Do otimismo da vontade às possibilidades em curso
Feb 19, 2021 | Chapters, Publications
Do otimismo da vontade às possibilidades em curso [From the optimism of the will to the ongoing possibilities]
- João Carlos Louçã
- Quando a História Acelera. Resistência, movimentos sociais e o lugar do futuro [When History Accelerates. Resistance, social movements, and the place of the future]
- João Carlos Louçã e Paula Godinho (Orgs.)
- 2021
- Lisbon: Instituto de História Contemporânea | Colecção E-IHC
- Language: Portuguese
- ISBN: 978-989-8956-231
- 21-37 p.
Excerpt:
Procurar interpretar o tempo que há de vir com as ferramentas da Antropologia, foi o objetivo de um trabalho nos Pirenéus de Aragão. Nele indaguei algumas das redes que produziam e trocavam bens e serviços, ocupavam espaços e territórios deixados livres pelo mercado, criavam novas localidades, afinal exemplos de alternativas possíveis ao capitalismo tardio em que vivemos. O ponto de partida foi a ideia de crise, sobretudo aquela que a partir de 2008, impôs a austeridade seletiva para grande parte do mundo. Nesse percurso, procurei argumentos para esconjurar o pessimismo das crises recorrentes e da crise que continua à espreita, intensificada pela degradação ambiental e climática, através dos exemplos de resistência da classe que vive do seu trabalho -a possibilidade estreita que nos afasta da barbárie. Sem grandes contemplações, o mundo que se fez global no nosso tempo de vida, não parece oferecer muitas alternativas à esperança de dias melhores.A política afunilou-se na gestão do possível, na melhor das hipóteses em alternância, não de modelos alternativos para a sociedade e os seus sentidos comuns, mas das equipas que gerem a escassez de recursos no paradoxo da maior montanha de riqueza acumulada que o planeta jamais viu. As ideologias, dadas como mortas e enterradas a partir de 1989, com a queda do muro de Berlim e o consequente triunfo do capitalismo sobre os países de influência soviética, são terreno ainda fértil para encarar o futuro e encontrar os caminhos que podemos ainda percorrer.
About the book:
Nesta obra, vários autores foram convidados a olhar para momentos do tempo em que, como escreveu Galeano, chove de baixo para cima. A partir de várias formações disciplinares, os investigadores que responderam ao repto olham para o tempo comum, para o dia anterior, para as rotinas que corroem, mas que também permitem sobreviver, para os fluxos de gente que se movimenta à procura de uma vida melhor, para a conquista da cidade e do espaço de reconhecimento, para as margens da vida, com as pequenas histórias das personagens secundárias, dos sobreviventes, dos subversivos, dos indígenas, daqueles que em narrativa estranha são entendidos como falhados, incompletos, fadados ao fracasso, irrelevantes. Conjugar o tempo longo, através da memória, do arquivo, da fotografia e da literatura, é um exercício a partir de um dado presente, num tempo de pandemia em que a duração parece ter coagulado. Contudo, convém retirar o tempo forte do baú, e escapar das debilidades presentistas do fim da história, do presente contínuo em que tudo parece confundir-se. A tanto nos propusemos, com esta obra destinada a interrogar os momentos de aceleração da história, os que os precedem e o lastro num tempo longo.
Other Publications
Search
Events
novembro , 2024
Tipologia do Evento:
Todos
Todos
Colloquium
Conference
Conference
Congress
Course
Cycle
Debate
Exhibition
Launch
Lecture
Meeting
Movie session
Open calls
Opening
Other
Presentation
Round table
Seminar
Showcase
Symposium
Tour
Workshop
- Event Name
seg
ter
qua
qui
sex
sab
dom
-
-
-
-
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
Detalhes do Evento
This activity is part of the programme for the 2024 edition of Science and Technology Week, promoted by the Ciência Viva, the national agency for scientific
Ver mais
Detalhes do Evento
This activity is part of the programme for the 2024 edition of Science and Technology Week, promoted by the Ciência Viva, the national agency for scientific culture. Exhibition of Camonian ex-libris and lecture by Manuel Ferro.
500 anos de Camões
Inauguração de mostra de ex-líbris camonianos e conferência de Manuel Ferro
Sessão dedicada aos 500 anos de Camões, composta de inauguração de mostra de ex-líbris camonianos, organizada por Segismundo R. Pinto, e de conferência de Manuel Ferro, Professor Catedrático do Departamento de Línguas, Literaturas e Culturas da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, sobre manifestações e linguagens que remetem à figura de Camões.
Iniciativa é co-organizada pelo IHC e pela Academia Portuguesa de Ex-Líbris no âmbito da Semana da Ciência e da Tecnologia em Portugal.
ENTRADA LIVRE
Tempo
(Sábado) 3:00 pm - 6:00 pm
Localização
Academia Portuguesa de Ex-Libris
Organizador
Institute of Contemporary History — University of Évora and Portuguese Academy of Ex-Libris
News
IHC at Science and Technology Week 2024
Nov 13, 2024
The IHC has prepared a set of five activities for Science and Technology Week.
Paulo Catrica premieres film at DocLisboa
Oct 16, 2024
The film “Guido Guidi Lives in Hiding” is a visual biography of Guido Guidi
Exhibitions marks 50 years of ‘A Ideia’
Oct 11, 2024
António Cândido Franco was one of the commissioners