
Do romantismo revolucionário à política real
Nov 22, 2017 | Capítulos, Publicações

Do romantismo revolucionário à política real: a revolução portuguesa de 1974-1975
- Maria Inácia Rezola
- Depois dos cravos: liberdades e independências
- Leandro Pereira Gonçalves e Marçal de Menezes Paredes (Orgs.)
- 2017
- Porto Alegre: EDIPUCRS
- Idioma: Português
- ISBN: 9788539710140
- Páginas: 11-41
Sobre o livro:
O foco de Depois dos Cravos: liberdades e independências não está na pura efeméride, mas no processo em larga escala desdobrado pelo 25 Abril de 1974 e transcorrido ao longo de 1975 (até o 25 de Novembro). Vai além, entretanto: do findar de uma das mais longevas ditaduras do Ocidente ao final do último império colonial europeu na África; das dinâmicas do Verão Quente ao braço de força geopolítico da Guerra Fria; das complexas transições políticas ao nascimento de novos Estados nacionais; da catarse social própria dos processos revolucionários às disputas em torno de suas hermenêuticas e memórias políticas. Os significados de Abril transcendem a escala portuguesa. O que motivou a organização deste livro foi, justamente, lançar um olhar desde o Brasil e problematizar, com a contribuição de grandes especialistas, o curso dos acontecimentos posteriores à Revolução dos Cravos, e quem sabe ainda receber algum cheirinho de alecrim!
Outras Publicações
Pesquisa
Agenda
março, 2026
Tipologia do Evento:
Todos
Todos
Apresentação
Ciclo
Colóquio
Conferência
Congresso
Curso
Debate
Encontro
Exposição
Inauguração
Jornadas
Lançamento
Mesa-redonda
Mostra
Open calls
Outros
Palestra
Roteiro
Seminário
Sessão de cinema
Simpósio
Workshop
- Event Name
seg
ter
qua
qui
sex
sab
dom
-
-
-
-
-
-
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

Detalhes do Evento
Conferência que tem como objectivo colocar o olhar sobre o mundo a partir das fronteiras, entre a Europa e o Mercosul, balançando entre o infinitamente pequeno e o infinitamente grande.
Ver mais
Detalhes do Evento
Conferência que tem como objectivo colocar o olhar sobre o mundo a partir das fronteiras, entre a Europa e o Mercosul, balançando entre o infinitamente pequeno e o infinitamente grande.
Um Mundo Comum: Fronteiras, cooperação e segurança na EU e no Mercosul
O objectivo desta conferência, que reúne cientistas sociais de várias proveniências disciplinares, é colocar o olhar sobre o mundo a partir das fronteiras, entre a Europa e o Mercosul, balançando entre o infinitamente pequeno, detalhado e etnográfico, e o infinitamente grande, mundial, de repercussões múltiplas, entre o que se evidencia e o que pode vir a ser. Se o futuro é mais do que o provável, nesta conferência debatemos realidades actuais e horizontes de possibilidades, em tempos e escalas diversas.
Uma iniciativa do IHC e do projecto BORES, da Universidade Complutense de Madrid, com cientistas convidadas.
>> Programa da conferência (PDF) <<
Tempo
12 (Quinta-feira) 10:00 am - 13 (Sexta-feira) 5:00 pm
Organizador
Instituto de História Contemporânea — Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade NOVA de Lisboa e Universidad Complutense de Madrid
Notícias
VINCULUM — Um fim e um novo começo
Fev 24, 2026
A FCSH acolheu a a sessão de encerramento do projecto VINCULUM
Em Março, Lisboa é a Capital da Intriga Internacional
Fev 21, 2026
Entre 2 e 31 de Março, na Cinemateca Portuguesa
Anita Buhin está em missão de investigação em Itália
Fev 20, 2026
É Investigadora Visitante no CAST da Universidade de Bolonha








































































































































































































































