Giulia Strippoli recebe financiamento RESTART: começa o SMS!
Abr 8, 2025 | Notícias

O projecto SMS — Shared Memories of Solidarity. An oral and visual history (Portugal 1960-1974), coordenado por Giulia Strippoli, foi seleccionado para financiamento pela FCT no âmbito do programa RESTART.
O principal objetivo do SMS é “apresentar uma história oral e visual da forma como o conceito de solidariedade influenciou a resistência ao Estado Novo português e não só”. Para tal, Giulia Strippoli vai aferir a percepção e conceptualização das compreensões da solidariedade, das práticas de solidariedade e das memórias partilhadas da solidariedade (a construção de uma memória comum).
No fundo, o projecto pretende olhar para a história contemporânea de Portugal a partir da perspectiva da solidariedade, recorrendo à história oral e às artes visuais como fontes. Isto vai permitir “interligar a esfera local ao contexto global, as histórias individuais aos movimentos colectivos, a esfera íntima e afectiva ao nível político e ao quadro ideológico, o micro-universo da subjectividade ao nível macro das mudanças económicas, políticas e culturais”.
Giulia Strippoli foi uma das quatro investigadoras da área das Ciências Sociais e Humanidades que viram os seus projectos aprovados na segunda edição do programa RESTART. O objectivo do programa é “promover a igualdade de género e de oportunidades através do financiamento competitivo de projectos individuais de I&D, em todos os domínios científicos, quando realizados por investigadoras ou investigadores que tenham gozado recentemente de uma licença parental, incluindo por adopção”.
Outras notícias
-
Foi uma das personalidades homenageadas pela Câmara Municipal do Porto
-
O projecto PETROSINES foi um dos seis projectos de História que receberam financiamento da FCT
-
Comunicado da equipa do projecto FILMASPORA
-
A candidatura do VINCULUM recebeu uma Menção Honrosa do Prémio da União Europeia para a Ciência Cidadã 2025
-
A obra sobre a história da indústria gráfica nacional foi galardoada com o prémio de Ouro na categoria Design...
-
O artigo de Quintino Lopes, Francisco de Lacerda e Ana Simões, foi o vencedor da edição 2025.
-
Irene Flunser Pimentel foi uma das personalidades agraciadas “pelo seu contributo notável à cultura”.
-
Miguel Carmo e José Filipe Costa foram argumentistas n'“O Riso e a Faca”
-
Exposição “Angola: Saberes em movimento” no Museu Nacional Frei Manuel do Cenáculo
-
A tese foi galardoada com o Prémio Francisco Canais Rocha para estudos sobre o movimento operário
-
Catarina Laranjeiro e Inês Vieira Gomes são as curadoras da exposição
-
A longa-metragem de ficção de José Filipe Costa vai estrear no Indie Lisboa
-
“Antes de ser independência foi luta de libertação” foi recentemente inaugurada no Museu do Aljube
-
Participou no Fórum da Sociedade Civil sobre o Combate ao Anti-Semitismo
-
Joana Dias Pereira integra o Comité Executivo da IFPH
-
SMS — Shared Memories of Solidarity foi seleccionado pela FCT
-
Comunidade na plataforma Zenodo, EU Open Research Repository e conjunto livros na OAPEN
-
Iniciativa de museologia colaborativa com Kanawayuri Marcello Kamaiurá e Auakamu Kamayurá
-
Eça de Queirós no Egipto e a Abertura do Canal de Suez
-
Conferência e exposição no Museu Municipal Santos Rocha
Pesquisa
Oportunidades
Contratos de Pós-Doutoramento Marie Skłodowska-Curie
Prazo (IHC): 1 Junho 2025
Bolsa de Investigação Pós-Doutoral — SMS
Prazo: 25 Agosto 2025
Notícias
Manuel Loff recebe Medalha de Mérito do Porto
Jul 14, 2025
Foi uma das personalidades homenageadas pela Câmara Municipal do Porto
Ricardo Noronha lidera equipa que vai estudar ‘petromodernidade’
Jul 7, 2025
O projecto PETROSINES foi um dos seis projectos de História que receberam financiamento da FCT
Comunicado sobre as Demolições no Bairro de Santa Filomena
Jul 3, 2025
Comunicado da equipa do projecto FILMASPORA