
Conhecimento e liberdade
Aug 25, 2020 | Chapters, Publications

Conhecimento e liberdade. Friedrich Hayek enquanto filósofo da ciência [Knowledge and freedom. Friedrich Hayek as a philosopher of science]
- Ricardo Noronha
- História Biográfica e Intelectual da Ciência e da Tecnologia: Atores, Ideias e Identidades [Biografical and Intelectual History of Science and Tecnology: Actors, Ideas, and Identities]
- Tiago Brandão (Org.)
- 2020
- Lisbon: Instituto de História Contemporânea | Colecção E-IHC
- Language: Portuguese
- ISBN: 978-989-8956-19-4
- 313-330 p.
Excerpt:
Friedrich August Von Hayek nasceu em Viena, em 1899, no seio de uma família aristocrática repleta de intelectuais: o pai, August, era médico e botânico, enquanto o seu avô materno, Franz Von Juraschek, era economista, e o avô paterno, Gustav von Hayek, biólogo (Ebenstein 2001). Após ter servido como voluntário no exército austro-húngaro durante a I Guerra Mundial, Hayek decidiu prosseguir os seus estudos avançados na Universidade de Viena, onde se doutorou em Direito (1921) e em Ciência Política (1923). Foi nesse período que se sentiu atraído pelo Liberalismo, em grande parte devido à influência intelectual de Ludwig von Mises, com quem fundaria, em 1927, o Österreichisches Institut für Wirtschaftsforschung (Instituto Austríaco para a Pesquisa dos Ciclos Económicos). O seu trabalho enquanto economista atraiu a atenção de Lionel Robbins (Reitor da London School of Economics [LSE]), que o convidou a lecionar naquela escola em 1931. Hayek viria a trocar a LSE pela Universidade de Chicago em 1950 (integrando o Committee on Social Thought, diretamente financiado pelo Volker Fund), para se estabelecer mais tarde na Universidade de Freiburg entre 1962 e 1968, e na Universidade de Salzburgo entre 1969 e 1977, antes de regressar a Freiburg, onde trabalhou até ao fim da sua vida (Jones 2012, 57-84).
About the book:
Este livro de contributos vários percorre século e meio de ideias e autores, por via de uma aproximação biográfica, metodologia comum a todos os colaboradores, em que é possível termos assim uma medida interessante dos temas e desafios que condicionaram a implantação da modernidade científica (e técnica) em Portugal.
Other Publications
Search
Events
outubro, 2025
Tipologia do Evento:
Todos
Todos
Colloquium
Conference
Conference
Congress
Course
Cycle
Debate
Exhibition
Launch
Lecture
Meeting
Movie session
Open calls
Opening
Other
Presentation
Round table
Seminar
Showcase
Symposium
Tour
Workshop
- Event Name
seg
ter
qua
qui
sex
sab
dom
-
-
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

Detalhes do Evento
Seminar presenting the doctoral project of Roque Sanfiz Arias, visiting researcher at the IHC, on the various models of innovation in Galician agriculture in the 20th
Ver mais
Detalhes do Evento
Seminar presenting the doctoral project of Roque Sanfiz Arias, visiting researcher at the IHC, on the various models of innovation in Galician agriculture in the 20th century.
Da inovação numa agricultura campesina à tecnocracia autoritária:
O caso da Galiza (1882-1982) – e de Portugal?
Roque Sanfiz Arias (HISTAGRA / CISPAC — USC)
Seminário de apresentação e discussão do projecto de doutoramento em curso “Inovação na agricultura atlántica, Galicia 1882-1982”, conduzida por Roque Sanfiz Arias, investigador de doutoramento do HISTAGRA / Centro de Investigação Interuniversitário das Paisagens Atlânticas Culturais (CISPAC), Universidade de Santiago de Compostela, e investigador visitante no IHC.
A adopção de inovações na agricultura teve e tem consequências sociais, ambientais e económicas. Nesta apresentação procura-se compreender, em termos históricos, como as inovações biológicas, técnicas e sociais se desenvolveram, quais foram as suas consequências e por que razão foram adoptadas ou rejeitadas pelos agricultores. O objectivo desta investigação é demonstrar a existência de vários modelos de inovação na agricultura galega no século XX e explorar os momentos de mudança. O primeiro modelo é o da agricultura biológica, em que os camponeses, os técnicos, as instituições e o mercado tinham de dialogar para introduzir inovações. A Guerra Civil espanhola pôs termo a este modelo e o regime tentou impor um modelo de inovação baseado no totalitarismo e no controlo social. A partir dos anos 1950, o modelo de desenvolvimento agrário da Revolução Verde foi difundido por toda a Europa. Na Galiza, este modelo de inovação impôs-se, gerando relações muito desiguais entre instituições, mercado e agricultores. Paralelamente, a investigação visa ainda explorar os intercâmbios entre técnicos galegos e portugueses e as formas de inovação na agricultura portuguesa. O objectivo é estabelecer um marco comparativo para questionar como as mudanças se desenvolveram em dois espaços com condições similares, regimes políticos semelhantes e relações internacionais distintas.
Organização: IHC e CICS.NOVA
Tempo
(Terça-feira) 12:00 pm - 1:00 pm
Organizador
Institute of Contemporary History and CICS.NOVA — NOVA School of Social Sciences and Humanities
News
IHC is awarded eight new CEEC contracts from FCT
Oct 22, 2025
New research contracts: four in the Junior category and four in the Assistant category
António Borges Coelho — In Memoriam
Oct 18, 2025
Statement of condolence from the Boards of IHC, IEM and CHAM
Cristina Nogueira — In Memoriam
Oct 11, 2025
Note of condolence on the passing of researcher Cristina Nogueira
CONTACTS
WORKING HOURS





























































































































