
Grandes Mistérios da História de Portugal
Jul 5, 2019 | Livros, Publicações

Grandes Mistérios da História de Portugal
- Fátima Mariano
- 2019
- Lisboa: Contraponto Editores
- ISBN: 9789896662011
- Idioma: Português
- 224 p.
Há inúmeros factos da História de Portugal que toda a gente conhece, mas há também muitos acontecimentos desconhecidos e envoltos em mistério. Pouca gente ouviu falar de uma rainha de Portugal chamada Mecía Lopes de Haro e muito menos do facto de ela ter casado com um primo, perdido os seus direitos reais e ter sido raptada. Quantos sabem que existiu, até ao século xix, um microestado entre a Galiza e Trás-os-Montes, equiparável a Andorra? Ou que tivemos um rei incestuoso e bígamo, que por isso foi excomungado? E quem conhece a história dos cinco falsos D. Sebastião? Misteriosíssima foi também a chegada a Portugal de uma fera nunca vista, uma ganda, que o rei D. Manuel I juntou em duelo com um dos seus elefantes, antes de «a bicha monstruosa» acabar afogada em França e empalhada em Itália.
Na História de Portugal, há também, e poucos o sabem, espaço para um marinheiro valente, soldado destemido, cavaleiro terrível… que era uma mulher. Quem sabe que foi um português que criou o primeiro código de conduta para piratas? Que nos anos 1970 um navio português foi encontrado ao largo da costa de Moçambique sem nenhum dos seus 24 tripulantes? E que o fuzilamento do último português condenado à morte não foi noticiado pela imprensa? Ou ainda que um mercenário português conseguiu fundar o seu próprio reino na Ásia?
Episódios controversos, lendas e histórias reais: estes são alguns dos Grandes Mistérios da História de Portugal.
Sobre a autora:
Fátima Mariano nasceu em Lisboa, em 1975. Licenciada em Ciências da Comunicação, mestre e doutora em História Contemporânea, é jornalista desde 1997 e investigadora do Instituto de História Contemporânea da NOVA FCSH desde 2011. Trabalhou como jornalista no Diário de Notícias e no Jornal de Notícias. Em Maio de 2018, fundou o jornal digital Os Bichos. Ganhou por duas vezes o Prémio de Jornalismo do Hospital Veterinário Montenegro (2011 e 2012) e o Prémio da Comissão Nacional para as Comemorações do Centenário da República – Programa de edição de tese e dissertações (2011). É autora do livro As Mulheres e a I República.
Outras Publicações
Pesquisa
Agenda
setembro, 2026
Tipologia do Evento:
Todos
Todos
Apresentação
Ciclo
Colóquio
Conferência
Congresso
Curso
Debate
Encontro
Exposição
Inauguração
Jornadas
Lançamento
Mesa-redonda
Mostra
Open calls
Outros
Palestra
Roteiro
Seminário
Sessão de cinema
Simpósio
Workshop
- Event Name
seg
ter
qua
qui
sex
sab
dom
-
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
Não Existem Eventos
Notícias
IHC na Noite Europeia dos Investigadores em Évora
Set 18, 2026
25 de Setembro, na Praça 1.º de Maio, das 17 às 22h
IHC renova os seus Órgãos Sociais e Coordenações
Set 15, 2026
Rui Lopes é o novo Presidente da Direcção do IHC
PHONLAB dá origem a exposição permanente na Universidade de Coimbra
Set 10, 2026
‘Ala Armando de Lacerda’ é inaugurada a 17 de Setembro









































































































































































































































