
História a História – África
Mar 23, 2018 | Livros, Publicações

História a História – África
- Fernando Rosas
- 2018
- Lisboa: Tinta da China
- ISBN: 978-989-671-421-5
- Idioma: Português
- 200 pp.
Do início sangrento da guerra colonial em Angola ao que resta das «aldeias portuguesas» no colonato do Limpopo; da revolta da população branca de Lourenço Marques contra os Acordos de Lusaca à histórica barragem de Cahora Bassa; da «Operação Mar Verde», desastroso ataque à Guiné Conacri, ao campo de concentração do Tarrafal; da Casa dos Estudantes do Império, em Lisboa e Coimbra, onde se reacendeu a chama da libertação das nações sob domínio colonial, ao dramático retorno a Portugal de 500 a 700 mil colonos brancos de Angola e Moçambique: Fernando Rosas revisita os lugares simbólicos das antigas colónias africanas portuguesas, e assim recontextualiza polémicas, e discute os momentos decisivos da guerra e os efeitos sociais da queda do regime.
«História a História — África» surge no decurso de um debate surdo acerca dos tão glosados «brandos costumes» do colonialismo português, revisitando e desconstruindo os seus três grandes mitos:
- a longa «pax» imperial portuguesa em África, só interrompida por intriga externa, quando na verdade, em perto de cem anos de ciclo africano do império, mais de 50 foram consumidos em guerras de ocupação e sujeição das populações africanas;
- o colonialismo «de rosto humano» e a sua temperança cristã, ainda que investigações recentes revelem um poder colonial essencialmente suportado nesse tripé político e social que foram a discriminação jurídica e racial do Estatuto do Indígena, o trabalho forçado e uma política de terras expropriadora em favor da ocupação branca;
- a mitigada violência na África colonial portuguesa, quando hoje se conhece a brutalidade e extensão da violência repressiva da polícia política nas colónias, bem como o rasto massivo de crimes que deixou no seu encalço, os quais ficaram totalmente impunes.
«História a História – África» condensa décadas de investigação e compõe um grande fresco sobre a época mais conturbada do século XX português.
Outras Publicações
Pesquisa
Agenda
fevereiro, 2026
Tipologia do Evento:
Todos
Todos
Apresentação
Ciclo
Colóquio
Conferência
Congresso
Curso
Debate
Encontro
Exposição
Inauguração
Jornadas
Lançamento
Mesa-redonda
Mostra
Open calls
Outros
Palestra
Roteiro
Seminário
Sessão de cinema
Simpósio
Workshop
- Event Name
seg
ter
qua
qui
sex
sab
dom
-
-
-
-
-
-
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28

Detalhes do Evento
Workshop com Frédéric Sallée e Irene Flunser Pimentel em torno do livro "Les Enfants du pays. Histoire intime d’une rafle". Conversa
Ver mais
Detalhes do Evento
Workshop com Frédéric Sallée e Irene Flunser Pimentel em torno do livro “Les Enfants du pays. Histoire intime d’une rafle”.
Conversa sobre o livro “Les Enfants du pays. Histoire intime d’une rafle“
Irene Flunser Pimentel vai conduzir uma conversa com o historiador Frédéric Sallée (Université Grenoble Alpes), especialista mundial da história do nazismo e do holocausto, que tem estado no centro de diversas discussões historiográficas recentes sobre as origens ideológicas, políticas e financeiras do nazismo. A conversa vai centrar-se no seu mais recente livro, Les Enfants du pays. Histoire intime d’une rafle (2025), em que reconstitui o percurso pela Europa e a memória histórica de um conjunto de figuras perseguidas pelo nazismo.
Esta é a primeira de uma série de iniciativas que o IHC fará com o Institut Français du Portugal ao longo de 2026. A próxima será um colóquio, organizado pelo Felipe Brandi em homenagem a Marc Bloch, em Abril, na Biblioteca Nacional de Portugal, com vários investigadores/as franceses convidados, incluindo Christophe Prochasson. Fiquem atentos/as!
Tempo
(Terça-feira) 4:00 pm - 6:00 pm
Organizador
Instituto de História Contemporânea — Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade NOVA de Lisboa e Institut Français du Portugal
Notícias
Víctor Barros e Pedro Cardim coordenam programa ‘Crioulidades e o Atlântico’
Fev 6, 2026
Candidaturas a decorrer até ao dia 16 de Fevereiro
Ana Cristina Martins na Academia Internacional da Cultura Portuguesa
Jan 26, 2026
Vai tomar posse como como Académica de Número
Proença-a-Nova é o primeiro parceiro do programa ‘O Governo de Todos Nós’
Jan 23, 2026
A cidade beirã aderiu ao desafio lançado pelo IHC em Novembro do ano passado








































































































































































































































