
Eduardo da Cunha Serrão
Mar 28, 2019 | Chapters, Publications

Eduardo da Cunha Serrão
- Ana Cristina Martins
- Dicionário Quem é Quem na Museologia Portuguesa
- Emília Ferreira, Joana d’Oliva Monteiro & Raquel Henriques da Silva (Coords.)
- 2019
- Lisbon: Instituto de História da Arte da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas/NOVA
- Language: Portuguese
- ISBN: 978‑989‑54405‑0‑4
- 279-281 p.
Excerpt:
Lisboa, 1906 – Lisboa, 1991
Economista, arqueólogo, museólogo e patrimonialista, Eduardo da Cunha Serrão nasce em Lisboa, a 25 de dezembro de 1906, e nela falece, em 1991 (Fig. 1). Filho de Clementina de Miranda da Cunha Serrão e de Eduardo José da Cunha Serrão, Eduardo cresce em ambiente familiar que potencia o interesse pela área de estudo que abraça décadas depois. Embora não siga as pisa-das profissionais do pai e do padrasto, ambos engenheiros com funções de relevo em instituições nacionais, ingressa, em 1928, no Instituto Superior de Comércio (atual Instituto Superior de Economia e Gestão) da Universidade Técnica de Lisboa, licenciando-se em Ciências Económicas e Financeiras, com 15 valores.
About the book:
O Dicionário Quem é Quem na Museologia Portuguesa, acessível no site do Instituto de História de Arte da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (IHA—FCSH/NOVA), é um projeto em curso da linha de investigação Estudos de Museus. Como objetivo fundamental, propõe-se facultar uma visão abrangente, um conhecimento preciso e uma valorização atualizada das personalidades ligadas à museologia portuguesa, atuantes em diferentes tipologias científicas. Visa contribuir, também, para uma mais ampla compreensão da história dos museus e da museologia. Inscrita na tipologia de iha-seed-projects (micro-projetos), uma das linhas estruturais estratégicas do IHA—FCSH/NOVA, aposta nas virtualidades da publicação online em acesso aberto, potenciadora de uma proveitosa interação entre utilizadores e recursos, em permanente atualização. O primeiro volume do Dicionário é dedicado a personalidades da museologia portuguesa que desenvolveram a sua atividade entre o século XVIII e os anos 1960. Esta delimitação temporal é meramente operativa e conjuntural: entendeu-se que é necessária maior distância cronológica para se estudar o impacto das ações e das contribuições teóricas e profissionais dos biografados que estão ainda em atividade ou deixaram de estar em tempos muito recentes. No entanto, considera-se que a continuação do projeto permitirá agendar a sua indispensável atualização
Other Publications
Search
Events
janeiro, 2026
Tipologia do Evento:
Todos
Todos
Colloquium
Conference
Conference
Congress
Course
Cycle
Debate
Exhibition
Launch
Lecture
Meeting
Movie session
Open calls
Opening
Other
Presentation
Round table
Seminar
Showcase
Symposium
Tour
Workshop
- Event Name
seg
ter
qua
qui
sex
sab
dom
-
-
-
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

Detalhes do Evento
Lecture on public history and the teaching of history with Arthur Chapman, Professor of History Education at University College London. School and Public History: Challenges
Ver mais
Detalhes do Evento
Lecture on public history and the teaching of history with Arthur Chapman, Professor of History Education at University College London.
School and Public History: Challenges and Opportunities
Sessão sobre história pública e ensino da história intitulada “School and Public History: challenges and opportunities” com Arthur Chapman, professor de Educação em História e coordenador do Departamento de Currículo, Pedagogia e Avaliação Faculty of Education and Society of University College, London.
Arthur Chapman tem trabalhado sobre o ensino e a aprendizagem de História em contextos educativos formais e informais e, também, sobre questões relacionadas com a pedagogia da história na história pública, na cultura contemporânea e na teoria da história. É Editor-chefe do History Education Research Journal, Editor Executivo da Teaching History e editor de série da colecção de livros Knowledge and the Curriculum da UCL Press e do International Review of History Education. É vice-presidente da History Educator’s International Research Network (HEIRNET) e coordenador do History in Education Special Interest Group do Instituto de Educação da faculdade onde trabalha. É Vice-Presidente do Conselho Consultivo Científico do Observatório sobre o Ensino de História na Europa (Conselho da Europa) e foi, durante vários anos, Subdiretor da Public History Weekly. Contribui frequentemente para discussões internacionais sobre educação histórica e tem sido investigador visitante no Brasil, Canadá, Chile, Japão, Portugal, Taiwan, Singapura, Espanha e Suécia, entre outros.
ENTRADA LIVRE
Tempo
(Terça-feira) 3:00 pm - 5:00 pm
Organizador
Institute of Contemporary History - NOVA FCSH and University of Évora
News
Ana Cristina Martins at the International Academy of Portuguese Culture
Jan 26, 2026
Will take office as a Full Member
Proença-a-Nova is the first partner in the ‘The Government of Us All’ programme
Jan 23, 2026
The city took up the challenge launched by the IHC last year
IHC hosts eleven new permanent contracts
Jan 21, 2026
IHC’s efforts to consolidate scientific careers
CONTACTS
WORKING HOURS





























































































































