
Circuitos pela tardia industrialização portuguesa
Jun 28, 2018 | Capítulos, Publicações

Circuitos pela tardia industrialização portuguesa: Lisboa entre dois mundos
- Susana Domingues & Sandra Marques
- Patrimonialização e Sustentabilidade do Património: Reflexão e Prospectiva [Documento electrónico]
- Graça Filipe, José Vale & Inês Castaño (Coords.)
- 2018
- Lisboa: Instituto de História Contemporânea da Universidade NOVA de Lisboa
- Idioma: Português
- ISBN: 978-989-98388-4-0
- Páginas: 371-384
Os roteiros culturais assumem-se hoje como uma ferramenta que aproxima públicos e patrimónios. O mesmo sucede para o património industrial. Importantes meios de conhecimento e fruição permitem, simultaneamente, que os espaços que se encontrem à nossa volta adquiram uma espessura diversa. O envolvimento das populações locais, sensibilizando-as para esta temática é um caminho a percorrer, uma vez que só se pode proteger aquilo que se conhece. Por outro lado, convocar antigos trabalhadores (técnicas, artefactos e saberes) garante a perpetuação de uma determinada cultura técnica.
Neste sentido, o território transforma-se numa enorme potencialidade, nomeadamente o de Lisboa. Espera-se que os roteiros de património industrial do eixo Alcântara-Belém e do eixo Oriental da cidade a desenvolver, num primeiro momento, possam contemplar a visita a antigas fábricas, seus escritórios, bairros operários ou outras estruturas sociais existentes, ou então já a alguns museus resultantes da descativação de muitas destas unidades produtivas.
Trata-se de um projeto piloto aplicado a Lisboa, que se pretende, a longo prazo, ser alargado a todo o território nacional. Estão, assim, previstas várias parcerias essenciais para atingir os objetivos acima propostos: instituições de poder (locais ou de poder central), comerciantes locais, associações recreativas e culturais ligadas a bairro operários e museus.
Palavras-chave:
Património Industrial, Arquitetura Industrial, Cultura técnica, Museologia
Outras Publicações
Pesquisa
Agenda
junho, 2025
Tipologia do Evento:
Todos
Todos
Apresentação
Ciclo
Colóquio
Conferência
Congresso
Curso
Debate
Encontro
Exposição
Inauguração
Jornadas
Lançamento
Mesa-redonda
Mostra
Open calls
Outros
Palestra
Roteiro
Seminário
Sessão de cinema
Simpósio
Workshop
- Event Name
seg
ter
qua
qui
sex
sab
dom
-
-
-
-
-
-
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30

Detalhes do Evento
O livro editado por Regina Marques, Inocência Mata, Leonor Teixeira, Joana Dias Pereira e Raquel Ribeiro vai ser lançado na Feira do
Ver mais
Detalhes do Evento
O livro editado por Regina Marques, Inocência Mata, Leonor Teixeira, Joana Dias Pereira e Raquel Ribeiro vai ser lançado na Feira do Livro de Lisboa, com apresentação de Isabel Branco.
Mulheres na Luta contra o Fascismo e o Colonialismo
Pela primeira vez em Portugal, o Congresso Mulheres na Luta contra o Fascismo e o Colonialismo juntou, em 2024, vozes fundamentais da memória histórica das mulheres que lutaram contra o fascismo em Portugal e contra o colonialismo nos países africanos de língua portugueses – académicas, militantes e activistas, testemunhas vivas da memória da luta das mulheres e das suas organizações que estiveram, e continuam a estar, na vanguarda do desenvolvimento, do pensar e transformar da(s) sua(s) sociedade(s).
Nos 50 anos do 25 de Abril e das independências das colónias portuguesas em África, as discussões agora publicadas neste livro demonstram a convergência entre a resistência anti-fascista em Portugal e os movimentos anti-coloniais e pela independência em África. A literatura, as cartas clandestinas, a organização comunitária e militante, mas também dados concretos sobre a realidade da vida e do quotidiano das mulheres, emergem como ferramentas da sua resistência, revelando como as mulheres não só combateram a violência da colonização e do fascismo, mas estão também a construir novas identidades políticas e culturais. Um projecto promissor de articulações na senda de Abril.
Mais informações sobre o livro
Tempo
(Sábado) 8:00 pm - 8:45 pm
Organizador
Edições Colibri e Feira do Livro de Lisboa
Notícias
VINCULUM é reconhecido com Prémio da UE para a Ciência Cidadã
Jun 20, 2025
A candidatura do VINCULUM recebeu uma Menção Honrosa do Prémio da União Europeia para a Ciência Cidadã 2025
Obra IHC-APIGRAF recebe prémio de design editorial
Jun 16, 2025
A obra sobre a história da indústria gráfica nacional foi galardoada com o prémio de Ouro na categoria Design Editorial — Livro.
Quintino Lopes é um dos vencedores do Prémio A. H. de Oliveira Marques
Jun 12, 2025
O artigo de Quintino Lopes, Francisco de Lacerda e Ana Simões, foi o vencedor da edição 2025.