Victor Pereira contribui para exposição na Embaixada de França
Abr 26, 2024 | Notícias

Victor Pereira foi um dos curadores, em conjunto com Thomas Bertin, Pauline Beaumont e Hugo Sanches, da exposição “Olhares franceses sobre a Revolução dos Cravos”, inaugurada na Embaixada de França em Lisboa, que tem como objectivo “mostrar o interesse, ou mesmo a paixão, que os acontecimentos ocorridos em Portugal em 25 de abril de 1974 e até 1976 suscitaram em França”.
A exposição inclui “uma seleção de telegramas diplomáticos que o Embaixador de França em Lisboa, Bernard Durand, enviou ao longo desses dois anos para o Quai d’Orsay e para as mais altas autoridades francesas”, “os principais títulos da imprensa francesa, bem como artigos, fotografias e arquivos audiovisuais que dão uma perspetiva francesa deste período” e “um conjunto de testemunhos inéditos de personalidades políticas, mediáticas e culturais francesas, que nos recordam o “seu” 25 de abril de 1974 e a sua visão dos acontecimentos que se lhe seguiram”.
Concebida como um contributo para a comemoração dos 50 anos do 25 de Abril, a exposição foi organizada em colaboração com o Instituto Francês de Portugal. Poderá ser visitada pelo público no Palácio de Santos, no dia 13 de Maio, gratuitamente, mediante inscrição neste link. Em breve, haverá também uma versão virtual.
Fotografia de Yves Léonard, a quem agradecemos.
Outras notícias
-
Candidaturas a decorrer até ao dia 16 de Fevereiro -
Vai tomar posse como como Académica de Número -
A cidade beirã aderiu ao desafio lançado pelo IHC em Novembro do ano passado
Pesquisa
Oportunidades
Bolsa de Investigação Pós-Doutoral — CATTLE IN MOTION
Prazo: 18 Fevereiro 2026
Notícias
Víctor Barros e Pedro Cardim coordenam programa ‘Crioulidades e o Atlântico’
Fev 6, 2026
Candidaturas a decorrer até ao dia 16 de Fevereiro
Ana Cristina Martins na Academia Internacional da Cultura Portuguesa
Jan 26, 2026
Vai tomar posse como como Académica de Número
Proença-a-Nova é o primeiro parceiro do programa ‘O Governo de Todos Nós’
Jan 23, 2026
A cidade beirã aderiu ao desafio lançado pelo IHC em Novembro do ano passado