Circuitos pela tardia industrialização portuguesa

Jun 28, 2018 | Capítulos, Publicações

Circuitos pela tardia industrialização portuguesa: Lisboa entre dois mundos

  • Susana Domingues & Sandra Marques
  • Patrimonialização e Sustentabilidade do Património: Reflexão e Prospectiva [Documento electrónico]
  • Graça Filipe, José Vale & Inês Castaño (Coords.)
  • 2018
  • Lisboa: Instituto de História Contemporânea da Universidade NOVA de Lisboa
  • Idioma: Português
  • ISBN: 978-989-98388-4-0
  • Páginas: 371-384

Os roteiros culturais assumem-se hoje como uma ferramenta que aproxima públicos e patrimónios. O mesmo sucede para o património industrial. Importantes meios de conhecimento e fruição permitem, simultaneamente, que os espaços que se encontrem à nossa volta adquiram uma espessura diversa. O envolvimento das populações locais, sensibilizando-as para esta temática é um caminho a percorrer, uma vez que só se pode proteger aquilo que se conhece. Por outro lado, convocar antigos trabalhadores (técnicas, artefactos e saberes) garante a perpetuação de uma determinada cultura técnica.
Neste sentido, o território transforma-se numa enorme potencialidade, nomeadamente o de Lisboa. Espera-se que os roteiros de património industrial do eixo Alcântara-Belém e do eixo Oriental da cidade a desenvolver, num primeiro momento, possam contemplar a visita a antigas fábricas, seus escritórios, bairros operários ou outras estruturas sociais existentes, ou então já a alguns museus resultantes da descativação de muitas destas unidades produtivas.
Trata-se de um projeto piloto aplicado a Lisboa, que se pretende, a longo prazo, ser alargado a todo o território nacional. Estão, assim, previstas várias parcerias essenciais para atingir os objetivos acima propostos: instituições de poder (locais ou de poder central), comerciantes locais, associações recreativas e culturais ligadas a bairro operários e museus.

Palavras-chave:
Património Industrial, Arquitetura Industrial, Cultura técnica, Museologia

Mais informações sobre o livro

Outras Publicações

Todas
Livros
Capítulos
Artigos
Outras publicações

CONTACTOS

Instituto de História Contemporânea Faculdade de Ciências Sociais e Humanas Universidade NOVA de Lisboa   //   Av. Berna, 26 C 1069-061 LISBOA   //   Tel.: +351 21 7908300 ext. 1545   //   Email: ihc@fcsh.unl.pt

HORÁRIO

2.ª a 6.ª feira 10.00h - 13.00h // 14.00h - 18.00h

Pesquisa

Share This
X