Publicações
Pesquisa
Agenda
setembro, 2025
Tipologia do Evento:
Todos
Todos
Apresentação
Ciclo
Colóquio
Conferência
Congresso
Curso
Debate
Encontro
Exposição
Inauguração
Jornadas
Lançamento
Mesa-redonda
Mostra
Open calls
Outros
Palestra
Roteiro
Seminário
Sessão de cinema
Simpósio
Workshop
- Event Name
seg
ter
qua
qui
sex
sab
dom
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30

Detalhes do Evento
Quinta edição do Encontro De Famalicão para o Mundo, uma iniciativa organizada por várias instituições que reúne especialistas em torno da educação patrimonial e memória ferroviária. V Encontro De
Ver mais
Detalhes do Evento
Quinta edição do Encontro De Famalicão para o Mundo, uma iniciativa organizada por várias instituições que reúne especialistas em torno da educação patrimonial e memória ferroviária.
V Encontro De Famalicão para o Mundo… de comboio há 150 anos!
Assinalando os 150 anos da Linha do Minho e da chegada do comboio a Vila Nova de Famalicão, o V Encontro “De Famalicão para o Mundo … de comboio há 150!“, organizado no âmbito do programa educativo e cultural municipal “De Famalicão para o Mundo”, pretende promover a educação patrimonial, a preservação da memória ferroviária e o envolvimento das comunidades. É uma oportunidade para reforçar a identidade colectiva e o sentido de pertença em torno de um legado que moldou o território e a mobilidade nacional.
Este encontro visa dotar os professores e o público em geral de conhecimentos necessários para a compreensão e reflexão critica sobre os diversos momentos, desde o século XIX até à actualidade, e analisar os registos de cuidada sensibilidade, numa relação com as vivências e memórias dos transportes e as suas consequências, que ficam plasmados nas obras de arte (em particular a pintura e a azulejaria das estações). Pretende ainda fomentar a construção de instrumentos pedagógicos e didácticos, relacionados com os conteúdos curriculares, para reforçar as aprendizagens e a identidade dos alunos, ao integrar a história local num contexto nacional e universal.
Não ficando apenas no passado, mas olhando o futuro, inclui uma conferência de encerramento que perspectivará o impacto da alta velocidade na região do Minho.
Realiza-se a 19 e 20 de Setembro de 2025, no Museu Nacional Ferroviário – Núcleo de Lousado, com inscrição obrigatória até dia 17 de setembro de 2025.
🔗 Inscrição para docentes (formação acreditada) neste link.
🔗 Inscrição geral neste link.
Coordenação científica
- Arminda Ferreira (CMVNF)
- Luís Alberto Alves (CITCEM — FLUP)
- Cláudia Ninhos (IHC — NOVA FCSH / IN2PAST)
- Filipa Sousa Lopes (IHC — NOVA FCSH / IN2PAST)
- Cristina Clímaco (LER – Universidade Paris 8)
- António Gonçalves (Galeria Municipal Ala da Frente)
- Miguel Barros (APH)
- Aurora Marques (CFAEVNF)
Tempo
19 (Sexta-feira) 2:00 pm - 20 (Sábado) 6:30 pm
Localização
Museu Nacional Ferroviário, Núcleo Museológico de Lousado
Largo da Estação, 2 — 4760-626 Lousado
Organizador
Várias instituições
Notícias
IHC regressa à Noite Europeia dos Investigadores em Évora
Set 12, 2025
O IHC vai novamente participar na NEI com quatro actividades para todas as idades
Práticas da História celebra 10 anos
Jul 24, 2025
O primeiro número da revista foi publicado em Julho de 2015
José Neves integra nova Direcção da FCSH
Jul 21, 2025
Foi nomeado Sub-Director para o Planeamento e Infraestruturas