
Educação de Jovens e Adultos da Classe Trabalhadora Brasileira
Dez 1, 2017 | Livros, Publicações

Educação de Jovens e Adultos da classe trabalhadora brasileira. “Novos” projetos e antigas disputas
- Maria Inês Bomfim & Sonia Maria Rummert (Orgs.)
- 2017
- Curitiba: Editora CRV
- ISBN: 978-85-444-1814-7
- Idioma: Português
- 168 pp.
Educação de Jovens e Adultos da classe trabalhadora brasileira. “Novos” projetos e antigas disputas é mais um denso e rigoroso trabalho de pesquisas com que o Grupo EJA Trabalhadores da Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense nos presenteia. Situado no campo crítico, o grupo proporciona reflexões sobre as particularidades das políticas de educação de jovens e adultos, porém, articuladas organicamente na totalidade das políticas públicas da educação brasileira e na natureza e dinâmica da relação social e de produção capitalistas. Condensadas nas múltiplas, velhas e novas determinações próprias de uma formação social profundamente desigual, como a brasileira, as pesquisas revelam as relações de poder nas políticas de educação da classe trabalhadora, tal como elas são, e não como se apresentam na sua imediaticidade.
Com rigor conceitual e densidade teórica, o conjunto desta obra indica as contradições e mediações em aspectos fundantes das relações sociais capitalistas e, em particular, nas políticas públicas de educação da classe trabalhadora. Uma leitura obrigatória, sobretudo, para aqueles que defendem a educação pública articulada à luta por uma nova relação social e humana. Como o Grupo EJA Trabalhadores afirma: “Retomar […] a discussão sobre as possibilidades formativas de jovens e adultos da classe trabalhadora, visando a superar nosso atual padrão societário, permanece como prioridade na luta pela igualdade real que almejamos”.
Parabéns pela década de luta em prol da educação dos trabalhadores!
Vânia Cardoso da Motta
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julho, 2025
Tipologia do Evento:
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Sessões de discussão pública dos projectos de tese em curso no programa doutoral em História e Filosofia da Ciência da Universidade de Évora. Discussão pública dos Projectos e das
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Sessões de discussão pública dos projectos de tese em curso no programa doutoral em História e Filosofia da Ciência da Universidade de Évora.
Discussão pública dos Projectos e das Teses de Doutoramento em História e Filosofia da Ciência
Sessões de discussão pública dos projectos de tese em curso no programa doutoral em História e Filosofia da Ciência da Universidade de Évora.
Programa:
10 Julho 2025
14h30 – ABERTURA – Comissão de Curso: Maria de Fátima Nunes, Sara Albuquerque e Elisabete Pereira
15h00 – MODERAÇÃO – Elisabete Pereira
Sofia Borges – Cultura material na vida ao ar livre – as coleções de equipamento de campanha das missões científicas em África e do campismo em Portugal durante o regime do Estado Novo
Teresa Lança – Do inventário ao museu: o caso de Ernesto Soares (1887-1966)
Patrícia Batista – Portugal no Brasil: Museus como espaço de produção de conhecimento científico e identidades (1808-1900) – discursos desconstruídos
João Caia – Construção da Egiptologia e das Coleções Egípcias em Portugal (1850-1930): cultura e poder no colecionismo transnacional da “família real”
11 Julho 2025
9h00 – MODERAÇÃO – Maria de Fátima Nunes
Ana Margarida Ferreira– Arqueologia comparativa em museus de finais do século XIX e inícios do século XX: o Museu Municipal da Figueira da Foz como estudo de caso
Carlos Batista – A imagem fotográfica na Arqueologia em Portugal (1850-1950): processos de construção de conhecimento, práticas e atores
João Barreira– Desvendar o Museu Rainha Dona Leonor. Biografia de uma instituição (1918-1982)
Manuela de Deus – A ação de D. Fr. Manuel do Cenáculo no Alentejo: colecionismo arqueológico, redes de colaboradores, sítios e objetos
10h30 – Intervalo para café
11h00 – MODERAÇÃO – Sara Albuquerque
Jacqueline Souza – De Instituto de Antropologia a Museu Câmara Cascudo Trajetórias Científicas no Rio Grande do Norte, Brasil (1950-2010)
Cristina Marques – O Instituto Superior Técnico e a Internacionalização de Escolas Universitárias. Políticas Científicas e Práticas Laboratoriais (1945-1974)
José Caetano – O surgimento da regulação alimentar em Portugal: leis e modelos de regulação baseada em Ciência (1850–1928)
12h30 – Almoço
14h00 – SESSÃO PROJETOS DE TESE 2024/2025 – Comentadora: Maria Luísa Sousa (CIUHCT — NOVA FCT)
Fernando Ruas – Thought Experiments as Artifactual Abstract Objects/As Experiências de Pensamento como Objectos Artefactuais Abstractos
Diana Carvalho – Sustentabilidade e museus em contexto de crise climática. Um projeto para a bacia do Tejo
Maria Figueira – Exposições, coleções coloniais e suas (in)visibilidades (1884-1940). Construção e disseminação de conhecimentos em museus portugueses: uma perspetiva comparativa e transnacional
15h30 – Intervalo para café
16h00
Rita Sá Marques – As coleções africanas do Museu Nacional de Etnologia. O caso de António Carreira
Nuno Silas – Revisiting colonial collections and cultural heritage in the post-colonial context: Slave trade memories in ethnographic collections in Mozambique, Portugal, Germany
Sandra Pereira – Aproveitamento Sustentável do Património Industrial no Alentejo: Identidade, Preservação e Economia
>> Descarregar o programa (PDF) <<
Tempo
10 (Quinta-feira) 2:30 pm - 11 (Sexta-feira) 6:00 pm
Organizador
Universidade de Évorauevora@uevora.pt Largo dos Colegiais, 2 — 7000-803 Évora

Detalhes do Evento
Curso integrado na edição 2025 da Escola de Verão da NOVA FCSH, onde se articulam conteúdos científicos com a história cultural e simbólica das plantas. ONLINE
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Detalhes do Evento
Curso integrado na edição 2025 da Escola de Verão da NOVA FCSH, onde se articulam conteúdos científicos com a história cultural e simbólica das plantas. ONLINE
Botânica e Arte
Docente: Luís Mendonça de Carvalho
Datas e Horários: 10 a 25 de Julho | Dias 10, 11, 16, 17, 18, 23 e 24 de Julho, das 18h00 às 21h00; Dia 25 de Julho, das 18h00 às 22h00
Duração: 25h | 2 ECTS
Modalidade: online
Acreditação: Professores dos grupos: 230, 240, 400, 520, 600.
Objectivos:
- Conhecer o corpo das plantas;
- Desenvolver o conhecimento do uso cultural as plantas em Portugal, na região mediterrânica e no Extremo Oriente;
- Incentivar o diálogo entre botânica, história da arte e práticas visuais;
- Valorizar o património natural e cultural associado às plantas;
- Estimular a criatividade e o pensamento crítico;
- Proporcionar uma experiência formativa interdisciplinar que contribua para a literacia científica e estética dos/as participantes, alinhada com os objectivos formativos e culturais da Escola de Verão da FCSH.
Programa resumido:
O curso propõe uma abordagem interdisciplinar entre a Botânica e a Arte, articulando conteúdos científicos com a história cultural e simbólica das plantas. A estrutura da acção distribui-se por sessões teóricas (online), organizadas em torno dos seguintes eixos temáticos:
- Botânica clássica e aplicada;
- O corpo das plantas;
- Metabolismo das plantas;
- Uso cultural das plantas;
- Actividades reflexivas.
🔗 Mais informações e inscrições
Tempo
(Quinta-feira) 6:00 pm - 9:00 pm
Localização
Link a divulgar aos alunos e alunas
Organizador
Instituto de História Contemporânea — NOVA FCSH e Centro Luís Krus — Formação ao Longo da Vidaclk.flv@fcsh.unl.pt Avenida de Berna, 26-C — 1069-061 Lisboa
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