
“Qual é o valor da tua ferramenta?”
Feb 19, 2021 | Chapters, Publications

“Qual é o valor da tua ferramenta?” Economia política e conflitos sociais durante o PREC (1974-75) [“What is the value of your tool?” Political economy and social conflicts during PREC (1974-75)]
- Ricardo Noronha
- Quando a História Acelera. Resistência, movimentos sociais e o lugar do futuro [When History Accelerates. Resistance, social movements, and the place of the future]
- João Carlos Louçã e Paula Godinho (Orgs.)
- 2021
- Lisbon: Instituto de História Contemporânea | Colecção E-IHC
- Language: Portuguese
- ISBN: 978-989-8956-231
- 38-55 p.
Excerpt:
É bem conhecida a máxima de Frederic Jameson (1994), segundo a qual se tornou mais fácil imaginar o fim do mundo do que o fim do capitalismo. Este diagnóstico encontrou um sólido ponto de ancoragem nos acontecimentos que puseram fim ao “Socialismo Real” na Europa do Leste. Para lá dos seus efeitos geopolíticos, a queda do Muro de Berlim e o colapso da União Soviética contribuíram para reforçar a ideia de que a propriedade privada e a competição correspondem à ordem natural das coisas. Data de então a tese de Francis Fukuyama (1989), segundo a qual o Liberalismo se teria convertido no derradeiro estágio da evolução política, para lá do qual se tornaria impensável imaginar senão um retrocesso para formas menos dinâmicas e mais coercivas de organizar a vida social. E, ainda que não faltem declarações em sentido contrário, o facto é que a ideia de “fim da história” parece ter ganho raízes profundas, tanto à direita como à esquerda, no seio da qual se discute intensamente a melhor forma de gerir o capitalismo, mas raramente se descortina a veleidade de o substituir por outra coisa qualquer..
About the book:
Nesta obra, vários autores foram convidados a olhar para momentos do tempo em que, como escreveu Galeano, chove de baixo para cima. A partir de várias formações disciplinares, os investigadores que responderam ao repto olham para o tempo comum, para o dia anterior, para as rotinas que corroem, mas que também permitem sobreviver, para os fluxos de gente que se movimenta à procura de uma vida melhor, para a conquista da cidade e do espaço de reconhecimento, para as margens da vida, com as pequenas histórias das personagens secundárias, dos sobreviventes, dos subversivos, dos indígenas, daqueles que em narrativa estranha são entendidos como falhados, incompletos, fadados ao fracasso, irrelevantes. Conjugar o tempo longo, através da memória, do arquivo, da fotografia e da literatura, é um exercício a partir de um dado presente, num tempo de pandemia em que a duração parece ter coagulado. Contudo, convém retirar o tempo forte do baú, e escapar das debilidades presentistas do fim da história, do presente contínuo em que tudo parece confundir-se. A tanto nos propusemos, com esta obra destinada a interrogar os momentos de aceleração da história, os que os precedem e o lastro num tempo longo.
Other Publications
Search
Events
dezembro, 2025
Tipologia do Evento:
Todos
Todos
Colloquium
Conference
Conference
Congress
Course
Cycle
Debate
Exhibition
Launch
Lecture
Meeting
Movie session
Open calls
Opening
Other
Presentation
Round table
Seminar
Showcase
Symposium
Tour
Workshop
- Event Name
seg
ter
qua
qui
sex
sab
dom
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

Detalhes do Evento
Meeting that aims to explore how the idea of ‘humanity’ is being unsettled, fragmented, and displaced across multiple domains. The Crises of the Human The boundaries of the human are
Ver mais
Detalhes do Evento
Meeting that aims to explore how the idea of ‘humanity’ is being unsettled, fragmented, and displaced across multiple domains.
The Crises of the Human
The boundaries of the human are under strain. Climate change reveals humanity as a geological force both destabilising and destabilised by the Earth system. Global pandemics highlight the microbial entanglements on which survival depends. Authoritarian movements redraw lines of inclusion and exclusion within the species. Artificial intelligence and biotechnology blur distinctions between human and machine. Can ‘humanity’ still function as a shared point of reference?
This meeting aims to explore how the idea of ‘humanity’ is being unsettled, fragmented, and displaced across multiple domains. Bringing together researchers from the University of St. Andrews, in Scotland, and the Associate Laboratory IN2PAST, in Portugal, as well as colleagues from other universities, the discussion combines ongoing research on different periods, geographies and themes, questioning relations between human and other humans, human and other species/nature, and human and other (technical) things.
Tempo
(Terça-feira) 2:00 pm - 6:00 pm
Organizador
News
‘Links with History’ wins an Iberian Heritage Award
Dec 10, 2025
It was the winner of the Best Partnership Project
António Cândido Franco honoured by the University of Évora
Dec 9, 2025
The commemorative session marked his retirement
History is at School! — New educational programme from the IHC
Dec 2, 2025
Programme aims to familiarise students with historical research and its tools
CONTACTS
WORKING HOURS





























































































































