
Da Organização da Ciência à Política Científica em Portugal 1910-1974
Dez 2, 2017 | Livros, Publicações

Da Organização da Ciência à Política Científica em Portugal 1910-1974 – A Emergência da Junta Nacional de Investigação Científica e Tecnológica
- Tiago Brandão
- 2017
- Lisboa: Caleidoscópio
- ISBN: 9789896583330
- Idioma: Português
- 648 pp.
A centralidade que a Ciência e a Tecnologia foram assumindo nas sociedades industrializadas é visivelmente uma das principais novidades do século XX, pelo que a importância do trajecto histórico da política científica e tecnológica nas sociedades contemporâneas, tanto para a história da ciência como para a história do século XX, é, à luz dos nossos dias, inequívoca.
Este livro é um trabalho de inestimável valor e rigor histórico para valorizar a memória de um período ainda insuficientemente compreendido da história da política científica e tecnológica em Portugal e um contributo importante para a análise das condições políticas e culturais da evolução da ciência em Portugal.
Trata-se, pois, de um marco na construção da história da política de ciência e tecnologia em Portugal, permitindo recuperar a nossa memória sobre a génese dessas políticas e o atraso crónico que caracterizou Portugal até há poucos anos.
Outras Publicações
Pesquisa
Agenda
outubro, 2025
Tipologia do Evento:
Todos
Todos
Apresentação
Ciclo
Colóquio
Conferência
Congresso
Curso
Debate
Encontro
Exposição
Inauguração
Jornadas
Lançamento
Mesa-redonda
Mostra
Open calls
Outros
Palestra
Roteiro
Seminário
Sessão de cinema
Simpósio
Workshop
- Event Name
seg
ter
qua
qui
sex
sab
dom
-
-
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

Detalhes do Evento
A reedição do livro de Paula Godinho vai ser apresentado em Vila Franca de Xira, no Museu do Neo-Realismo, por Diana Andringa.
Ver mais
Detalhes do Evento
A reedição do livro de Paula Godinho vai ser apresentado em Vila Franca de Xira, no Museu do Neo-Realismo, por Diana Andringa.
Memórias da Resistência Rural no Sul – Couço (1958-1962)
Esta é uma reedição parcial da tese de doutoramento da autora, com um trabalho de campo feito durante no Couço e em diversos arquivos.
Couço, Sul de Portugal. Numa povoação com uma história de resistência à ditadura e ao latifúndio, Paula Godinho interroga os mecanismos de transmissão de memória e a sua capacidade mobilizadora, sob o pano de fundo das classes sociais e da luta entre elas. Entre a antropologia e a história, a autora acompanha as rotinas de resistência, os momentos de acesa conflitualidade e de tremenda repressão, que tiveram como protagonistas as mulheres e os homens do Couço, no concelho de Coruche, entre as eleições presidenciais de 1958 e as lutas pelo horário de oito horas, em 1962
A sessão conta com a presença da autora, do editor, António Baptista Lopes, de António Mota Redol, em representação da Associação Promotora do Museu do Neo-Realismo e de David Santos, Diretor Científico do Museu do Neo-Realismo, e apresentação por Diana Andringa.
Mais informações sobre o livro
Tempo
(Sábado) 4:00 pm - 5:30 pm
Organizador
Âncora Editora e Museu do Neo-Realismo
Notícias
António Borges Coelho — In Memoriam
Out 18, 2025
Nota de pesar das Direcções do IHC, IEM e CHAM
Cristina Nogueira — In Memoriam
Out 11, 2025
Nota de pesar pelo falecimento da investigadora Cristina Nogueira
Quintino Lopes convidado pelo ERC como revisor especializado
Out 3, 2025
Quintino Lopes foi convidado para actuar como revisor especializado no concurso ERC Consolidator Grants 2025