
Carlos Freire de Andrade
Mar 28, 2019 | Capítulos, Publicações

Carlos Freire de Andrade
- José Manuel Brandão & Vanda Santos
- Dicionário Quem é Quem na Museologia Portuguesa
- Emília Ferreira, Joana d’Oliva Monteiro & Raquel Henriques da Silva (Coords.)
- 2019
- Lisboa: Instituto de História da Arte da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas/NOVA
- Idioma: Português
- ISBN: 978‑989‑54405‑0‑4
- 17-19 p.
Excerto:
Lisboa, 1893 – Lisboa, 1956
Carlos Bento Freire de Andrade cursou Eletrotecnia (1911 -1914) no novel Instituto Superior Técnico, partindo depois para Londres, para continuar os estudos em Engenharia de Minas e em Geologia, diplomando-se na Royal School of Minese no Imperial College of Science and Technology (Ferreira, 1957, 471; Assunção, 1956, 153).
Sobre o livro:
O Dicionário Quem é Quem na Museologia Portuguesa, acessível no site do Instituto de História de Arte da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (IHA—FCSH/NOVA), é um projeto em curso da linha de investigação Estudos de Museus. Como objetivo fundamental, propõe-se facultar uma visão abrangente, um conhecimento preciso e uma valorização atualizada das personalidades ligadas à museologia portuguesa, atuantes em diferentes tipologias científicas. Visa contribuir, também, para uma mais ampla compreensão da história dos museus e da museologia. Inscrita na tipologia de iha-seed-projects (micro-projetos), uma das linhas estruturais estratégicas do IHA—FCSH/NOVA, aposta nas virtualidades da publicação online em acesso aberto, potenciadora de uma proveitosa interação entre utilizadores e recursos, em permanente atualização. O primeiro volume do Dicionário é dedicado a personalidades da museologia portuguesa que desenvolveram a sua atividade entre o século XVIII e os anos 1960. Esta delimitação temporal é meramente operativa e conjuntural: entendeu-se que é necessária maior distância cronológica para se estudar o impacto das ações e das contribuições teóricas e profissionais dos biografados que estão ainda em atividade ou deixaram de estar em tempos muito recentes. No entanto, considera-se que a continuação do projeto permitirá agendar a sua indispensável atualização
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julho, 2025
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Sessões de discussão pública dos projectos de tese em curso no programa doutoral em História e Filosofia da Ciência da Universidade de Évora. Discussão pública dos Projectos e das
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Sessões de discussão pública dos projectos de tese em curso no programa doutoral em História e Filosofia da Ciência da Universidade de Évora.
Discussão pública dos Projectos e das Teses de Doutoramento em História e Filosofia da Ciência
Sessões de discussão pública dos projectos de tese em curso no programa doutoral em História e Filosofia da Ciência da Universidade de Évora.
Programa:
10 Julho 2025
14h30 – ABERTURA – Comissão de Curso: Maria de Fátima Nunes, Sara Albuquerque e Elisabete Pereira
15h00 – MODERAÇÃO – Elisabete Pereira
Sofia Borges – Cultura material na vida ao ar livre – as coleções de equipamento de campanha das missões científicas em África e do campismo em Portugal durante o regime do Estado Novo
Teresa Lança – Do inventário ao museu: o caso de Ernesto Soares (1887-1966)
Patrícia Batista – Portugal no Brasil: Museus como espaço de produção de conhecimento científico e identidades (1808-1900) – discursos desconstruídos
João Caia – Construção da Egiptologia e das Coleções Egípcias em Portugal (1850-1930): cultura e poder no colecionismo transnacional da “família real”
11 Julho 2025
9h00 – MODERAÇÃO – Maria de Fátima Nunes
Ana Margarida Ferreira– Arqueologia comparativa em museus de finais do século XIX e inícios do século XX: o Museu Municipal da Figueira da Foz como estudo de caso
Carlos Batista – A imagem fotográfica na Arqueologia em Portugal (1850-1950): processos de construção de conhecimento, práticas e atores
João Barreira– Desvendar o Museu Rainha Dona Leonor. Biografia de uma instituição (1918-1982)
Manuela de Deus – A ação de D. Fr. Manuel do Cenáculo no Alentejo: colecionismo arqueológico, redes de colaboradores, sítios e objetos
10h30 – Intervalo para café
11h00 – MODERAÇÃO – Sara Albuquerque
Jacqueline Souza – De Instituto de Antropologia a Museu Câmara Cascudo Trajetórias Científicas no Rio Grande do Norte, Brasil (1950-2010)
Cristina Marques – O Instituto Superior Técnico e a Internacionalização de Escolas Universitárias. Políticas Científicas e Práticas Laboratoriais (1945-1974)
José Caetano – O surgimento da regulação alimentar em Portugal: leis e modelos de regulação baseada em Ciência (1850–1928)
12h30 – Almoço
14h00 – SESSÃO PROJETOS DE TESE 2024/2025 – Comentadora: Maria Luísa Sousa (CIUHCT — NOVA FCT)
Fernando Ruas – Thought Experiments as Artifactual Abstract Objects/As Experiências de Pensamento como Objectos Artefactuais Abstractos
Diana Carvalho – Sustentabilidade e museus em contexto de crise climática. Um projeto para a bacia do Tejo
Maria Figueira – Exposições, coleções coloniais e suas (in)visibilidades (1884-1940). Construção e disseminação de conhecimentos em museus portugueses: uma perspetiva comparativa e transnacional
15h30 – Intervalo para café
16h00
Rita Sá Marques – As coleções africanas do Museu Nacional de Etnologia. O caso de António Carreira
Nuno Silas – Revisiting colonial collections and cultural heritage in the post-colonial context: Slave trade memories in ethnographic collections in Mozambique, Portugal, Germany
Sandra Pereira – Aproveitamento Sustentável do Património Industrial no Alentejo: Identidade, Preservação e Economia
>> Descarregar o programa (PDF) <<
Tempo
10 (Quinta-feira) 2:30 pm - 11 (Sexta-feira) 6:00 pm
Organizador
Universidade de Évorauevora@uevora.pt Largo dos Colegiais, 2 — 7000-803 Évora

Detalhes do Evento
Curso integrado na edição 2025 da Escola de Verão da NOVA FCSH, onde se articulam conteúdos científicos com a história cultural e simbólica das plantas. ONLINE
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Detalhes do Evento
Curso integrado na edição 2025 da Escola de Verão da NOVA FCSH, onde se articulam conteúdos científicos com a história cultural e simbólica das plantas. ONLINE
Botânica e Arte
Docente: Luís Mendonça de Carvalho
Datas e Horários: 10 a 25 de Julho | Dias 10, 11, 16, 17, 18, 23 e 24 de Julho, das 18h00 às 21h00; Dia 25 de Julho, das 18h00 às 22h00
Duração: 25h | 2 ECTS
Modalidade: online
Acreditação: Professores dos grupos: 230, 240, 400, 520, 600.
Objectivos:
- Conhecer o corpo das plantas;
- Desenvolver o conhecimento do uso cultural as plantas em Portugal, na região mediterrânica e no Extremo Oriente;
- Incentivar o diálogo entre botânica, história da arte e práticas visuais;
- Valorizar o património natural e cultural associado às plantas;
- Estimular a criatividade e o pensamento crítico;
- Proporcionar uma experiência formativa interdisciplinar que contribua para a literacia científica e estética dos/as participantes, alinhada com os objectivos formativos e culturais da Escola de Verão da FCSH.
Programa resumido:
O curso propõe uma abordagem interdisciplinar entre a Botânica e a Arte, articulando conteúdos científicos com a história cultural e simbólica das plantas. A estrutura da acção distribui-se por sessões teóricas (online), organizadas em torno dos seguintes eixos temáticos:
- Botânica clássica e aplicada;
- O corpo das plantas;
- Metabolismo das plantas;
- Uso cultural das plantas;
- Actividades reflexivas.
🔗 Mais informações e inscrições
Tempo
(Quinta-feira) 6:00 pm - 9:00 pm
Localização
Link a divulgar aos alunos e alunas
Organizador
Instituto de História Contemporânea — NOVA FCSH e Centro Luís Krus — Formação ao Longo da Vidaclk.flv@fcsh.unl.pt Avenida de Berna, 26-C — 1069-061 Lisboa
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