
Juntos de la mano hacia la extinción
Dez 22, 2019 | Capítulos, Publicações

Juntos de la mano hacia la extinción: La tutela patrimonial (neoliberal) de las comunidades rurales
- Xurxo Ayán Vila & José M. Señorán Martín
- Arqueología y Neoliberalismo
- Pablo Aparicio Resco (Ed.)
- 2019
- Madrid: JAS Arqueología Editorial
- Idioma: Castelhano
- ISBN: 978-84-944368-6-4
- 45-57
Excerto:
En la aldea de A Ponte (Cereixa, Pobra de Brollón, Lugo) todavía se conservan las paredes en pie de una casa en ruinas en la que vivió en su día la familia humilde de O’Churreiro, gente modesta, sin tierras de las que cuidar. En la memoria colectiva se quedó grabada una anécdota protagonizada por el dueño de esta casa en los años de la dictadura de Primo de Rivera. Un hijo suyo fue movilizado con su quinta para hacer el servicio militar en la guerra del Rif. Cada vez que podía, O’Churreiro se acercaba a la cantina del pueblo a escuchar el parte en la radio. Cuando llegaba el momento de las noticias procedentes de Marruecos exclamaba: «¡Quietos todos, que ahora puede venir algo!». Él mismo se mostraba esperanzado con que su propio hijo fuese abatido por los rifeños, para así poder cobrar una pensión. Esta historia trágica nos muestra en toda su crudeza el carácter subalterno del campesinado español en el primer tercio del siglo xx. Salvo en este caso singular de O’Churreiro, la guerra de Marruecos no fue nada popular en España.
Sobre o livro:
Este libro aborda la cuestión de la influencia de las políticas neoliberales en la práctica arqueológica. A través de una serie de trabajos de todo el mundo, aunque enfocado en España, y cubriendo un amplio rango de temas, los autores profundizarán en los problemas que surgen, de dónde vienen y cómo superarlos.
Mais informações sobre o livro
Outras Publicações
Pesquisa
Agenda
outubro, 2025
Tipologia do Evento:
Todos
Todos
Apresentação
Ciclo
Colóquio
Conferência
Congresso
Curso
Debate
Encontro
Exposição
Inauguração
Jornadas
Lançamento
Mesa-redonda
Mostra
Open calls
Outros
Palestra
Roteiro
Seminário
Sessão de cinema
Simpósio
Workshop
- Event Name
seg
ter
qua
qui
sex
sab
dom
-
-
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

Detalhes do Evento
O novo livro de Luís Farinha vai ser apresentado em Lisboa, na Associação 25 de Abril, com apresentação de Aniceto Afonso. Anos de Brasa.
Ver mais
Detalhes do Evento
O novo livro de Luís Farinha vai ser apresentado em Lisboa, na Associação 25 de Abril, com apresentação de Aniceto Afonso.
Anos de Brasa.
Contos e outros escritos
Relata-nos Luís Farinha, na sua escrita exemplar e madura, que os Anos de Brasa eram ainda um tempo de grande instabilidade política e muita perplexidade social, com o pano de fundo de uma Revolução em curso. O confronto quase mítico dos oprimidos com o nada, no plano das definições, e o quase tudo, na abertura de múltiplas perspectivas de futuro, era feito pelo desesperado anseio de bens essenciais por um proletariado exausto, contra a negação dos que temiam perder privilégios e se agarravam a um passado de 48 anos. As revoltas continuavam depois da Revolução, numa persistência tenaz de manutenção de hábitos, regras, explorações indevidas pelos antigos opressores, na expectativa de dissuadirem os sonhos de um povo que, não sendo uma massa homogénea, estava irmanado no despojamento de condições básicas de vida. E de repente, como se levantado do chão pelos braços dos mais fortes, afagava a decisão de obter iguais liberdades para a sua diversidade.
[Maria Helena Ventura]
Mais informações sobre o livro
Tempo
(Terça-feira) 6:00 pm - 7:00 pm
Localização
Associação 25 de Abril
Organizador
Edições Colibri e Associação 25 de Abril
Notícias
Quintino Lopes convidado pelo ERC como revisor especializado
Out 3, 2025
Quintino Lopes foi convidado para actuar como revisor especializado no concurso ERC Consolidator Grants 2025
Cláudia Ninhos recebe financiamento para estudar o Holocausto na imprensa ibérica
Set 25, 2025
A FCT aprovou o financiamento do projecto exploratório IPHAS
IHC regressa à Noite Europeia dos Investigadores em Évora
Set 12, 2025
O IHC vai novamente participar na NEI com quatro actividades para todas as idades