O Afundamento do Caça-minas Roberto Ivens
Nov 20, 2018 | Capítulos, Publicações
O Afundamento do Caça-minas Roberto Ivens: Fontes para o seu estudo – As Versões da Imprensa, a Nota Oficiosa do Ministério da Marinha e o Diário Náutico do Rebocador Bérrio
- Paulo Costa
- A Marinha Portuguesa na Grande Guerra (1916-1918). O afundamento do caça-minas Roberto Ivens
- Carlos Valentim & Paulo Costa (Coords.)
- 2018
- Lisboa: Comissão Cultural de Marinha
- Idioma: Português
- ISBN: 978-989-8159-83-0
- Depósito legal: 449947/18
- 97-104 p.
Excerto do Prefácio:
Alguns dos factos apresentados neste livro demoraram mais de 100 anos para serem relatados…
Nesta obra, para além do seu enquadramento em todo o contexto da Grande Guerra, são registados vários factos, alguns dos quais ocultados aquando do seu acontecimento: o afundamento do um navio e a perda de vidas humanas, a sua descoberta e identificação, o reavivar da sua memória e dos que nele cumpriram a sua última missão.
Este livro resulta da conjugação de várias vontades e da colaboração entre diferentes instituições, militares e civis, nas diversas actividades do projecto de investigação relacionado com o afundamento do Caça-minas Roberto Ivens.
(…)
Os autores, com a publicação deste livro, dão um contributo importante para a compreensão do afundamento do primeiro navio, facto relevante na participação da Marinha Portuguesa na Grande Guerra.
Augusto Mourão Ezequiel
Vice-Almirante REF
Diretor da Comissão Cultural de Marinha
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Primeiro de dois seminários de Colin Darch: será dedicado às lutas pela descolonização e reforma dos currículos de estudos africanos em África. Colocando Africanos e Afrodescendentes de Volta Dentro
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Detalhes do Evento
Primeiro de dois seminários de Colin Darch: será dedicado às lutas pela descolonização e reforma dos currículos de estudos africanos em África.
Colocando Africanos e Afrodescendentes de Volta Dentro da História:
Experiências de Descolonização Curricular na Tanzânia e na África do Sul
O objectivo deste seminário é tentar analisar as experiências de duas lutas pela “descolonização” ou reforma dos currículos para ‘estudos africanos’ que aconteceram em instituições africanas de ensino superior. Analisaremos primeiro o caso da Universidade de Dar es Salaam nas décadas de 1960 e 1970, e segundo o caso da Universidade pós-apartheid da Cidade do Cabo (UCT), no final da década de 1990. A questão fundamental é, em que deve consistir um conteúdo programático adequado para o ensino das histórias africanas, e como deve ser ensinado? Construir um currículo que satisfaça os critérios pedagógicos, políticos e científicos que lhe serão exigidos, enfrenta uma dificuldade fundamental, nomeadamente o fato indiscutível de que a própria história africana, como disciplina acadêmica, ainda não foi totalmente descolonizada. A existência de múltiplos ‘Centros de Estudos Africanos’ no hemisfério norte é testemunho do papel predominante de revistas e programas de pesquisa norte- americanos e europeias na produção e também na curadoria de conhecimentos históricos sobre a África. Além disso, mesmo em países africanos, as lutas pela reforma do currículo não têm sido necessariamente tão bem sucedidas quanto se esperava – romper com as epistemologias eurocêntricas dominantes revelou-se uma tarefa difícil.
Sobre o orador:
Colin Darch — Historiador, sociólogo e documentalista académico sul-africano, reformado desde 2014, com vasta experiência de trabalho em universidades e centros de investigação: na Etiópia (1971-1974), Tanzânia (1975-1978), Moçambique (1979-1987), Zimbabué (1987-1991) e também no Brasil (1991-1992 e 2016). Formação pós-graduada como bibliotecário e documentalista; doutorado em história da Rússia pela Escola de Análise Social e Económica da Universidade de Bradford (Reino Unido). De 1997 a 2000, trabalhou como bibliotecário e documentalista no Consórcio de Bibliotecas do Cabo (CALICO, Cidade do Cabo); de 1992 a 1997, foi Professor da Universidade do Cabo Ocidental da Cidade do Cabo; de 2000 a 2013, foi Professor na Universidade do Cabo; de 2014 a 2023, foi Investigador Associado Honorário, da Unidade de Governança Democrática e Direitos, na Universidade da Cidade do Cabo. De 2017 a 2023 foi Investigador Honorário do Conselho de Pesquisa em Ciências Humanas, na Cidade do Cabo. Das obras mais recentes, destacam-se: “Voices of Liberation: Samora Machel. Leader and Liberator in Southern Africa“, editado com David Hedges (HSRC, 2024); “A Dictionary of Mozambican History and Society“, com Amélia Neves de Souto (HSRC, 2022); e “Nestor Makhno and Rural Anarchism in Ukraine, 1917-1921” (Pluto Press, 2020).
Tempo
(Sexta-feira) 5:30 pm - 7:00 pm
Localização
NOVA FCSH, Colégio Almada Negreiros, Sala 209
Campus de Campolide da NOVA — 1099-085 Lisboa
Organizador
Instituto de História Contemporânea — Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade NOVA de Lisboacomunicacao.ihc@fcsh.unl.pt Avenida de Berna, 26C — 1069-061 Lisboa
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