
Da apreensão ao julgamento
Dec 28, 2019 | Chapters, Publications

Da apreensão ao julgamento: o contrabando em Portugal durante a I Guerra Mundial e pós-guerra (1914-1922) [From apprehension to trial: smuggling in Portugal during World War I and the post-war (1914-1922)]
- Mariana Castro
- História, memória, instituições: fronteiras Brasil-Portugal [History, Memory, Institutions: Frontiers Brazil-Portugal]
- Icléia Thiesen, Joice de Souza Soares & Gonçalo Rocha Gonçalves (Orgs.)
- 2018
- Rio de Janeiro: 7 Letras
- Language: Portuguese
- ISBN: 978-85-421-0736-4
- 43-61 p.
About the book:
Com temas tão diversos quanto interdependentes, os textos aqui reunidos analisam a criação, reestruturação e legitimação de instituições ligadas sobretudo à justiça, ao combate da criminalidade e ao sistema penitenciário no Brasil e em Portugal. Entre os principais assuntos tratados estão as reformas penais, secularização do direito, crimes de contrabando, mulheres infratoras, eugenia, instituições policiais, reforma das prisões na capital imperial e punições no sistema escravista, sob o olhar de pesquisadores brasileiros e portugueses. Ao invés de priorizar tão-somente uma comparação luso-brasileira, o livro propõe um franco diálogo visando à discussão dos mais importantes desdobramentos na trajetória dos dois Estados ao longo dos séculos XIX e XX.
Other Publications
Search
Events
outubro, 2025
Tipologia do Evento:
Todos
Todos
Colloquium
Conference
Conference
Congress
Course
Cycle
Debate
Exhibition
Launch
Lecture
Meeting
Movie session
Open calls
Opening
Other
Presentation
Round table
Seminar
Showcase
Symposium
Tour
Workshop
- Event Name
seg
ter
qua
qui
sex
sab
dom
-
-
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

Detalhes do Evento
The re-edition of Paula Godinho‘s book will be presented in Vila Franca de Xira, at the Museum of Neo-Realism, by Diana Andringa.
Ver mais
Detalhes do Evento
The re-edition of Paula Godinho‘s book will be presented in Vila Franca de Xira, at the Museum of Neo-Realism, by Diana Andringa.
Memórias da Resistência Rural no Sul – Couço (1958-1962)
Esta é uma reedição parcial da tese de doutoramento da autora, com um trabalho de campo feito durante no Couço e em diversos arquivos.
Couço, Sul de Portugal. Numa povoação com uma história de resistência à ditadura e ao latifúndio, Paula Godinho interroga os mecanismos de transmissão de memória e a sua capacidade mobilizadora, sob o pano de fundo das classes sociais e da luta entre elas. Entre a antropologia e a história, a autora acompanha as rotinas de resistência, os momentos de acesa conflitualidade e de tremenda repressão, que tiveram como protagonistas as mulheres e os homens do Couço, no concelho de Coruche, entre as eleições presidenciais de 1958 e as lutas pelo horário de oito horas, em 1962
A sessão conta com a presença da autora, do editor, António Baptista Lopes, de António Mota Redol, em representação da Associação Promotora do Museu do Neo-Realismo e de David Santos, Diretor Científico do Museu do Neo-Realismo, e apresentação por Diana Andringa.
Mais informações sobre o livro
Tempo
(Sábado) 4:00 pm - 5:30 pm
Localização
Museu do Neo-Realismo
Organizador
Âncora Editora and Museum of Neo-Realism
News
Cristina Nogueira — In Memoriam
Oct 11, 2025
Note of condolence on the passing of researcher Cristina Nogueira
Quintino Lopes invited by the ERC as an expert reviewer
Oct 3, 2025
Quintino Lopes was invited to act as an expert reviewer in the ERC Consolidator Grants 2025 competition
Cláudia Ninhos receives funding to study the Holocaust in the Iberian press
Sep 25, 2025
The FCT has approved funding for the IPHAS exploratory project
CONTACTS
WORKING HOURS


