
List of other publications | 2017
Dec 31, 2017 | Other publications, Publications

List of other types of publications by IHC researchers | 2017
Other publications
Search
Events
september, 2025
Event Type :
All
All
Colloquium
Conference
Conference
Congress
Course
Cycle
Debate
Exhibition
Launch
Lecture
Meeting
Movie session
Open calls
Opening
Other
Presentation
Round table
Seminar
Showcase
Symposium
Tour
Workshop
- Event Name
mon
tue
wed
thu
fri
sat
sun
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30

Event Details
Conference promoting knowledge and debate on women's contributions for the struggles for colonial independence and the progress and setbacks that have occurred over the last fifty years. 50 Anos
more
Event Details
Conference promoting knowledge and debate on women’s contributions for the struggles for colonial independence and the progress and setbacks that have occurred over the last fifty years.
50 Anos de Independência, 50 Anos de Lutas das Mulheres
Das lutas anticoloniais às lutas do quotidiano:
lugares das mulheres nos 50 anos das independências
Esta conferência pretende promover o conhecimento e a discussão pública sobre os contributos das mulheres, no contexto das lutas pelas independências — em Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique e Portugal — e sobre os progressos e recuos ocorridos, nos últimos cinquenta anos, em matéria de participação política e direitos das mulheres, nestes mesmos contextos.
A mobilização e a participação das mulheres nas lutas de libertação contra o colonialismo português não chamaram particular atenção na academia até à última década. As raras investigações realizadas mostram que mesmo que algumas tenham chegado a postos de chefia e de decisão, os países independentes reproduziram rapidamente as relações desiguais de género. Nos mesmos estudos, enunciam-se sentimentos de desilusão e de traição a partir dos relatos dessas mulheres.
À medida que o percurso dos países independentes avançou, a situação da grande maioria das mulheres melhorou, mas não significativamente. As condições políticas e económicas de Estados recém-nascidos não favoreceram a emancipação das mulheres e a estrutura patriarcal do Estado manteve-se. Apesar de um reconhecimento formal dos direitos das mulheres, a sua valorização foi sendo remetida para o mérito individual, desligada de análises de fundo e acções políticas estruturais
Assistiu-se a um apagamento dos papéis das mulheres nas lutas de libertação na memória nacional oficial. O reconhecimento dado à participação feminina na luta de libertação nacional encontra-se limitado a celebrações oficiais e ao reconhecimento público de algumas, vistas como excepcionais, como Titina Silá, na Guiné-Bissau, ou Josina Machel em Moçambique. A invisibilização de muitas outras mulheres que participaram nas lutas de libertação revela como hoje continuam relevantes as lutas pelo seu reconhecimento.
A entrada é livre para as sessões da manhã e de cinema. No entanto, devido a limitação de espaço, é necessária inscrição nas rodas de conversa neste link.
>> Programa detalhado (PDF) <<
Time
25 (Thursday) 9:30 am - 26 (Friday) 8:00 pm
Organizer
Several Institutions

Event Details
Activity included in the IHC program for European Researchers’ Night 2025 in Évora. Promoted by the KNOW.AFRICA project. Angola — saberes
more
Event Details
Activity included in the IHC program for European Researchers’ Night 2025 in Évora. Promoted by the KNOW.AFRICA project.
Angola — saberes em movimento:
Ciência e indivisibilidade nas expedições portuguesas do século XIX
As/os investigadoras/es do projecto KNOW.AFRICA apresentam dois painéis expositivos da mostra “Angola – saberes em movimento: ciência e invisibilidades nas expedições portuguesas do século XIX” inaugurada, anteriormente, no Museu Nacional Frei Manuel do Cenáculo no Dia de África (25 de Maio 2025). A mostra é dedicada os indígenas que viajaram com os exploradores portugueses em África e que contribuíram de forma significativa para a construção do conhecimento e colecções científicas.
Investigadora responsável: Sara Albuquerque
Time
(Friday) 5:00 pm - 10:00 pm
Organizer
Several Institutions

Event Details
Activity included in the IHC program for European Researchers' Night 2025 in Évora. Promoted by the PHONLAB project. Som, ciência e
more
Event Details
Activity included in the IHC program for European Researchers’ Night 2025 in Évora. Promoted by the PHONLAB project.
Som, ciência e memória:
Armando de Lacerda e o Laboratório de Fonética Experimental de Coimbra
Integrada no projeto PHONLAB, esta actividade pretende dar a conhecer a história da fonética experimental em Portugal, através da apresentação de uma exposição e da exibição de um vídeo sobre o Laboratório de Fonética Experimental de Coimbra, criado em 1936 pelo foneticista Armando de Lacerda. Esta iniciativa pretende cruzar o passado e o presente, divulgando a história de um dos laboratórios de fonética mais avançados na Europa em meados do século XX, com o projeto de musealização em curso.
A actividade pretende tornar acessível a história da fonética experimental, bem como o trabalho inovador de Armando de Lacerda, promovendo a educação e a literacia científica. Dá a conhecer ainda um projecto de preservação e de salvaguarda do património e da memória de um espaço de ciência que durante muito tempo esteve esquecido, contribuindo para os esforços de preservação do património científico e de valorização de uma ciência mais aberta e inclusiva, próxima dos cidadãos e da comunidade.
Investigadora responsável: Ângela Salgueiro
Time
(Friday) 5:00 pm - 10:30 pm
Organizer
Several Institutions

Event Details
Ninth José Medeiros Ferreira Lecture, marking the beginning of the school year for the PhD Course in History at NOVA FCSH. La reconquista en el
more
Event Details
Ninth José Medeiros Ferreira Lecture, marking the beginning of the school year for the PhD Course in History at NOVA FCSH.
La reconquista en el debate público y académico actual
Alejandro García Sanjuán (Universidad de Huelva)
A Conferência José Medeiros Ferreira 2025 vai ser proferida por Alejandro García Sanjuán, da Universidade de Huelva. A conferência é destinada aos alunos/as do Doutoramento em História, mas está aberta a todas as pessoas interessadas.
Resumo:
Amplamente desenvolvida em Espanha como conceito académico desde o século XIX, a noção de ‘Reconquista’ abrigou desde o início um forte peso ideológico, ao propor uma visão marcadamente excludente da identidade espanhola em termos de uma nação forjada contra o Islão. Embora actualmente tenha perdido a hegemonia académica que exerceu até ao final da ditadura franquista, a posterior reactivação da versão mais tóxica do conceito, no quadro da doutrina do Choque de Civilizações, gerou no medievalismo espanhol um debate em que se distinguem diversas perspectivas aqui abordadas.
Sobre o orador:
Alejandro García Sanjuán é Professor Catedrático de História Medieval na Universidad de Huelva (Espanha). O seu principal campo de investigação é o história medieval peninsular, com especial foco na história do al-Andalus. Entre as suas publicações de destaque encontram-se Till God Inherits the Earth. Islamic Pious Endowments in al-Andalus (9th-15th century) (Brill, 2007); La conquista islámica de la península ibérica y la tergiversación del pasado: del catastrofismo al negacionismo (Marcial Pons, 2013, Prémio Drouin da Académie des Inscriptions et Belles-Lettres de Paris) e Yihad. La regulación de la guerra en la doctrina islámica clásica (Marcial Pons, 2020). Co-editou ainda, com M. Fierro, Hispania, Al-Andalus y España: identidad y nacionalismo en la historia peninsular (Marcial Pons, 2020), e com H. Fancy, What Was the Islamic Conquest of Iberia? Understanding the New Debate (Routledge, 2021). Mais recentemente editou The Taifa Kingdoms: Reconsidering 11th-Century Iberia (De Gruyter-Brill, 2025). Foi professor visitante no Institute for Advanced Study de Princeton (2019) e Leverhulme Trust Visiting Professor na Universidade de Leicester (2023). Actualmente, integra o conselho editorial do Journal of Medieval Iberian Studies (Taylor & Francis) e da revista Hispania (CSIC, Madrid).
Time
(Friday) 6:00 pm - 8:00 pm
Organizer
Institute of Contemporary History, CHAM, and Institute of Medieval Studies - NOVA FCSH

Event Details
Activity included in the IHC program for European Researchers’ Night 2025 in Évora. Promoted by the KNOW.AFRICA project. Música angolana, partitura
more
Event Details
Activity included in the IHC program for European Researchers’ Night 2025 in Évora. Promoted by the KNOW.AFRICA project.
Música angolana, partitura portuguesa:
Interpretação de uma canção ouvida por Capelo e Ivens em Angola (1877-1880)
As/os investigadoras/es do projecto KNOW.AFRICA revelam uma partitura musical que se encontra entre os escritos de Capelo e Ivens sobre a expedição científica realizada a Angola entre 1877 e 1880. A canção, ouvida pelos exploradores enquanto cartografavam a geografia do continente africano, é interpretada pelo professor Vasco Ramalho e alunos/as do Departamento de Música da Escola de Artes da Universidade de Évora.
O projecto KNOW.AFRICA está a estudar os indígenas que viajaram com os exploradores europeus no século XIX e que contribuíram de forma significativa para a construção do conhecimento científico e a formação das colecções resultantes dessas expedições. Foram invisibilizados pela ciência europeia e ignorados pela historiografia por muito tempo.
Investigadora responsável: Sara Albuquerque
Time
(Friday) 7:00 pm - 8:00 pm
Organizer
Several Institutions
News
Cláudia Ninhos receives funding to study the Holocaust in the Iberian press
Sep 25, 2025
The FCT has approved funding for the IPHAS exploratory project
IHC returns to European Researchers’ Night in Évora
Sep 12, 2025
The IHC will participate in ERN with four activities for all ages
Práticas da História celebrates 10 years
Jul 24, 2025
The first issue of the journal was published in July 2015
CONTACTS
WORKING HOURS


