
O abastecimento de água à Figueira da Foz em finais de Oitocentos
Abr 18, 2017 | Livros, Publicações

O abastecimento de água à Figueira da Foz em finais de oitocentos
- José Manuel Brandão & Pedro M. Callapez
- 2017
- Figueira da Foz: Município da Figueira da Foz
- ISBN: 978-972-9140-89-1
- Depósito Legal: 421835/17
- Idioma: Português
Sinopse:
Elevada a cidade em 1882, a Figueira da Foz tornou-se numa pequena estância turística da Belle Époque com os seus casinos e praias de banhos, desenvolvendo-se de forma ancorada em actividades portuárias e piscatórias. Contudo, o desenvolvimento do último quartel de oitocentos trouxe também o problema da sazonalidade e do forte crescimento populacional a ela associado, implicando graves carências no abastecimento público em água potável, sobretudo nos períodos balneares.
Até então, o abastecimento doméstico e o das constantes aguadas aos navios que demandavam o porto, eram assegurados por alguns poços e fontanários alimentados por uma rede de distribuição que remontava ao século XVIII, a par de pequenas nascentes e minas, insuficiente portanto, nas novas condições. Consciente da situação, António Santos Rocha (1853-1910), causídico figueirense, então líder do Conselho Municipal, convida Joaquim Filipe Nery Delgado (1835-1908), membro da Comissão Geológica do Reino, a proceder aos estudos necessários para uma resolução duradoura do problema.
O projecto pioneiro apresentado pelo geólogo em 1880, foi adjudicado em 1886 a dois empresários ingleses que, para o efeito, constituíram em Londres a The Anglo Portuguese Gas & Water Supply, que obteve a concessão da captação e distribuição das águas trazidas da serra da Boa Viagem e se manteve, na Figueira da Foz até 1927, ano em tudo passou para gestão municipal, seguindo a tendência que que já se vinha acentuando internacionalmente.
O livro acompanha de perto a conturbada execução do projecto, dando voz aos seus principais actores, e recorda as preocupações com a qualidade do serviço, em termos de quantidade e qualidade da água fornecida aos figueirenses, que se constituíram em instrumento decisivo para a municipalização do serviço, enquanto pilar essencial de modernidade, salubridade e de consolidação da posição da Figueira na lista dos principais destinos turísticos do país.
Outras Publicações
Pesquisa
Agenda
maio, 2026
Tipologia do Evento:
Todos
Todos
Apresentação
Ciclo
Colóquio
Conferência
Congresso
Curso
Debate
Encontro
Exposição
Inauguração
Jornadas
Lançamento
Mesa-redonda
Mostra
Open calls
Outros
Palestra
Roteiro
Seminário
Sessão de cinema
Simpósio
Workshop
- Event Name
seg
ter
qua
qui
sex
sab
dom
-
-
-
-
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

Detalhes do Evento
Iniciativa integrada na visita de Pedro Cerdeira (Universidade de Genebra) a Lisboa, o vencedor da quarta edição do Prémio Amílcar Cabral. Desconstruir o Colonialismo: Entre Tradição e Revolução Iniciativa integrada
Ver mais
Detalhes do Evento
Iniciativa integrada na visita de Pedro Cerdeira (Universidade de Genebra) a Lisboa, o vencedor da quarta edição do Prémio Amílcar Cabral.
Desconstruir o Colonialismo: Entre Tradição e Revolução
Iniciativa integrada na visita de Pedro Cerdeira (Universidade de Genebra) a Lisboa, o vencedor da quarta edição do Prémio Amílcar Cabral.
Na primeira parte da sessão, numa aula pública, o historiador Victor Barros vai falar sobre a relação entre anti-colonismo e imaginários revolucionários, sobretudo a partir do caso da luta de libertação nas colónias portuguesas. Na segunda parte, três doutorandos do IHC vão apresentar o seu trabalho, com comentário de Pedro Cerdeira. A tarde culmina com uma palestra do premiado acerca do artigo “Rural Schools, Farm Co-Operatives and the Late Colonial Recreation of African Rurality in Guinea-Bissau”, publicado no e-Journal of Portuguese History em 2025.
O Prémio Amílcar Cabral é promovido pelo Instituto de História Contemporânea e pelo Padrão dos Descobrimentos / Lisboa Cultura.
ENTRADA LIVRE
Programa:
14h00-15h00: Aula Pública
Víctor Barros (IHC — NOVA FCSH / IN2PAST): Independências africanas, imaginários e constelações de lutas
15h15-16h45: Apresentação e discussão de investigações em curso
Henrique Oliveira (IHC — NOVA FCSH / IN2PAST): As Guerras de Libertação e a Ponte – Transimperialismo, industrialização e economia militar no financiamento da Ponte sobre o Tejo (1962-1967)
Rebeca Ávila (IHC — NOVA FCSH / IN2PAST): Do Terceiro Mundo à Europa: Cuba e Portugal entre revolução e democracia (1974-1982)
Samira Miranda (IHC — NOVA FCSH / IN2PAST): A independência de Cabo Verde e os discursos sobre a preservação dos legados coloniais: o caso da Cidade Velha, na ilha de Santiago
Moderação de Bárbara Direito (IHC — NOVA FCSH / IN2PAST) e comentário de Pedro Cerdeira (Universidade de Genebra)
17h00-18h: Entrega do Prémio Amílcar Cabral e palestra do premiado
Pedro Cerdeira (Universidade de Genebra): Escolas rurais, cooperativas agrícolas e a recriação colonial tardia da ruralidade africana na Guiné-Bissau
>> Descarregar o programa e resumos (PDF) <<
Tempo
(Terça-feira) 2:00 pm - 6:00 pm
Organizador
Instituto de História Contemporânea — NOVA FCSH e Universidade de Évora e Padrão dos Descobrimentos / Lisboa Cultura
Notícias
Nuno Silas expõe no MUHNAC
Abr 29, 2026
É um dos curadores da exposição “Olhares Críticos no Arquivo Colonial – Sombras e Memórias”
Pedro Cerdeira, Prémio Amílcar Cabral, em Lisboa
Abr 28, 2026
Participará no encontro “Desconstruir o Colonialismo: Entre Tradição e Revolução”
Fernando Rosas: o actor da história que estudou
Abr 23, 2026
“É muito importante tornar a história da democracia em Portugal muito presente”








































































































































































































































