
Os Deuses Devem Estar Loucos…
Jan 28, 2019 | Outras publicações, Publicações

Os Deuses Devem Estar Loucos… ou a Emergência de uma Arqueologia Contemporânea em Portugal
- Tânia Manuel Casimiro & José Luís Sequeira
- 2019
- Al-Madan Online
- Número 22, Tomo 3
- 88-97 p.
- Idioma: Português
- ISSN: 2182-7265
Ensaio que tenta lançar o debate sobre o espaço que a Arqueologia Contemporânea pode partilhar com outras arqueologias no actual cenário português, nomeadamente em relação com a Arqueologia Industrial.
Os autores entendem que a interpretação de um passado recente é tão importante como a de outros períodos históricos, e defendem que a Arqueologia Contemporânea deve ser considerada desde o final do século XVIII ou os inícios do século XIX, quando as mentalidades europeias iniciaram processos de mudança motivados por alterações políticas, sociais, económicas e tecnológicas que não são individualmente determinantes mas, no seu conjunto, desencadeiam um novo tempo, com diferentes momentos de aceitação.
Palavras-chave:
Teoria arqueológica; Arqueologia Contemporânea; Arqueologia industrial.
Outras Publicações
Pesquisa
Agenda
maio, 2022
Tipologia do Evento:
Todos
Todos
Apresentação
Ciclo
Colóquio
Conferência
Congresso
Curso
Debate
Encontro
Exposição
Inauguração
Jornadas
Lançamento
Mesa-redonda
Mostra
Open calls
Outros
Palestra
Roteiro
Seminário
Sessão de cinema
Simpósio
Workshop
- Event Name
seg
ter
qua
qui
sex
sab
dom
-
-
-
-
-
-
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

Detalhes do Evento
Conference that aims to promote discussion around the thematic, epistemological, and methodological intersections of history and history of art as disciplines. Crafting the Past: Materials, Materialities, Materialisms Gestures such as
Ver mais
Detalhes do Evento
Conference that aims to promote discussion around the thematic, epistemological, and methodological intersections of history and history of art as disciplines.
Crafting the Past: Materials, Materialities, Materialisms
Gestures such as the recent toppling of statues portraying slave owners or confederate soldiers in the UK and USA have ushered in public and historiographical debates about the legacies of colonialism as well the role of material culture and visuality in historical memory. Although the study of the past is always situated, not least disciplinarily, such situatedness should be open for productive intersections between history and history of art. For example, can we consider Cecil Rhodes’ statue an autonomous material manifestation without considering how its materiality is placed in history? Can we historicise artistic objects without engaging with the specific contexts of their material production or with the evolving ideological values that shaped the very conception of ‘art’? Can we talk about history as purely discursive when its material consequences are, at the same time, so palpable and so contested, particularly at a time when bodies and cultures are visibly threatened by global, social, economic, environmental, and health-related crises?
This conference aims to promote discussion around the thematic, epistemological, and methodological intersections of history and history of art as disciplines, focusing on their relationship to issues of materiality and ethics.
Tempo
(Terça-feira) 10:00 am - 5:30 pm
Organizador
Instituto de História Contemporânea — NOVA FCSH e Universidade de Évora, IN2PAST e University College London
Notícias
“Homenagem à liberdade, à democracia e aos que morreram por ela”
Mai 18, 2022
Palavras do historiador Fernando Rosas no Campo de Concentração de Mauthausen.
Exposição “Portugal e Luxemburgo” em Cascais
Mai 12, 2022
Exposição com curadoria de Margarida de Magalhães Ramalho e Claude Marx.
“Viagem ao Sol” chega ao IndieLisboa
Mai 6, 2022
O novo documentário de Ansgar Schaefer e Susana de Sousa Dias estreia hoje em Portugal.
CONTACTOS
HORÁRIO


