
Humanidades digitais e investigação em história
Jul 16, 2019 | Capítulos, Publicações

Humanidades digitais e investigação em história: O centro de documentação e o roteiro digital sobre a indústria do mármore
- Daniel Alves
- Mármore. 2000 Anos de História. Volume II. A Evolução Industrial, os seus Agentes Económicos e a Aplicação na Época Contemporânea
- Ana Cardoso de Matos e Daniel Alves
- 2019
- Lisboa: Theya Editores
- Idioma: Português
- ISBN: 978-989-99164-4-9
- 277-307 p.
Excerto:
O termo “humanidades digitais” foi internacionalmente cunhado em 2004. Representando uma forte relação entre a investigação em humanidades e a incorporação de métodos e ferramentas das tecnologias digitais; a sua prática é, contudo, muito anterior, remontando aos trabalhos do padre Robert Busa sobre as obras de São Tomás de Aquino na década de 1950. Se restringirmos a análise à “história digital”, este termo já circula, pelo menos, desde 19973.
Tendo em conta o tempo decorrido, não é possível afirmar que em Portugal estes novos conceitos tenham sido ignorados. Contudo, as humanidades digitais não se têm desenvolvido de forma independente, como campo disciplinar coerente, institucionalizado e abrangente em termos da sua penetração no meio académico. Pelo contrário, estas abordagens têm-se desenvolvido em paralelo com outras linhas de investigação, de forma mais pragmática e interdependente. Enquanto campo autónomo, as humanidades digitais podem não ser ainda uma força motriz relevante e institucionalizada no meio académico nacional, mas enquanto aspeto modulador de agendas de investigação têm tido uma importância significativa, não só na produção do conhecimento, como também na formação dos investigadores.
Sobre o livro:
Os vários artigos incluídos nesta obra são consequência do trabalho de uma equipe transdisciplinar, que reuniu informação para estudo do Património e História da Indústria dos Mármores (PHIM), desenvolvido no âmbito de uma candidatura aprovada pelo programa Alentejo2020, que decorreu entre 2017 e 2019. Este será certamente um importante contributo para o conhecimento e valorização do património e da história do Alentejo, com relevo para a geografia do chamado anticlinal dos mármores, que envolve cinco concelhos.
Este estudo foi projectado para ser realizado em fases cronológicas e temáticas. A primeira fase do PHIM, concretizado entre 2012 e 2015, foi dedicada ao período cronológico de 1850 a 1986, de modo a apresentar as várias dinâmicas pelas quais foi passando esta indústria, bem como o espaço geográfico em que se foi desenvolvendo.
A segunda fase foi desenvolvida tendo em consideração os séculos I a IV e XVI a XX, com o contributo das seguintes áreas de especialização: arqueologia romana e arqueologia industrial; história da arte; história da construção; história das técnicas e tecnologias; cartografia; georreferenciação; levantamento fotográfico e humanidades digitais.
Mais informações sobre o livro
Outras Publicações
Pesquisa
Agenda
novembro , 2025
Tipologia do Evento:
Todos
Todos
Apresentação
Ciclo
Colóquio
Conferência
Congresso
Curso
Debate
Encontro
Exposição
Inauguração
Jornadas
Lançamento
Mesa-redonda
Mostra
Open calls
Outros
Palestra
Roteiro
Seminário
Sessão de cinema
Simpósio
Workshop
- Event Name
seg
ter
qua
qui
sex
sab
dom
-
-
-
-
-
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30

Detalhes do Evento
Actividade inserida na programação da edição 2025 da Semana da Ciência e Tecnologia, promovida pela agência Ciência Viva. Apresentação dos projectos KNOW.AFRICA
Ver mais
Detalhes do Evento
Actividade inserida na programação da edição 2025 da Semana da Ciência e Tecnologia, promovida pela agência Ciência Viva. Apresentação dos projectos KNOW.AFRICA e PHONLAB.
Apresentação de projetos do IHC na Universidade de Évora
Para comemorar a Semana da Ciência e Tecnologia, o Instituto de Investigação e Formação Avançada da Universidade de Évora e o IHC vão promover uma sessão de apresentação dos projectos de investigação em curso acolhidos por aquela universidade. A sessão vai ter lugar na sala 205 do Palácio do Vimioso, no dia 25 de Novembro, a partir das 10h:
— 10h00 – Projeto KNOW.AFRICA: Revelando (in)visibilidades, um projeto em crescimento, com Sara Albuquerque
— 10h30 – Projeto PHONLAB: Do esquecimento à recuperação da memória colectiva, com Quintino Lopes
— 11h00 – Debate
ENTRADA LIVRE
Tempo
(Terça-feira) 10:00 am - 12:00 pm
Localização
Universidade de Évora, Palácio Vimioso
Largo de Dom Miguel de Portugal, 2 — 7000-654 Évora
Organizador
Instituto de História Contemporânea — Universidade de Évora e Instituto de Investigação e Formação Avançada — Universidade de Évora

Detalhes do Evento
Actividade inserida na programação da edição 2025 da Semana da Ciência e Tecnologia, promovida pela agência Ciência Viva. Lançamento do novo livro de
Ver mais
Detalhes do Evento
Actividade inserida na programação da edição 2025 da Semana da Ciência e Tecnologia, promovida pela agência Ciência Viva. Lançamento do novo livro de Ricardo Noronha.
A Ordem Reina Sobre Lisboa
Este livro aproveita a efeméride cinquentenária para explorar algumas hipóteses e interrogações relativas ao 25 de Novembro de 1975, procurando identificar tanto aquilo que se apresenta como indisputável quanto as inúmeras questões que permanecem em aberto. É também uma tentativa de abrir a interpretação do processo revolucionário a formas de imaginação histórica distintas das que têm caracterizado boa parte da paisagem editorial. Ao privilegiar os acontecimentos ocorridos nas ruas, ou dentro dos quartéis, em relação aos que tiveram lugar nos gabinetes ministeriais, ou dentro dos estados-maiores, a reconstrução dos acontecimentos que aqui se apresenta procura compreender o 25 de Novembro enquanto um episódio de insubordinação militar plenamente alinhado com os repertórios de conflituosidade social e de radicalização política que caraterizaram a Revolução Portuguesa de 1974-75.
A Ordem Reina Sobre Lisboa, uma edição da Tigre de Papel, será nesta sessão apresentado pelo autor, Ricardo Noronha, por Luís Trindade e António Louçã.
Sobre o autor:
Ricardo Noronha é investigador do Instituto de História Contemporânea (NOVA FCSH). Entre os seus tópicos de investigação encontram-se a conflituosidade social, a história intelectual e as transformações da economia política durante a segunda metade do século XX. Está, neste momento, a conduzir uma investigação sobre o planeamento económico em Portugal, desde o Estado Novo até aos primeiros anos da democracia.
ENTRADA LIVRE
Tempo
(Terça-feira) 6:00 pm - 7:30 pm
Organizador
Instituto de História Contemporânea — Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade NOVA de Lisboa e Livraria Tigre de Papel
Notícias
IHC na Semana da Ciência e Tecnologia 2025
Nov 19, 2025
As duas actividades propostas pelo IHC concentram-se no dia 25 de Novembro.
IHC acolhe oito novos bolseiros e bolseiras de doutoramento
Nov 18, 2025
O IHC apoiou candidaturas a quatro concursos de Bolsas de Investigação para Doutoramento diferentes
Isabel Baltazar premiada no Reino Unido
Nov 17, 2025
Isabel Baltazar foi galardoada nos International Educational Awards









































































































































































































































