Práticas da História Nº 4

Mar 7, 2018 | Edições, Revista Práticas da História

Práticas da História – Journal on Theory, Historiography and Uses of the Past

  • 2017
  • Número 4
  • ISSN: 2183-590X

Nota editorial:
Depois de uma edição dedicada ao tema “The Archive and the Subaltern”, este número da Práticas da História apresenta um conjunto de artigos originais que, abrangendo diversas áreas temáticas, partilham a vontade de alargar o debate sobre os modos de pensar a história e as ciências sociais, em diálogo contínuo com outras áreas disciplinares, nomeadamente a filosofia.
A secção de artigos inicia-se com um texto de Joana Duarte Bernardes, em que a autora procura discutir a narratividade do discurso historiográfico através de um diálogo com a obra do filósofo francês Paul Ricoeur e, em particular, com a sua proposta de um sistema de “tríplice mimesis”. Segue-se uma reflexão de Francisco Bethencourt sobre o percurso e os contributos temáticos e metodológicos de Norbert Elias, analisando o seu papel na definição de novos objetos de investigação histórica. Esta secção fecha com um texto do antropólogo João Leal sobre a obra do filósofo e ensaísta Agostinho da Silva. Tomando como ponto de partida as interpretações de Agostinho da Silva sobre as festas do Espírito Santo, este artigo procura discutir o papel de tópicos como o medievalismo ou a cultura popular na tematização de uma identidade nacional portuguesa.
Este número contempla também dois ensaios e um texto de natureza testemunhal. O primeiro dos ensaios que publicamos é da autoria de Valentin Groebner e explora a forma como a Idade Média foi conceptualizada no âmbito dos diversos discursos sobre as identidades coletivas europeias, entre o século XIX e as primeiras décadas do século XX, deixando ainda algumas pistas sobre os usos do passado medieval em décadas mais recentes. O segundo ensaio, escrito por Jorge Ramos do Ó em conversa com diferentes legados intelectuais, apresenta uma reflexão crítica sobre as relações entre ensino e investigação no contexto universitário atual, interpelando os leitores a respeito da necessidade de redefinir estas relações de forma inovadora. E no quadro dos textos de cariz testemunhal que temos vindo a publicar para a história da historiografia em Portugal, soma-se agora o de Diogo Ramada Curto. O seu texto, visando um maior diálogo entre a história e as ciências sociais, nomeadamente a sociologia, debruça-se sobre as experiências de constituição em Portugal de uma tradição de investigação formada na órbita da sociologia histórica e que teve expressão em redor da figura de Vitorino Magalhães Godinho.
Publicamos ainda uma entrevista realizada por Rui Lopes ao historiador Odd Arne Westad, atualmente professor na Universidade de Harvard, e dada pouco depois do lançamento do seu mais recente livro, The Cold War: A World History (2017). Esta entrevista aborda tópicos como a relação entre passado e presente na escrita da história ou os desafios de escrever para um público alargado. A Práticas da História 4 inclui ainda o início de uma nova secção, intitulada “Fórum”, que permite dar continuidade aos debates iniciados em números anteriores; neste caso, publicamos a resposta de David Matthews, autor da obra Medievalism: A Critical History, à recensão de Richard Utz, publicada no último número da revista. Finalmente, apresentamos as recensões de Riccardo Facchini ao livro Medievalism, Politics and Mass-Media. Appropriating the Middle Ages in the Twenty-First Century (de Andrew B. R. Elliott) e de Fernando Dores Costa à coletânea de textos Utopias – Ensaios sobre Política, História e Religião (de Michael Löwy).

José Ferreira (ICS-ULisboa), José Neves (IHC – NOVA FSCH) e Pedro Martins (IHC – NOVA FCSH)

Outras Publicações

Todas
Livros
Capítulos
Artigos
Outras publicações

CONTACTOS

Instituto de História Contemporânea Faculdade de Ciências Sociais e Humanas Universidade NOVA de Lisboa   //   Av. Berna, 26 C 1069-061 LISBOA   //   Tel.: +351 21 7908300 ext. 1545   //   Email: ihc@fcsh.unl.pt

HORÁRIO

2.ª a 6.ª feira 10.00h - 13.00h // 14.00h - 18.00h

Pesquisa

Share This
X