Projecto TRANSMAT termina com conferência e exposição

Mar 14, 2025 | Notícias

O projecto TRANSMAT — Materialidades transnacionais culminou, esta semana, com a conferência internacional “Decolonizing Museums and Colonial Collections. Towards a Transdisciplinary Agenda and Methods” e a inauguração da exposição “Confrontar o Legado Colonial no Museu”, ambas acolhidas pelo Museu Municipal Santos Rocha (MMSR), um dos parceiros do projecto.

A conferência contou com a participação de cerca de 70 pessoas de 18 nacionalidades, de áreas como a história, antropologia, arqueologia, património e história da arte. O objectivo foi a partilha transdisciplinar para repensar as coleções dos seus museus, nomeadamente “reimaginar os museus e as suas colecções coloniais a partir de uma perspetiva inclusiva e descolonial” — práticas e estratégias que ficam, muitas vezes, omissas nos debates. Foram palestrantes Meryem Korun (TheMuseumsLab, Museum für Naturkunde, Berlin), Mark Thurner (FLACSO–Ecuador / University of London / University of Florida), David William Aparecido Ribeiro (Museu Paulista, Universidade de São Paulo), Ciraj Rassool (University of the Western Cape) e Marta Lourenço (Museu Nacional de História Natural e Ciência / PRISC / CIUHCT, Universidade de Lisboa).

No final do primeiro dia da conferência, as/os conferencistas foram convidadas a participar activamente na inauguração da exposição “Confrontar o Legado Colonial no Museu” através da construção de novos conhecimentos e do levantamento de novas questões ao acervo apresentado. A exposição temporária — “uma exposição dentro da exposição” — é uma intervenção na sala de exposição de etnografia do MMSR, que convida quem visita a reflectir sobre a história da colecção, o seu complexo processo de construção, os intervenientes e os seus contextos, a identificação dos vários níveis de práticas culturais e científicas, o entendimento dos objectos através dos seus itinerários e dos múltiplos significados que receberam ao longo do tempo nos espaços por onde circularam.

A intervenção confronta a museografia de 2014 com parte dos resultados da investigação do projeto TRANSMAT, que se propôs documentar as colecções transnacionais de dois museus de arqueologia fundados no final do século XIX (o MMSR e o Museu Nacional de Arqueologia), onde as colecções de etnografia eram interpretadas seguindo uma prática científica ocidental, que utilizava uma narrativa colonialista e racializada. Mais do que a exposição dos objectos, apresenta a sua história e as dúvidas suscitadas pelo processo de produção de conhecimento. A exposição poderá ser visitada até 31 de Outubro.

Além das entidades parceiras do projecto TRANSMAT — o IN2PAST, o MMSR e o Museu Nacional de Arqueologia —, estas iniciativas contaram com a colaboração da Queens College da City University of New York, da Universidade de São Paulo, do Pitt Rivers Museum da Universidade de Oxford, e do TheMuseumsLab. Foram organizadas por Elisabete Pereira (coordenadora do TRANSMAT), Robert T. Nyamushosho (Queens College, City University of New York), Marília Xavier Cury (Museu de Arqueologia e Etnologia, University of São Paulo) e Lennon Mhishi (Pitt Rivers Museum, University of Oxford). A concepção da instalação teve autoria do arquitecto Miguel Figueira e dos designers José Albergaria e Chantal de La Coste.

 

 

Fotos: Elisabete Pereira e Museu Municipal Santos Rocha

 

Outras notícias

CONTACTS

Institute of Contemporary History
NOVA FCSH
Av. Berna, 26 C 1069-061 LISBOA
 Tel.: +351 21 7908300 ext. 1545
Email: ihc@fcsh.unl.pt

WORKING HOURS

Monday to Friday
10.00h - 13.00h / 14.00h - 18.00h

SEARCH

X