
O Caso da PIDE/DGS
Out 6, 2017 | Livros, Publicações

O Caso da PIDE/DGS
- Irene Flunser Pimentel
- 2017
- Lisboa: Temas e Debates
- ISBN: 9789896444600
- Idioma: Português
- 664 pp.
«O objetivo principal deste estudo é indagar de que forma decorreu o processo de desmantelamento da polícia política da ditadura de António Oliveira Salazar e Marcelo Caetano, PIDE/DGS. Por outro lado, questiona-se se perdura a memória relativamente a essa importante instituição repressiva do regime deposto no 25 de Abril de 1974. Ao assumir o presente estudo um carácter historiográfico, a aproximação histórica, cronológica e genealógica do processo de justiça transicional em Portugal será aqui privilegiada. Aqui se observa de forma desenvolvida o que se foi passando ao longo do período entre 1974 e 1976, bem como, de forma mais breve, entre este último ano e os anos 80 do século XX.
Serão ainda abrangidos alguns aspetos relacionados com a memória e a opinião pública nas diversas comemorações do 25 de Abril, para tentar detetar as diversas fases da memória do processo que desencadeou a democracia portuguesa.»
Sobre a autora
Irene Flunser Pimentel licenciou-se em História pela Faculdade de Letras da Universidade Clássica de Lisboa, em 1984. Conclui o mestrado em História Contemporânea (variante Século XX) pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, com a tese Contributos para a História das Mulheres no Estado Novo. As organizações femininas do Estado Novo (Obra das Mães pela Educação Nacional e Mocidade Portuguesa Feminina), 1936-1966.
É investigadora na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Colabora ainda em permanência, desde 1994, na revista História, da qual foi editora até final de 2001. Publicou diversos artigos de História em jornais e revistas portuguesas e estrangeiras, sobre diversas instituições do Estado Novo – organizações femininas e de juventude, polícia política -, a Segunda Guerra Mundial, o nacional-socialismo alemão e o Holocausto, entre outros temas. Colaborou em enciclopédias, dicionários e obras conjuntas. Participou em exposições, colaborou em documentários e programas de rádio e televisão e intervém regularmente em colóquios, conferências e seminários. É autora dos seguintes livros: História das Organizações Femininas do Estado Novo, «Textos relativos a Portugal» in Contai aos Vossos Filhos. Um Livro sobre o Holocausto na Europa, 1933-1945, de Stéphane Bruchfeld e Paul A. Levine, Fotobiografia de Manuel Gonçalves Cerejeira, Fotobiografia de José Afonso e A PIDE/DGS, 1945-1974.
Outras Publicações
Pesquisa
Agenda
janeiro, 2026
Tipologia do Evento:
Todos
Todos
Apresentação
Ciclo
Colóquio
Conferência
Congresso
Curso
Debate
Encontro
Exposição
Inauguração
Jornadas
Lançamento
Mesa-redonda
Mostra
Open calls
Outros
Palestra
Roteiro
Seminário
Sessão de cinema
Simpósio
Workshop
- Event Name
seg
ter
qua
qui
sex
sab
dom
-
-
-
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

Detalhes do Evento
Sessão sobre história pública e o ensino da história com Arthur Chapman, professor de Educação em História na University College London. School and Public History: Challenges and Opportunities Sessão sobre
Ver mais
Detalhes do Evento
Sessão sobre história pública e o ensino da história com Arthur Chapman, professor de Educação em História na University College London.
School and Public History: Challenges and Opportunities
Sessão sobre história pública e ensino da história intitulada “School and Public History: challenges and opportunities” com Arthur Chapman, professor de Educação em História e coordenador do Departamento de Currículo, Pedagogia e Avaliação Faculty of Education and Society of University College, London.
Arthur Chapman tem trabalhado sobre o ensino e a aprendizagem de História em contextos educativos formais e informais e, também, sobre questões relacionadas com a pedagogia da história na história pública, na cultura contemporânea e na teoria da história. É Editor-chefe do History Education Research Journal, Editor Executivo da Teaching History e editor de série da colecção de livros Knowledge and the Curriculum da UCL Press e do International Review of History Education. É vice-presidente da History Educator’s International Research Network (HEIRNET) e coordenador do History in Education Special Interest Group do Instituto de Educação da faculdade onde trabalha. É Vice-Presidente do Conselho Consultivo Científico do Observatório sobre o Ensino de História na Europa (Conselho da Europa) e foi, durante vários anos, Subdiretor da Public History Weekly. Contribui frequentemente para discussões internacionais sobre educação histórica e tem sido investigador visitante no Brasil, Canadá, Chile, Japão, Portugal, Taiwan, Singapura, Espanha e Suécia, entre outros.
ENTRADA LIVRE
Tempo
(Terça-feira) 3:00 pm - 5:00 pm
Organizador
Instituto de História Contemporânea da Universidade NOVA de Lisboa e Universidade de Évora
Notícias
Ana Cristina Martins na Academia Internacional da Cultura Portuguesa
Jan 26, 2026
Vai tomar posse como como Académica de Número
Proença-a-Nova é o primeiro parceiro do programa ‘O Governo de Todos Nós’
Jan 23, 2026
A cidade beirã aderiu ao desafio lançado pelo IHC em Novembro do ano passado
IHC acolhe onze novos contratos permanentes
Jan 21, 2026
Esforço desenvolvido pelo IHC para a consolidação de carreiras científicas








































































































































































































































