
Do otimismo da vontade às possibilidades em curso
Feb 19, 2021 | Chapters, Publications

Do otimismo da vontade às possibilidades em curso [From the optimism of the will to the ongoing possibilities]
- João Carlos Louçã
- Quando a História Acelera. Resistência, movimentos sociais e o lugar do futuro [When History Accelerates. Resistance, social movements, and the place of the future]
- João Carlos Louçã e Paula Godinho (Orgs.)
- 2021
- Lisbon: Instituto de História Contemporânea | Colecção E-IHC
- Language: Portuguese
- ISBN: 978-989-8956-231
- 21-37 p.
Excerpt:
Procurar interpretar o tempo que há de vir com as ferramentas da Antropologia, foi o objetivo de um trabalho nos Pirenéus de Aragão. Nele indaguei algumas das redes que produziam e trocavam bens e serviços, ocupavam espaços e territórios deixados livres pelo mercado, criavam novas localidades, afinal exemplos de alternativas possíveis ao capitalismo tardio em que vivemos. O ponto de partida foi a ideia de crise, sobretudo aquela que a partir de 2008, impôs a austeridade seletiva para grande parte do mundo. Nesse percurso, procurei argumentos para esconjurar o pessimismo das crises recorrentes e da crise que continua à espreita, intensificada pela degradação ambiental e climática, através dos exemplos de resistência da classe que vive do seu trabalho -a possibilidade estreita que nos afasta da barbárie. Sem grandes contemplações, o mundo que se fez global no nosso tempo de vida, não parece oferecer muitas alternativas à esperança de dias melhores.A política afunilou-se na gestão do possível, na melhor das hipóteses em alternância, não de modelos alternativos para a sociedade e os seus sentidos comuns, mas das equipas que gerem a escassez de recursos no paradoxo da maior montanha de riqueza acumulada que o planeta jamais viu. As ideologias, dadas como mortas e enterradas a partir de 1989, com a queda do muro de Berlim e o consequente triunfo do capitalismo sobre os países de influência soviética, são terreno ainda fértil para encarar o futuro e encontrar os caminhos que podemos ainda percorrer.
About the book:
Nesta obra, vários autores foram convidados a olhar para momentos do tempo em que, como escreveu Galeano, chove de baixo para cima. A partir de várias formações disciplinares, os investigadores que responderam ao repto olham para o tempo comum, para o dia anterior, para as rotinas que corroem, mas que também permitem sobreviver, para os fluxos de gente que se movimenta à procura de uma vida melhor, para a conquista da cidade e do espaço de reconhecimento, para as margens da vida, com as pequenas histórias das personagens secundárias, dos sobreviventes, dos subversivos, dos indígenas, daqueles que em narrativa estranha são entendidos como falhados, incompletos, fadados ao fracasso, irrelevantes. Conjugar o tempo longo, através da memória, do arquivo, da fotografia e da literatura, é um exercício a partir de um dado presente, num tempo de pandemia em que a duração parece ter coagulado. Contudo, convém retirar o tempo forte do baú, e escapar das debilidades presentistas do fim da história, do presente contínuo em que tudo parece confundir-se. A tanto nos propusemos, com esta obra destinada a interrogar os momentos de aceleração da história, os que os precedem e o lastro num tempo longo.
Other Publications
Search
Events
novembro , 2025
Tipologia do Evento:
Todos
Todos
Colloquium
Conference
Conference
Congress
Course
Cycle
Debate
Exhibition
Launch
Lecture
Meeting
Movie session
Open calls
Opening
Other
Presentation
Round table
Seminar
Showcase
Symposium
Tour
Workshop
- Event Name
seg
ter
qua
qui
sex
sab
dom
-
-
-
-
-
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30

Detalhes do Evento
This activity is part of the programme for the 2025 edition of Science and Technology Week, promoted by Ciência Viva, the national agency for scientific culture. Presentation of the
Ver mais
Detalhes do Evento
This activity is part of the programme for the 2025 edition of Science and Technology Week, promoted by Ciência Viva, the national agency for scientific culture. Presentation of the KNOW.AFRICA and PHONLAB projects.
Apresentação de projetos do IHC na Universidade de Évora
Para comemorar a Semana da Ciência e Tecnologia, o Instituto de Investigação e Formação Avançada da Universidade de Évora e o IHC vão promover uma sessão de apresentação dos projectos de investigação em curso acolhidos por aquela universidade. A sessão vai ter lugar na sala 205 do Palácio do Vimioso, no dia 25 de Novembro, a partir das 10h:
— 10h00 – Projeto KNOW.AFRICA: Revelando (in)visibilidades, um projeto em crescimento, com Sara Albuquerque
— 10h30 – Projeto PHONLAB: Do esquecimento à recuperação da memória colectiva, com Quintino Lopes
— 11h00 – Debate
ENTRADA LIVRE
Tempo
(Terça-feira) 10:00 am - 12:00 pm
Organizador
Institute of Contemporary History — University of Évora and Institute for Advanced Studies and Research — University of Évora

Detalhes do Evento
This activity is part of the programme for the 2025 edition of Science and Technology Week, promoted by Ciência Viva, the national agency for scientific culture. Launch of
Ver mais
Detalhes do Evento
This activity is part of the programme for the 2025 edition of Science and Technology Week, promoted by Ciência Viva, the national agency for scientific culture. Launch of Ricardo Noronha‘s new book, on the history of the 25th of November 1975.
A Ordem Reina Sobre Lisboa
Este livro aproveita a efeméride cinquentenária para explorar algumas hipóteses e interrogações relativas ao 25 de Novembro de 1975, procurando identificar tanto aquilo que se apresenta como indisputável quanto as inúmeras questões que permanecem em aberto. É também uma tentativa de abrir a interpretação do processo revolucionário a formas de imaginação histórica distintas das que têm caracterizado boa parte da paisagem editorial. Ao privilegiar os acontecimentos ocorridos nas ruas, ou dentro dos quartéis, em relação aos que tiveram lugar nos gabinetes ministeriais, ou dentro dos estados-maiores, a reconstrução dos acontecimentos que aqui se apresenta procura compreender o 25 de Novembro enquanto um episódio de insubordinação militar plenamente alinhado com os repertórios de conflituosidade social e de radicalização política que caraterizaram a Revolução Portuguesa de 1974-75.
A Ordem Reina Sobre Lisboa, uma edição da Tigre de Papel, será nesta sessão apresentado pelo autor, Ricardo Noronha, por Luís Trindade e António Louçã.
Sobre o autor:
Ricardo Noronha é investigador do Instituto de História Contemporânea (NOVA FCSH). Entre os seus tópicos de investigação encontram-se a conflituosidade social, a história intelectual e as transformações da economia política durante a segunda metade do século XX. Está, neste momento, a conduzir uma investigação sobre o planeamento económico em Portugal, desde o Estado Novo até aos primeiros anos da democracia.
ENTRADA LIVRE
Tempo
(Terça-feira) 6:00 pm - 7:30 pm
Localização
Livraria Tigre de Papel
Organizador
Institute of Contemporary History — NOVA School of Social Sciences and Humanities and Tigre de Papel
News
IHC at Science and Technology Week 2025
Nov 19, 2025
The two activities hosted by the IHC will take place on 25 November
IHC welcomes eight new doctoral candidates supported by scholarships
Nov 18, 2025
The IHC supported applications for four different PhD Research Scholarships calls
Isabel Baltazar honoured in the United Kingdom
Nov 17, 2025
Isabel Baltazar was honoured at the International Educational Awards
CONTACTS
WORKING HOURS






























































































































