António Cândido Franco homenageado pela Universidade de Évora
Dez 9, 2025 | Notícias

António Cândido Franco, investigador do IHC e Professor Associado do Departamento de Linguística e Literatura (DLL) da Universidade de Évora, foi homenageado por esta entidade na semana passada, numa sessão comemorativa que assinalou a sua aposentação.
Participaram estudantes, antigos/as estudantes, docentes e investigadores/as, com testemunhos deixados por João Freire (Iscte), Miguel Mochila (Universidade de Évora), Hugo Estevão (Universidade de Évora) e Sandra Fontinha (Université de Rennes), que recordaram interacções profissionais, académicas e científicas que mantiveram com o académico em várias fases da sua carreira.
Na sessão de abertura, Cláudia Teixeira, Directora do DLL, referiu que “com este momento, pretende-se celebrar a carreira e o legado de António Cândido Franco, autor de uma obra extensa e multifacetada que passa pelo ensaio, pela biografia e pela criação literária”. Já no Facebook, a antiga aluna Sílvia Luís escreveu que “as suas aulas eram história viva, uma viagem pelo tempo conduzida com entusiasmo, sabedoria, rigor!”, desejando felicidades a António Cândido Franco.
António Cândido Franco formou-se em Filologia Românica, especializando-se em Literatura, área em que concluiu o doutoramento em 1997. Em 2006, a Universidade de Évora atribuiu-lhe o título de agregado em Cultura Portuguesa. Em 2015, em conjunto com outros investigadores/as do extinto Centro de Estudos de História e Filosofia da Ciência (CEHFCi), integrou o IHC. Tem-se dedicado ao estudo da literatura portuguesa, com especial enfoque na obra de Teixeira de Pascoaes e nas intersecções entre literatura, história e cultura. Em 2024, recebeu o Grande Prémio de Literatura Biográfica Miguel Torga pela obra “O Firmamento é Negro e Não Azul – A vida de Luiz Pacheco”.
Crédito da foto: Universidade de Évora
Outras notícias
-
Destacado historiador social e cultural da Universidade de Oxford -
Ciclo de cinema em torno das relações entre a sua obra e esta forma de arte -
Suplemento especial da revista História, Ciências, Saúde — Manguinhos -
Prémio atribuído conjuntamente pelo IHC e Padrão dos Descobrimentos / Lisboa Cultura -
O IHC é uma das entidades participantes no Transatlantic Crossroads Lab -
Foi a vencedora do Melhor Projecto de Parceria -
A sessão comemorativa assinalou a sua aposentação -
Programa pretende familiarizar estudantes com a pesquisa histórica e as suas ferramentas -
Recebeu três prémios no festival Caminhos do Cinema Português -
As duas actividades propostas pelo IHC concentram-se no dia 25 de Novembro. -
O IHC apoiou candidaturas a quatro concursos de Bolsas de Investigação para Doutoramento diferentes -
Isabel Baltazar foi galardoada nos International Educational Awards -
O Governo de Todos Nós. 50 Anos de Poder Local Democrático (1976-2026) -
“Vínculos com (a) História: à descoberta das casas históricas da Ribeira Lima” foi a iniciativa nomeada -
A FCSH vai celebrar o Dia da Investigação e Inovação com o tema "Investigação nos Eixos" -
Mélanie Toulhoat faz parte da equipa do projecto DEGESUD — Descentralizar as «ciências da infância» -
Novos contratos de investigação: quatro na categoria Júnior e quatro na categoria Auxiliar -
Nota de pesar pelo falecimento da investigadora Cristina Nogueira -
Quintino Lopes foi convidado para actuar como revisor especializado no concurso ERC Consolidator Grants 2025
Pesquisa
Oportunidades
Investigador/a Júnior — Projecto STEXEU — DE
Prazo: 26 Janeiro 2026
Concurso de Estímulo ao Emprego Científico Individual
Prazo (IHC): 15 Dezembro 2025
Notícias
Matt Cook é o IHC Visiting Scholar 2025-2026
Jan 13, 2026
Destacado historiador social e cultural da Universidade de Oxford
IHC dedica ciclo de cinema a Frantz Fanon
Jan 9, 2026
Ciclo de cinema em torno das relações entre a sua obra e esta forma de arte
Publicação do TRANSMAT debate legados e responsabilidades de museus portugueses
Jan 7, 2026
Suplemento especial da revista História, Ciências, Saúde — Manguinhos
