
Um pacto de la Moncloa em Portugal?
Oct 28, 2020 | Chapters, Publications

Um pacto de la Moncloa em Portugal? [A Moncloa pact in Portugal?]
- Jorge Filipe Figueiredo Fontes
- História do Movimento Operário e Conflitos Sociais em Portugal. Atas do IV Congresso História do Trabalho, do Movimento Operário e dos Conflitos Sociais em Portugal e III Conferência do Observatório para as Condições de Trabalho e Vida [History of the Labour Movement and Social Conflicts in Portugal]
- Pamela Peres Cabreira (Org.) & Raquel Varela (Coord.)
- 2020
- Lisbon: Instituto de História Contemporânea | Colecção E-IHC
- Language: Portuguese
- ISBN: 978-989-8956-20-0
- 225-231 p.
Excerpt:
Neste capítulo, iremos abordar uma pequena parte da história da luta e concertação de classes na II República Portuguesa, nomeadamente a primeira grande tentativa de estabelecimento de um acordo de concertação social após o epílogo do processo revolucionário, avançando com algumas hipóteses para a sua não consubstanciação a exemplo do caso espanhol.
About the book:
Nos últimos decénios tem feito curso nas ciências sociais e humanas a ideia de que as sociedades teriam deixado de se organizar em torno do trabalho. Paralelamente, tem-se afirmado igualmente o fim das ideologias, do sindicalismo ou da militância. No entanto, o que a realidade nos mostra é que, ao invés da supressão do trabalho, se tem vindo a assistir antes ao crescimento do número de pessoas nele envolvidas. Nesta nova etapa de desenvolvimento do capitalismo, o trabalho não se extinguiu e o que se verifica, verdadeiramente, é que sofreu profundas transformações ao ter-se tornado, para largos setores, mais instável, multifacetado, intensificado e desvalorizado. Por conseguinte, há que redescobrir o trabalho, tornar visível o que alguns pretendem ocultar e apreender toda a sua complexidade a partir dos olhares diversos que são protagonizados pelas várias ciências, numa perspectiva inter e multidisciplinar. Por outro lado, há que evidenciar igualmente as consequências da intensificação e da desvalorização do trabalho para a saúde dos trabalhadores e as suas condições de vida, bem como as modalidades de resistência que estes lhes opõem – no presente e no passado. Esta é a abordagem deste livro, que corresponde à organização dos textos e temas apresentados no IV Congresso de História do Trabalho, do Movimento Operário e dos Movimentos Sociais em Portugal & III Conferência do Observatório para as Condições de Trabalho e Vida, realizado na cidade de Lisboa em Novembro de 2019.
Other Publications
Search
Events
dezembro, 2025
Tipologia do Evento:
Todos
Todos
Colloquium
Conference
Conference
Congress
Course
Cycle
Debate
Exhibition
Launch
Lecture
Meeting
Movie session
Open calls
Opening
Other
Presentation
Round table
Seminar
Showcase
Symposium
Tour
Workshop
- Event Name
seg
ter
qua
qui
sex
sab
dom
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

Detalhes do Evento
Meeting that aims to explore how the idea of ‘humanity’ is being unsettled, fragmented, and displaced across multiple domains. The Crises of the Human The boundaries of the human are
Ver mais
Detalhes do Evento
Meeting that aims to explore how the idea of ‘humanity’ is being unsettled, fragmented, and displaced across multiple domains.
The Crises of the Human
The boundaries of the human are under strain. Climate change reveals humanity as a geological force both destabilising and destabilised by the Earth system. Global pandemics highlight the microbial entanglements on which survival depends. Authoritarian movements redraw lines of inclusion and exclusion within the species. Artificial intelligence and biotechnology blur distinctions between human and machine. Can ‘humanity’ still function as a shared point of reference?
This meeting aims to explore how the idea of ‘humanity’ is being unsettled, fragmented, and displaced across multiple domains. Bringing together researchers from the University of St. Andrews, in Scotland, and the Associate Laboratory IN2PAST, in Portugal, as well as colleagues from other universities, the discussion combines ongoing research on different periods, geographies and themes, questioning relations between human and other humans, human and other species/nature, and human and other (technical) things.
Tempo
(Terça-feira) 2:00 pm - 6:00 pm
Organizador
News
‘Links with History’ wins an Iberian Heritage Award
Dec 10, 2025
It was the winner of the Best Partnership Project
António Cândido Franco honoured by the University of Évora
Dec 9, 2025
The commemorative session marked his retirement
History is at School! — New educational programme from the IHC
Dec 2, 2025
Programme aims to familiarise students with historical research and its tools
CONTACTS
WORKING HOURS





























































































































