
Os Deuses Devem Estar Loucos…
Jan 28, 2019 | Outras publicações, Publicações

Os Deuses Devem Estar Loucos… ou a Emergência de uma Arqueologia Contemporânea em Portugal
- Tânia Manuel Casimiro & José Luís Sequeira
- 2019
- Al-Madan Online
- Número 22, Tomo 3
- 88-97 p.
- Idioma: Português
- ISSN: 2182-7265
Ensaio que tenta lançar o debate sobre o espaço que a Arqueologia Contemporânea pode partilhar com outras arqueologias no actual cenário português, nomeadamente em relação com a Arqueologia Industrial.
Os autores entendem que a interpretação de um passado recente é tão importante como a de outros períodos históricos, e defendem que a Arqueologia Contemporânea deve ser considerada desde o final do século XVIII ou os inícios do século XIX, quando as mentalidades europeias iniciaram processos de mudança motivados por alterações políticas, sociais, económicas e tecnológicas que não são individualmente determinantes mas, no seu conjunto, desencadeiam um novo tempo, com diferentes momentos de aceitação.
Palavras-chave:
Teoria arqueológica; Arqueologia Contemporânea; Arqueologia industrial.
Outras Publicações
Pesquisa
Agenda
maio, 2026
Tipologia do Evento:
Todos
Todos
Apresentação
Ciclo
Colóquio
Conferência
Congresso
Curso
Debate
Encontro
Exposição
Inauguração
Jornadas
Lançamento
Mesa-redonda
Mostra
Open calls
Outros
Palestra
Roteiro
Seminário
Sessão de cinema
Simpósio
Workshop
- Event Name
seg
ter
qua
qui
sex
sab
dom
-
-
-
-
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

Detalhes do Evento
Iniciativa integrada na visita de Pedro Cerdeira (Universidade de Genebra) a Lisboa, o vencedor da quarta edição do Prémio Amílcar Cabral. Desconstruir o Colonialismo: Entre Tradição e Revolução Iniciativa integrada
Ver mais
Detalhes do Evento
Iniciativa integrada na visita de Pedro Cerdeira (Universidade de Genebra) a Lisboa, o vencedor da quarta edição do Prémio Amílcar Cabral.
Desconstruir o Colonialismo: Entre Tradição e Revolução
Iniciativa integrada na visita de Pedro Cerdeira (Universidade de Genebra) a Lisboa, o vencedor da quarta edição do Prémio Amílcar Cabral.
Na primeira parte da sessão, numa aula pública, o historiador Victor Barros vai falar sobre a relação entre anti-colonismo e imaginários revolucionários, sobretudo a partir do caso da luta de libertação nas colónias portuguesas. Na segunda parte, três doutorandos do IHC vão apresentar o seu trabalho, com comentário de Pedro Cerdeira. A tarde culmina com uma palestra do premiado acerca do artigo “Rural Schools, Farm Co-Operatives and the Late Colonial Recreation of African Rurality in Guinea-Bissau”, publicado no e-Journal of Portuguese History em 2025.
O Prémio Amílcar Cabral é promovido pelo Instituto de História Contemporânea e pelo Padrão dos Descobrimentos / Lisboa Cultura.
ENTRADA LIVRE
Programa:
14h00-15h00: Aula Pública
Víctor Barros (IHC — NOVA FCSH / IN2PAST): Independências africanas, imaginários e constelações de lutas
15h15-16h45: Apresentação e discussão de investigações em curso
Henrique Oliveira (IHC — NOVA FCSH / IN2PAST): As Guerras de Libertação e a Ponte – Transimperialismo, industrialização e economia militar no financiamento da Ponte sobre o Tejo (1962-1967)
Rebeca Ávila (IHC — NOVA FCSH / IN2PAST): Do Terceiro Mundo à Europa: Cuba e Portugal entre revolução e democracia (1974-1982)
Samira Miranda (IHC — NOVA FCSH / IN2PAST): A independência de Cabo Verde e os discursos sobre a preservação dos legados coloniais: o caso da Cidade Velha, na ilha de Santiago
Moderação de Bárbara Direito (IHC — NOVA FCSH / IN2PAST) e comentário de Pedro Cerdeira (Universidade de Genebra)
17h00-18h: Entrega do Prémio Amílcar Cabral e palestra do premiado
Pedro Cerdeira (Universidade de Genebra): Escolas rurais, cooperativas agrícolas e a recriação colonial tardia da ruralidade africana na Guiné-Bissau
>> Descarregar o programa e resumos (PDF) <<
Tempo
(Terça-feira) 2:00 pm - 6:00 pm
Organizador
Instituto de História Contemporânea — NOVA FCSH e Universidade de Évora e Padrão dos Descobrimentos / Lisboa Cultura
Notícias
Nuno Silas expõe no MUHNAC
Abr 29, 2026
É um dos curadores da exposição “Olhares Críticos no Arquivo Colonial – Sombras e Memórias”
Pedro Cerdeira, Prémio Amílcar Cabral, em Lisboa
Abr 28, 2026
Participará no encontro “Desconstruir o Colonialismo: Entre Tradição e Revolução”
Fernando Rosas: o actor da história que estudou
Abr 23, 2026
“É muito importante tornar a história da democracia em Portugal muito presente”









































































































































































































































