
Percorsi
Dez 1, 2017 | Livros, Publicações

Percorsi. Scienze sociali tra Italia e Portogallo
- Guya Accornero, Annarita Gori & Daniele Serapiglia (Eds.)
- 2017
- Roma: BraDypUS Communicating Cultural Heritage
- ISBN: 9788898392537
- Idioma: Italiano
- 146 pp.
Sinossi: Questo volume raccoglie i risultati delle ricerche di alcuni studiosi italiani che si sono occupati del Portogallo da diverse prospettive. Esplorando vari ‘percorsi’ delle scienze sociali e umane, dalla metà dell’800 ai giorni nostri, il libro offre uno spaccato sul paese iberico che illumina, attraverso analisi rigorose e originali, gli aspetti che lo contraddistinguono a livello storico, politico, sociale e artistico. Primo e ultimo impero coloniale dell’occidente, luogo di una delle più longeve dittature contemporanee, geograficamente situato nell’Europa del sud, ma allo stesso tempo bagnato dall’Oceano Atlantico, il Portogallo offre svariati punti di riflessione su continuità e discontinuità rispetto al bacino in cui si trova e ai fenomeni che l’hanno attraversato.
Guya Accornero è ricercatrice senior al Centro de Investigação e Estudos de Sociologia dell’Instituto Universitário di Lisbona. È stata visiting scholar al Centro de Estudios Avanzados en Ciencias Sociales (Madrid), al Centre de Recherche sur l’Action Politique (Lausanne) e al Graduate Center della City University di New York. È autrice della monografia The Revolution before the Revolution. Late Authoritarianism and Student Protest in Portugal.
Annarita Gori, ricercatrice presso l’Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa. È stata visiting scholar presso il Department of Italian Studies – Casa Zerilli Marimó della New York University e presso il Centre d’Histoire di Sciences Po a Parigi. È autrice della monografia Tra patria e campanile. Ritualità civili e identità politiche a Firenze in età giolittiana.
Daniele Serapiglia è ricercatore integrato dell’Instituto de História Contemporânea da Faculdade de Ciências Sociais e Humana da Universidade Nova de Lisboa, grazie a una borsa post-dottorato mista FCT, in collaborazione con il Dipartimento di Storia Culture Civiltà dell’Università di Bologna. È visiting scholar presso la Universidad Europea de Madrid. È autore della monografia La via portoghese al corporativismo.
Outras Publicações
Pesquisa
Agenda
fevereiro, 2026
Tipologia do Evento:
Todos
Todos
Apresentação
Ciclo
Colóquio
Conferência
Congresso
Curso
Debate
Encontro
Exposição
Inauguração
Jornadas
Lançamento
Mesa-redonda
Mostra
Open calls
Outros
Palestra
Roteiro
Seminário
Sessão de cinema
Simpósio
Workshop
- Event Name
seg
ter
qua
qui
sex
sab
dom
-
-
-
-
-
-
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28

Detalhes do Evento
Seminário de investigação que pretende estabelecer um diálogo entre diferentes propostas temáticas e metodológicas que se ocupem do futebol de um ponto de vista sócio-histórico. Futebol, Classe e Território:
Ver mais
Detalhes do Evento
Seminário de investigação que pretende estabelecer um diálogo entre diferentes propostas temáticas e metodológicas que se ocupem do futebol de um ponto de vista sócio-histórico.
Futebol, Classe e Território:
Perspectivas históricas e transformações sócio-espaciais
O presente seminário de investigação pretende estabelecer o diálogo entre diferentes propostas temáticas e metodológicas que se ocupem do futebol de um ponto de vista sócio-histórico. Através de diferentes estudos de caso, interroga-se a vinculação dos clubes de futebol às dinâmicas sociais dos bairros e das cidades, visando compreender o impacto que estes exercem sobre o território. Partindo de diferentes eixos de análise, procura-se reconhecer o papel do associativismo desportivo na promoção de sociabilidades e na construção de identidades à escala local, regional e nacional.
Questões de partida:
- De que forma o recinto desportivo modela social e espacialmente o território onde este se inscreve?
- Como é que a prática do futebol contribuiu para a afirmação de valores de classe, pertença territorial e identidade colectiva em contextos operários?
- De que forma os clubes de futebol actuaram como instrumentos de construção de identidades locais e de coesão comunitária em contextos urbanos industrializados?
ENTRADA LIVRE
>> Programa do seminário (PDF) <<
Programa resumido:
9:30 – 10:00 | Abertura Oficial
10:00 – 11:00 | Conversa: Futebol, associativismo e culturas adeptas em contextos operários
11:00 – 12:00 | Painel 1: A inscrição do recinto desportivo nas dinâmicas do território
12:00 – 13:30 | Almoço
13:30 – 14:30 | Painel 2: Futebol e a Questão Nacional
14:30 – 16:00 | Mesa Redonda/ Painel de Debate: Futebol sem Classe(s)? Considerações para uma nova economia política do Futebol
16:00 – 16:30 | Encerramento
Fotografia: Lfc264 — S. Alhandra vs Sanjoanense, Alhandra, 19 de Outubro de 2003 (© Paulo Catrica)
Tempo
(Sexta-feira) 9:30 am - 4:30 pm
Organizador
Instituto de História Contemporânea da Universidade NOVA de Lisboa e Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa

Detalhes do Evento
O livro organizado por André Vianna Dantas, Cátia Guimarães e Manuel Loff vai ser lançado em Lisboa, na livraria Tigre de Papel, com apresentações de Maria
Ver mais
Detalhes do Evento
O livro organizado por André Vianna Dantas, Cátia Guimarães e Manuel Loff vai ser lançado em Lisboa, na livraria Tigre de Papel, com apresentações de Maria Inácia Rezola, Fernando Rosas e Isabel do Carmo.
60 Anos do Golpe, 50 Anos da Revolução. Democracia em Disputa em Brasil e Portugal
Se o crescimento mundial da extrema-direita é um sintoma nada desprezível da crise das democracias liberais, é igualmente verdade que esse fenómeno tem raízes anteriores, que remetem tanto para as lutas de classes internas a cada país quanto para a hegemonia neoliberal que marca a fase actual do capitalismo, com expressões em todos os aspectos da vida e do planeta. Esse é o mote que alinhava os 12 artigos do livro 60 anos do golpe, 50 anos de Revolução: democracia em disputa em Brasil e Portugal, que acaba de ser publicado numa parceria entre a Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV/Fiocruz) e a editora Expressão Popular, com organização de André Dantas, Cátia Guimarães e Manuel Loff. A coletânea, de 483 páginas, reúne textos de 14 investigadores que vivem e actuam nos dois países.
Tomando como marco o cinquentenário da Revolução dos Cravos, que encerrou uma longa ditadura em Portugal, e o 60º aniversário do golpe empresarial-militar que instituiu uma também longa ditadura no Brasil, o objectivo da obra é actualizar o debate sobre a democracia que resultou nos dois países, analisando as diferenças do passado recente para responder aos dilemas comuns do presente.
Mais informações e acesso ao livro
Tempo
(Sexta-feira) 6:00 pm - 8:00 pm
Organizador
Livraria Tigre de Papelgeral@tigrepapel.pt Rua de Arroios, 25 — 1150-053 Lisboa
Notícias
Víctor Barros e Pedro Cardim coordenam programa ‘Crioulidades e o Atlântico’
Fev 6, 2026
Candidaturas a decorrer até ao dia 16 de Fevereiro
Ana Cristina Martins na Academia Internacional da Cultura Portuguesa
Jan 26, 2026
Vai tomar posse como como Académica de Número
Proença-a-Nova é o primeiro parceiro do programa ‘O Governo de Todos Nós’
Jan 23, 2026
A cidade beirã aderiu ao desafio lançado pelo IHC em Novembro do ano passado








































































































































































































































