
A pureza perdida do desporto
Dez 5, 2017 | Livros, Publicações

A pureza perdida do desporto: futebol no Estado Novo
- Rahul Kumar
- 2017
- Lisboa: Paquiderme Edições
- ISBN: 978-989-99403-2-1
- Idioma: Português
- 288 pp.
Entre a década de 1920 e meados da década de 1960, o futebol elitista do início do século XX transformou-se num dos elementos centrais da cultura popular portuguesa contemporânea. Ao longo deste período, o futebol português deixou de ocupar uma posição periférica no contexto europeu para assumir um lugar de destaque no plano internacional. Estas mudanças são muitas vezes explicadas por factores políticos – o Estado Novo fomentou o crescimento deste desporto – e analisadas em função das suas consequências culturais – a massificação do gosto pelo futebol foi um dos elementos que contribuíram para a durabilidade do regime. Trata-se de uma ideia que, através da fórmula «Fado, Fátima e Futebol», adquiriu a firmeza das convicções do senso comum.
Este trabalho – distinguido, em 2015, com o Prémio Fundação Mário Soares/EDP e com uma menção honrosa no Prémio CES para jovens cientistas sociais de língua portuguesa – analisa em detalhe a forma como as principais instituições do Estado Novo se relacionaram com o mundo desportivo. A evolução do estatuto dos atletas, e a oposição entre os defensores do amadorismo e do profissionalismo, é o fio condutor desta narrativa. Integrando as batalhas que moldaram o desenvolvimento do futebol em Portugal no programa ideológico do salazarismo, esta investigação procura questionar os limites e as possibilidades de autonomia do campo cultural e contribuir para um conhecimento mais detalhado sobre as configurações do poder no espaço social português contemporâneo.
Sobre o autor: Rahul Kumar, nascido em 1980, licenciou-se em sociologia na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (FCSH-UNL) e em 2014 obteve o doutoramento, também em sociologia, no Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa. Actualmente é professor convidado da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal e investigador do Instituto de História Contemporânea da FCSH UNL. Além do seu interesse pelos temas do desporto e da política, tem publicado sobre questões relacionadas com o trabalho, as migrações, os media e os consumos culturais.
Outras Publicações
Pesquisa
Agenda
outubro, 2025
Tipologia do Evento:
Todos
Todos
Apresentação
Ciclo
Colóquio
Conferência
Congresso
Curso
Debate
Encontro
Exposição
Inauguração
Jornadas
Lançamento
Mesa-redonda
Mostra
Open calls
Outros
Palestra
Roteiro
Seminário
Sessão de cinema
Simpósio
Workshop
- Event Name
seg
ter
qua
qui
sex
sab
dom
-
-
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

Detalhes do Evento
A reedição do livro de Paula Godinho vai ser apresentado em Vila Franca de Xira, no Museu do Neo-Realismo, por Diana Andringa.
Ver mais
Detalhes do Evento
A reedição do livro de Paula Godinho vai ser apresentado em Vila Franca de Xira, no Museu do Neo-Realismo, por Diana Andringa.
Memórias da Resistência Rural no Sul – Couço (1958-1962)
Esta é uma reedição parcial da tese de doutoramento da autora, com um trabalho de campo feito durante no Couço e em diversos arquivos.
Couço, Sul de Portugal. Numa povoação com uma história de resistência à ditadura e ao latifúndio, Paula Godinho interroga os mecanismos de transmissão de memória e a sua capacidade mobilizadora, sob o pano de fundo das classes sociais e da luta entre elas. Entre a antropologia e a história, a autora acompanha as rotinas de resistência, os momentos de acesa conflitualidade e de tremenda repressão, que tiveram como protagonistas as mulheres e os homens do Couço, no concelho de Coruche, entre as eleições presidenciais de 1958 e as lutas pelo horário de oito horas, em 1962
A sessão conta com a presença da autora, do editor, António Baptista Lopes, de António Mota Redol, em representação da Associação Promotora do Museu do Neo-Realismo e de David Santos, Diretor Científico do Museu do Neo-Realismo, e apresentação por Diana Andringa.
Mais informações sobre o livro
Tempo
(Sábado) 4:00 pm - 5:30 pm
Organizador
Âncora Editora e Museu do Neo-Realismo
Notícias
Cristina Nogueira — In Memoriam
Out 11, 2025
Nota de pesar pelo falecimento da investigadora Cristina Nogueira
Quintino Lopes convidado pelo ERC como revisor especializado
Out 3, 2025
Quintino Lopes foi convidado para actuar como revisor especializado no concurso ERC Consolidator Grants 2025
Cláudia Ninhos recebe financiamento para estudar o Holocausto na imprensa ibérica
Set 25, 2025
A FCT aprovou o financiamento do projecto exploratório IPHAS