
Práticas da História Nº 2
Mar 6, 2018 | 2016, Edições, Revista Práticas da História

Práticas da História – Journal on Theory, Historiography and Uses of the Past
- 2016
- Número 2
- ISSN: 2183-590X
Nota editorial:
O segundo número da revista Práticas da História: Journal on Theory, Historiography and Uses of the Past aprofunda e diversifica as questões exploradas no número anterior, abrangendo novas áreas temáticas e metodológicas de modo a alargar o exercício de discussão a que nos propusemos.
Neste sentido, secção de artigos abre com um texto de Jeffrey Barash sobre a noção de ‘memória colectiva’, no qual o autor procura discutir a relação entre tempo, memória e passado histórico. Segue-se uma análise da historiografia profissional brasileira, elaborada por João Ohara a partir dos conceitos de ‘virtude epistémica’ e ‘persona académica’ propostos por Herman Paul. O terceiro artigo, de Marcello de Assunção, aborda a confluência entre a produção historiográfica portuguesa dos anos quarenta do século XX e o discurso salazarista sobre a unidade histórica entre Brasil e Portugal, com enfoque na revista Brasília.
Em seguida, Daniel Alves examina o discurso sobre tecnologias digitais no campo das Humanidades, questionando a dimensão inovadora desse discurso bem como o contexto em que este se tem desenvolvido. Esta secção conclui com um artigo de Tomás Vallera sobre os pressupostos implícitos em estudos portugueses sobre a história da polícia.
Para além destes artigos, a revista conta ainda com cinco outros textos. Lais Pereira contribui com um ensaio que, partindo de uma análise da exposição Os Inquéritos [à Fotografia e ao Território]: Paisagem e povoamento, reflecte sobre a história das práticas fotográficas no Portugal contemporâneo. Na secção Testemunho, Fernando Rosas revisita o seu percurso historiográfico desde os anos setenta, em conversa com Luís Trindade. Publicamos ainda uma entrevista conduzida por Elisa Lopes da Silva ao historiador britânico Patrick Joyce, abordando questões como o impacto da dimensão de classe ou das suas origens irlandesas no trabalho que tem realizado. Por fim, este número contém uma recensão de Miguel Cardina ao livro Regressos Quase Perfeitos. Memórias da Guerra em Angola (de Maria José Lobo Antunes) e uma recensão de Ana Catarina Pinto ao livro Entre a Morte e o Mito: Políticas da memória da I Guerra Mundial (1918-1933) (de Sílvia Correia).
Conselho Editorial
Outras Publicações
Pesquisa
Agenda
setembro, 2025
Tipologia do Evento:
Todos
Todos
Apresentação
Ciclo
Colóquio
Conferência
Congresso
Curso
Debate
Encontro
Exposição
Inauguração
Jornadas
Lançamento
Mesa-redonda
Mostra
Open calls
Outros
Palestra
Roteiro
Seminário
Sessão de cinema
Simpósio
Workshop
- Event Name
seg
ter
qua
qui
sex
sab
dom
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30

Detalhes do Evento
Primeira edição da Conferência Anual do Instituto de História Contemporânea que promove a relação entre Grupos de Investigação e divulga a investigação do IHC para um público amplo. I
Ver mais
Detalhes do Evento
Primeira edição da Conferência Anual do Instituto de História Contemporânea que promove a relação entre Grupos de Investigação e divulga a investigação do IHC para um público amplo.
I Conferência Anual do Instituto de História Contemporânea
A Conferência do IHC é um evento de dois dias, composta por vários painéis partilhados por membros dos diferentes Grupos de Investigação do Instituto. O objetivo é duplo: desenvolver relações entre investigadores/as e investigações de diferentes grupos (tanto a nível temático como conceptual), por um lado, e abrir novos campos interdisciplinares no interior da historiografia, bem como entre esta e outras disciplinas, por outro. A Conferência Anual procura ainda dar a conhecer a investigação desenvolvida no Instituto a um público mais vasto. Nesse sentido, tem lugar no auditório da Biblioteca Nacional de Portugal.
>> Descarregar o programa (PDF)
>> Descarregar o programa com livro de resumos (PDF)
Tempo
18 (Quinta-feira) 9:00 am - 19 (Sexta-feira) 7:30 pm
Organizador
Instituto de História Contemporânea — NOVA FCSH e Universidade de Évora

Detalhes do Evento
Quinta edição do Encontro De Famalicão para o Mundo, uma iniciativa organizada por várias instituições que reúne especialistas em torno da educação patrimonial e memória ferroviária. V Encontro De
Ver mais
Detalhes do Evento
Quinta edição do Encontro De Famalicão para o Mundo, uma iniciativa organizada por várias instituições que reúne especialistas em torno da educação patrimonial e memória ferroviária.
V Encontro De Famalicão para o Mundo… de comboio há 150 anos!
Assinalando os 150 anos da Linha do Minho e da chegada do comboio a Vila Nova de Famalicão, o V Encontro “De Famalicão para o Mundo … de comboio há 150!“, organizado no âmbito do programa educativo e cultural municipal “De Famalicão para o Mundo”, pretende promover a educação patrimonial, a preservação da memória ferroviária e o envolvimento das comunidades. É uma oportunidade para reforçar a identidade colectiva e o sentido de pertença em torno de um legado que moldou o território e a mobilidade nacional.
Este encontro visa dotar os professores e o público em geral de conhecimentos necessários para a compreensão e reflexão critica sobre os diversos momentos, desde o século XIX até à actualidade, e analisar os registos de cuidada sensibilidade, numa relação com as vivências e memórias dos transportes e as suas consequências, que ficam plasmados nas obras de arte (em particular a pintura e a azulejaria das estações). Pretende ainda fomentar a construção de instrumentos pedagógicos e didácticos, relacionados com os conteúdos curriculares, para reforçar as aprendizagens e a identidade dos alunos, ao integrar a história local num contexto nacional e universal.
Não ficando apenas no passado, mas olhando o futuro, inclui uma conferência de encerramento que perspectivará o impacto da alta velocidade na região do Minho.
Realiza-se a 19 e 20 de Setembro de 2025, no Museu Nacional Ferroviário – Núcleo de Lousado, com inscrição obrigatória até dia 17 de setembro de 2025.
🔗 Inscrição para docentes (formação acreditada) neste link.
🔗 Inscrição geral neste link.
Coordenação científica
- Arminda Ferreira (CMVNF)
- Luís Alberto Alves (CITCEM — FLUP)
- Cláudia Ninhos (IHC — NOVA FCSH / IN2PAST)
- Filipa Sousa Lopes (IHC — NOVA FCSH / IN2PAST)
- Cristina Clímaco (LER – Universidade Paris 8)
- António Gonçalves (Galeria Municipal Ala da Frente)
- Miguel Barros (APH)
- Aurora Marques (CFAEVNF)
Tempo
19 (Sexta-feira) 2:00 pm - 20 (Sábado) 6:30 pm
Localização
Museu Nacional Ferroviário, Núcleo Museológico de Lousado
Largo da Estação, 2 — 4760-626 Lousado
Organizador
Várias instituições
Notícias
IHC regressa à Noite Europeia dos Investigadores em Évora
Set 12, 2025
O IHC vai novamente participar na NEI com quatro actividades para todas as idades
Práticas da História celebra 10 anos
Jul 24, 2025
O primeiro número da revista foi publicado em Julho de 2015
José Neves integra nova Direcção da FCSH
Jul 21, 2025
Foi nomeado Sub-Director para o Planeamento e Infraestruturas