«O que parece é»
Jul 9, 2018 | Capítulos, Publicações
«O que parece é.» Censura e resistência no Portugal de Salazar
- Irene Flunser Pimentel
- Escrituras silenciadas: heterodoxias y disidencias en la península Ibérica y América
- José F. Forniés Casals, Paulina Numhauser e Moisés Orfali (Eds.)
- 2018
- Alcalá de Henares: Universidad de Alcalá de Henares
- Idioma: Português
- ISBN: 978-84-16978-71-7
- Páginas: —
—
Sobre o livro:
Las Escrituras Silenciadas pertenecen a ese tipo de temas primarios y esenciales que nadie niega, pues están presentes de manera persistente y clara en nuestra vida cotidiana y que por ello mismo, poseen una evidente trivialidad que atraviesa el tiempo y abarca a todas las disciplinas. Sin embargo y paradójicamente muy pocos estudiosos se han detenido a explorar todas las consecuencias que ellas tienen en sus investigaciones. Las presentes Escrituras silenciadas: heterodoxias y disidencias en la península Ibérica y América, las planteamos desde una mirada de amplio espectro, dirigida hacia todos aquellos documentos, testimonios y creaciones, que por haber sido transgresores, extravagantes, críticos, heterodoxos y disidentes, fueron silenciados, desplazados o ignorados por el poder o por aquellos entes a quienes no convenía ventilar sus indiscretas revelaciones. Hemos dedicado este libro a Henrique Urbano, (1938-2014). Colega irremplazable en el ámbito de los estudios americanistas, gran estudioso de las heterodoxias y disidencias andinas, y simpatizante a ultranza de las Escrituras Silenciadas.
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Primeiro de dois seminários de Colin Darch: será dedicado às lutas pela descolonização e reforma dos currículos de estudos africanos em África. Colocando Africanos e Afrodescendentes de Volta Dentro
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Detalhes do Evento
Primeiro de dois seminários de Colin Darch: será dedicado às lutas pela descolonização e reforma dos currículos de estudos africanos em África.
Colocando Africanos e Afrodescendentes de Volta Dentro da História:
Experiências de Descolonização Curricular na Tanzânia e na África do Sul
O objectivo deste seminário é tentar analisar as experiências de duas lutas pela “descolonização” ou reforma dos currículos para ‘estudos africanos’ que aconteceram em instituições africanas de ensino superior. Analisaremos primeiro o caso da Universidade de Dar es Salaam nas décadas de 1960 e 1970, e segundo o caso da Universidade pós-apartheid da Cidade do Cabo (UCT), no final da década de 1990. A questão fundamental é, em que deve consistir um conteúdo programático adequado para o ensino das histórias africanas, e como deve ser ensinado? Construir um currículo que satisfaça os critérios pedagógicos, políticos e científicos que lhe serão exigidos, enfrenta uma dificuldade fundamental, nomeadamente o fato indiscutível de que a própria história africana, como disciplina acadêmica, ainda não foi totalmente descolonizada. A existência de múltiplos ‘Centros de Estudos Africanos’ no hemisfério norte é testemunho do papel predominante de revistas e programas de pesquisa norte- americanos e europeias na produção e também na curadoria de conhecimentos históricos sobre a África. Além disso, mesmo em países africanos, as lutas pela reforma do currículo não têm sido necessariamente tão bem sucedidas quanto se esperava – romper com as epistemologias eurocêntricas dominantes revelou-se uma tarefa difícil.
Sobre o orador:
Colin Darch — Historiador, sociólogo e documentalista académico sul-africano, reformado desde 2014, com vasta experiência de trabalho em universidades e centros de investigação: na Etiópia (1971-1974), Tanzânia (1975-1978), Moçambique (1979-1987), Zimbabué (1987-1991) e também no Brasil (1991-1992 e 2016). Formação pós-graduada como bibliotecário e documentalista; doutorado em história da Rússia pela Escola de Análise Social e Económica da Universidade de Bradford (Reino Unido). De 1997 a 2000, trabalhou como bibliotecário e documentalista no Consórcio de Bibliotecas do Cabo (CALICO, Cidade do Cabo); de 1992 a 1997, foi Professor da Universidade do Cabo Ocidental da Cidade do Cabo; de 2000 a 2013, foi Professor na Universidade do Cabo; de 2014 a 2023, foi Investigador Associado Honorário, da Unidade de Governança Democrática e Direitos, na Universidade da Cidade do Cabo. De 2017 a 2023 foi Investigador Honorário do Conselho de Pesquisa em Ciências Humanas, na Cidade do Cabo. Das obras mais recentes, destacam-se: “Voices of Liberation: Samora Machel. Leader and Liberator in Southern Africa“, editado com David Hedges (HSRC, 2024); “A Dictionary of Mozambican History and Society“, com Amélia Neves de Souto (HSRC, 2022); e “Nestor Makhno and Rural Anarchism in Ukraine, 1917-1921” (Pluto Press, 2020).
Tempo
(Sexta-feira) 5:30 pm - 7:00 pm
Localização
NOVA FCSH, Colégio Almada Negreiros, Sala 209
Campus de Campolide da NOVA — 1099-085 Lisboa
Organizador
Instituto de História Contemporânea — Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade NOVA de Lisboacomunicacao.ihc@fcsh.unl.pt Avenida de Berna, 26C — 1069-061 Lisboa
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