Projecto IHC-APIGRAF culmina com a publicação de uma obra em dois volumes
Mar 27, 2024 | Notícias

Foi lançada a obra “170 Anos do Movimento Associativo Gráfico”, o culminar do projecto IHC-APIGRAF iniciado em 2022. Resultado de um trabalho de equipa multi-disciplinar e multi-institucional, onde se destacam Cláudia Figueiredo e Paulo Catrica do IHC, a obra é constituída por dois volumes: “Os 170 Anos do Movimento Associativo dos Industriais Gráficos” e “Os Mundos da Indústria Gráfica e Transformadora do Papel”.
Segundo a APIGRAF, a publicação inclui “o mapeamento e contextualização dos organismos associativos dos industriais deste sector, os seus modos de actuação e principais intervenientes, o desenvolvimento estrutural desde as associações oitocentistas até à atual APIGRAF, passando pelas formas associativas da Primeira República e pelos grémios do Estado Novo, e bem assim enquadrando as principais áreas de impacto desta indústria na sociedade.”. O projecto teve como intenção “preservar e divulgar junto de toda a sociedade (incluindo o mundo académico) uma memória que homenageie justamente todos os que, ao longo de dezassete décadas, defenderam e dignificaram os interesses colectivos do sector gráfico e transformador do papel, dando o seu tempo, saber e energia à actividade associativa.”
O lançamento decorreu em Braga durante o Encontro de 2024 da APIGRAF, onde se assinalaram os 170 anos do associativismo da indústria gráfica. No encontro, Cláudia Figueiredo referiu que “o livro espelha a importância da indústria gráfica em Portugal, uma indústria omnipresente na nossa sociedade. Gostaria que este livro chegasse ao público em geral, não especializado, para que as pessoas fiquem a conhecer a omnipresença desta indústria, que faz parte do nosso dia a dia, desde os livros até aos bilhetes do comboio.”
Tratando-se duma edição da APIGRAF, além do conteúdo também a forma foi cuidada: na produção dos dois livros e da caixa que os engloba estiveram envolvidas diversas empresas gráficas associadas, que recorreram a várias técnicas inovadoras “como a utilização de estampagem no verniz serigráfico e a geração de imagens que apenas irão surgir com a reação do verniz à luz solar”, explicou Sérgio Albuquerque, do Grupo UV. O design, a cargo de José Carlos Mendes, acompanha a história que o livro relata, desde o tipo de papel usado às ilustrações.
Imagem: © APIGRAF
Outras notícias
-
O artigo de Quintino Lopes, Francisco de Lacerda e Ana Simões, foi o vencedor da edição 2025.
-
Irene Flunser Pimentel foi uma das personalidades agraciadas “pelo seu contributo notável à cultura”.
-
Miguel Carmo e José Filipe Costa foram argumentistas n'“O Riso e a Faca”
Pesquisa
Oportunidades
Contratos de Pós-Doutoramento Marie Skłodowska-Curie
Prazo (IHC): 1 Junho 2025
Investigador/a Auxiliar — História — FCT Tenure II
Prazo: 18 Junho 2025
Professor/a Auxiliar — História da Arte — FCT Tenure III
Prazo: 12 Junho 2025
Notícias
Quintino Lopes é um dos vencedores do Prémio A. H. de Oliveira Marques
Jun 12, 2025
O artigo de Quintino Lopes, Francisco de Lacerda e Ana Simões, foi o vencedor da edição 2025.
Irene Flunser Pimentel recebe Medalha de Honra da SPA
Mai 29, 2025
Irene Flunser Pimentel foi uma das personalidades agraciadas “pelo seu contributo notável à cultura”.
O IHC esteve em Cannes!
Mai 27, 2025
Miguel Carmo e José Filipe Costa foram argumentistas n’“O Riso e a Faca”